Conheça os tipos de lírio e saiba como cuidar desta planta

Compartilhar:


tipos de lírios

Existem diversos tipos de lírio espalhados pelo mundo e essas flores chamam a atenção pela sua beleza, seu perfume e suas cores. Fáceis de cultivar, os lírios ficam lindos em arranjos e decorações para casa. 

Lírio: conheça mais sobre esta flor

Os lírios são plantas que pertencem ao gênero Lilium, esta divisão reúne espécies com características semelhantes

No entanto, devido a popularidade destas flores e a grande apreciação por elas, algumas plantas com características parecidas acabaram recebendo o nome de lírio, mesmo não fazendo parte deste gênero, este é o caso do Lírio-da-paz

Os lírios gostam de viver em solo rico em matéria orgânica e não gostam de umidade, portanto, evite regas rigorosas e frequentes. 

Além disso, essas plantas gostam de receber luz direta ou indireta. Tudo vai depender do tipo de lírio que você tem em casa. Na hora de plantar a flor, é recomendado esperar a primavera

Para plantar estas flores é necessário os bulbos, que devem ser colocados sobre uma pequena camada de cascalho no fundo do vaso, para facilitar a drenagem e evitar a umidade das raízes. 

Além disso, diferente das tulipas, na hora de plantar os lírios, o bulbo deve ficar deitado de lado, evitando que a água se acumule no colo da planta, causando seu apodrecimento. 

Conheça alguns tipos de lírio

Como dissemos anteriormente, existem diversos tipos de lírios espalhados pelo mundo, no entanto, existem três espécies mais famosas e que merecem receber destaque: Lírio Oriental, Lírio Asiático e Lírio longiflorum.

Conheça um pouco mais sobre cada um deles: 

Lírio Oriental:

O lírio oriental certamente está na lista dos mais conhecidos. Além de belíssimos, suas flores são muito perfumadas

Elas possuem pétalas curvadas, podem ser amarelas, rosas, laranjas ou vermelhas. Esses lírios são bem grandes, podendo medir até 1,20m

Os lírios orientais podem ser utilizados na decoração com arranjos e mesclados com outras flores. Além disso, eles ficam muito bonitos em vasos. São fáceis de plantar e cultivar, basta seguir os cuidados recomendados com luz e regas. 

Lírio Asiático:
Eles também costumam ser populares, mas são bem diferentes dos lírios orientais. Estas flores partiram do cruzamento entre outras duas espécies de lírios, dando origem a estas flores de 50 cm, sem muito perfume, com floração densa e alaranjada.

Eles se dão muito bem quando cultivados em vasos, a meia sombra e não necessitam de regas frequentes. 

Lírio Longuiflorum:

Com flores sempre em tons claros, esses lírios são muito utilizados em decorações de festas e casamentos. Ela pode chegar a 1,2 metros de altura, pode ser cultivada em sol pleno, em vasos, jardins ou canteiros. 

Gostou de saber mais sobre os lírios? Acesse nosso blog e leia mais sobre plantas e jardinagem:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário