Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Sabe qual é o Lírio do campo? Descubra agora!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
lírio do campo branco no jardim
Lírio do campo é um dos nomes do lírio de cor branca

Você já ouviu falar do Lírio do campo, mas não sabe qual é esse tipo de planta? Para tirar suas dúvidas, nós vamos contar todos os detalhes e demonstrar quais são os tipos de lírios que existem na natureza. Confira!

Lírio do campo existe?

O nome Lírio do campo na verdade se refere a mais de um tipo de planta existente. Esse termo estava associado ao tradicional Lírio branco, pois era possível vê-lo nascendo nos campos à beira de estrada e terrenos baldios, o que é raro hoje em dia.  Conheça quais são os tipos de lírios que existem

Lírio: conheça mais sobre esta flor

Os lírios são plantas que pertencem ao gênero conhecido como Lilium. Dentro desse gênero, há uma série de divisões definidas pelas características especiais de cada um dos tipos de lírios.

Os principais tipos de lírios

Apesar de existem uma grande variedade de tipos de lírios pelo mundo, há três delas que merecem um destaque especial, pois são facilmente encontradas no Brasil. São elas: Lírio Oriental, Lírio Asiático e Lírio longiflorum. Saiba um pouco mais sobre cada um deles:

Lírio Oriental

pétalas de lírio oriental
O lírio oriental chama a atenção por sua cor viva

O Lírio Oriental certamente está na lista dos mais conhecidos. Além de belíssimos, suas flores são muito perfumadas. Com pétalas curvadas, que podem ser amarelas, rosas, laranjas ou vermelhas, esses lírios são bem grandes, podendo medir até 1,20m. 

Os lírios orientais podem ser utilizados na decoração com arranjos e mesclados com outras flores. Além disso, eles ficam muito bonitos em vasos. E o melhor: são fáceis de plantar e cultivar, basta seguir os cuidados recomendados com luz e regas.

Lírio Asiático

pétala de lírio asiático
O lírio asiático pode medir até 50 cm de altura.

O Lírio Asiático é outra espécie também muito popular, mas é bem diferente do Lírio Oriental. Suas flores são originadas a partir do cruzamento de outros tipos de lírios. Essa mescla gerou flores de 50 cm, sem muito perfume, com floração densa e alaranjada.  Os lírios asiáticos se dão muito bem quando cultivados em vasos, a meia sombra e não necessitam de regas frequentes.

Lírio Longuiflorum

pétalas brancas de Longuiflorum
O Lírio Longuiflorum é comum na decoração de casamentos.

O Lírio Longuiflorum tem como principal destaque as flores com tons mais suaves e delicados. Por isso, costumam aparecer bastante em decoração de festas de casamento e aniversário de 15 anos. A planta pode chegar a 1,2 metros de altura, e seu cultivo pode ser em sol pleno, em vasos, jardins ou canteiros.

Dicas para cultivar Lírios do campo

Lírio em vaso

Apesar de suas diferenças, tanto o Lírio do campo quanto os outros tipos dessa planta, têm uma característica em comum: todas espécies de lírio gostam de viver em solo rico em matéria orgânica e seca. Por isso, o ideal é evitar regas rigorosas e frequentes.

Outra dica importante para cuidar do lírio é que essas plantas se dão melhor criadas à meia sombra, recebendo luz indireta do sol. Se você é apaixonado por jardinagem e deseja ter uma planta dessas em casa, o ideal é esperar a primavera para iniciar o cultivo.

A última dica essencial para plantar lírios em vasos, diz respeito ao substrato. Prepare as ferramentas de jardinagem e crie uma camada com cascalho no fundo do vaso. Assim, você facilita a drenagem do solo e evita apodrecer as raízes da planta  por excesso de água.

Gostou de descobrir os detalhes sobre o lírio do campo e os diversos tipos dessa planta? Conte para a gente qual é a sua preferida.

Lírio em vaso
Lírio rosa
Lírio amarelo
Lírio branco
Lírio vermelho
tipos de lírios rosa em vaso
Lírio rosa
tipos de lírios para decoração de ambientes
tipos de lírios
Lírio amarelo
dois lírios rosas no fundo branco
tipos de lírios
tipos de lírios
Lírio branco
Lírio vermelho

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Ivonilde disse:

    Meu lírio do campo caiu folhas e flores ,como cuidar

    • Cobasi disse:

      Olá, Ivonilde! Tudo bem?
      Se o seu lírio do campo possui cheiro, estilo asiático ou oriental, ele é flor única, logo não nascerá novamente. No entanto, o lírio possui outras variedades, como o lírio da paz. Neste caso, você pode verificar umidade da terra, e colocar fertilizante foliar, e ela voltará a nascer quando estiver saudável.

Deixe o seu comentário