Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Staffordshire Bull Terrier: baixinho forte que ama crianças

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Um cão que foi criado para rinhas, mas que, graças a tutores carinhosos, com o tempo se tornou um ótimo companheiro, que é brincalhão e se dá muito bem com crianças. Esse é o Staffordshire Bull Terrier. Hora de aprender mais sobre essa raça.

História do Staffordshire Bull Terrier

Segundo o American Kennel Club, um dos clubes de raças caninas mais conceituados do mundo, a raça foi criada como um misto de Bulldogs com terriers para rinhas ilegais na Inglaterra na metade do século 19. Os primeiros cachorros do tipo ficaram bem populares no condado de Staffordshire – daí seu nome.

A raça foi levada aos Estados Unidos por volta de 1880, onde criadores desenvolveram um tipo mais alto de cão, que ocasionou em outra raça, bem similar: o American Staffordshire Terrier. Atualmente, ambos são ótimos cães de companhia.

Exercícios para o Staffordshire Bull Terrier

O Staffordshire Bull Terrier é compacto e lembra um mini-pitbull: baixinho, mas bem musculoso. Também tem muita energia, o que exige que o pet faça bastante exercício para se manter bem tanto na parte física como na mental.

Isso, porém, não quer dizer que o tutor de um Staffordshire Bull Terrier precise ser maratonista. O cachorro se diverte e gasta muitas calorias indo atrás de bolinhas, correndo em gramados ou caminhando uns bons quilômetros.

Mas atenção: essa raça sofre demais com o calor e jamais deve se exercitar muito em dias quentes. Portanto, o ideal é que as atividades sejam feitas de manhã ou no fim da tarde, quando o sol dá uma trégua, ou em dias nublados.

Passado briguento do Staffordshire Bull Terrier

Apesar de serem muito carinhosos com pessoas, principalmente crianças, o Staffordshire Bull Terrier ainda mantém alguns traços de seu passado briguento. Por isso, o ideal é que os cachorros da raça sejam socializados com outros cães e animais desde filhotes.

Isso evitará que, no futuro, o seu amigo arranje encrenca com outros cachorros na rua. E olha que ele é forte, podendo te carregar junto para a briga.

Alimentação

Para manter esse “tanque” pronto para as brincadeiras, nada melhor que uma ração de boa qualidade. Tutores devem levar em conta a idade do pet na hora de comprar a comida para ele.

Mas um alerta: por ser troncudinho, o Staffordshire Bull Terrier tem tendência a engordar. E seu apetite voraz engana qualquer tutor desatento. Por isso, nada de muitos petiscos entre as refeições.

Beleza

Por ter pelo curto, os cães da raça precisam apenas de banhos ocasionais e de escovadas semanais para ficarem lindos.

Os ouvidos merecem atenção, pois formam cera que, acumulada, pode causar otite. Para limpá-los, basta um algodão. 

As unhas devem ser aparadas pelo menos uma vez ao mês, dependendo de quanto o cachorro passeia e se ele costuma raspá-las.

Saúde do Staffordshire Bull Terrier

Os cachorros desta raça têm alguns problemas de saúde, como displasias de cotovelo e de quadril e luxação da patela, que podem afetar a mobilidade do seu amigo.

Outro ponto que requer atenção são os olhos: alguns cachorros desenvolvem catarata ainda jovens. Alergias que atingem a pele também são bem comuns.

Por isso, é importante que o tutor acompanhe regularmente com o veterinário a saúde de seu amigo.

Gostou de aprender mais sobre essa raça? Confira nossa seleção de posts sobre cães:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário