Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quimerismo: conheça esta condição genética

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quimerismo
Gato com quimerismo ocular

O quimerismo é uma alteração genética considerada rara, que pode atingir os humanos e diversos tipos de animais. Ela acontece quando há dois materiais genéticos diferentes. 

Os animais com essa condição genética fazem muito sucesso na internet, por isso vêm sendo muito procurados pelos tutores. 

No entanto, é comum se deparar com dúvidas quanto à mutação, como ela ocorre e se existe algum problema de saúde relacionado.

Neste texto, vamos te explicar melhor o que é o quimerismo e como ele ocorre em animais. Continue lendo!

O que é quimerismo e como ele acontece?

O quimerismo acontece por conta da mistura de dois tipos de materiais genéticos diferentes. Essa alteração ocorre de maneira natural, ainda no útero ou quando o receptor absorve as células transplantadas

No entanto, a segunda opção costuma ser mais comum quando ocorre quimerismo humano. Nos animais, as chances de essa mutação ocorrer de forma natural são maiores. 

Sendo assim, a alteração genética acontece quando dois óvulos são fecundados e dão origem a embriões com características genéticas diferentes

Ainda no útero, esses embriões se fundem, dando origem a um único animal. Em outras palavras, isso acontece quando dois gêmeos não idênticos se mesclam. 

O famoso caso da gata Vênus

Vênus é uma gatinha nascida na Carolina do Norte, que ficou extremamente famosa na internet por conta do quimerismo. 

A gata possui o rosto literalmente dividido ao meio, parte preto e parte laranja. Seus olhos também têm cores distintas, um lado azul e outro verde. 

Além de Vênus, outra gatinha que ficou famosa pela presença de quimerismo foi a britânica Narnia, que possui um lado do rosto preto e outro acinzentado. 

Embora a maioria dos casos ocorra em gatos, também existem relatos de cachorros, papagaios e periquitos. É o caso do Twinzy, um periquito australiano que possui a plumagem dividida ao meio.

No entanto, nem sempre essa divisão de cores ocorre. Em alguns casos de quimerismo, apenas os olhos mudam a coloração, se assemelhando à heterocromia. Em outros, a alteração pode passar despercebida. 

Quimerismo: de onde vem o nome desta alteração genética?

Você se lembra da lenda da Quimera? Uma figura que aparece em diversas histórias que compõem a mitologia grega? 

A quimera era um grande monstro que tinha duas ou mais cabeças e misturava características de leão, serpente e dragão. 

E é justamente daí que veio o nome dessa alteração genética; mas calma, isso não quer dizer que ela é assustadora. Utilizamos esse termo apenas para distinguir que existe mais de um tipo de material genético. 

quimerismo
Olhos de cores diferentes podem ser sinal de quimerismo

O quimerismo pode ser um problema de saúde?

Em alguns casos de mutações genéticas em animais, como no caso da coloração Merle, é comum se deparar com situações em que a saúde dos animais pode ser afetada. 

No entanto, este não é o caso dos animais com quimerismo. Porém, caso os embriões possuam sexos diferentes, o animal pode nascer hermafrodita, ou seja, com a presença do órgão sexual feminino e masculino. 

Contudo, vale ressaltar que essa alteração não é considerada uma doença, é apenas uma mutação. Sendo assim, o pet pode levar uma vida normal como qualquer outro animal de estimação.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário