Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

7 tipos de tosa do Yorkshire

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tosa do yorkshire

O Yorkshire é um dos cães pequenos e de pelo longo mais populares no Brasil. Porém, exatamente por essas características específicas da sua pelagem, a tosa do Yorkshire é um cuidado fundamental e rotineiro que a raça precisa. 

Além da escovação – importante na manutenção dos pelos do pet – existem diferentes tipos de tosa indicadas para a pelagem longa, fina e sedosa do Yorkshire. Elas podem ser escolhidas de acordo com as preferências do tutor e do estilo de vida do pet. Saiba mais!

7 tipos de tosa para cachorros da raça yorkshire

Antes de fazer a tosa, você precisa definir qual tipo de visual seu cachorro vai ter. A seguir, saiba qual a tosa indicada para Yorkshire. Confira os principais tipos e as suas características.

1. Tosa higiênica

tosa yorkshire pelo curto

Aqui, a preocupação principal é mais com a higiene do que com o estilo. Neste tipo de tosa em Yorkshire, utilizam-se tesouras próprias para o corte dos pelos de cães. A tosa higiênica é feita nas regiões do corpo que têm mais riscos de acumular sujeiras, como ao redor dos genitais, olhos e da boca.

2. Tosa de exposição (pelagem longa)

cachorro de pelo longo

Também chamada de “tosa da raça”, é geralmente a mais utilizada em cães que participam de concursos de beleza. Aqui, a orientação é deixar a pelagem o mais longa possível, aparando só as pontas e retirando os nós que surgirem.

3. Tosa bebê

tosa bebê yorkshire

Apesar do nome desse estilo remeter aos filhotes, a tosa bebê yorkshire pode ser feita em qualquer momento da vida do pet. Os pelos de todo o corpo do cachorro são cortados bem curtinhos para dar a ele um aspecto mais jovem, como um filhote mesmo.

4. Tosa Westy

tipos de tosa yorkshire

Com os pelos cortados em tamanho médio, o objetivo desse tipo de tosa é fazer o Yorkshire ter uma aparência próxima à da raça de cães West Highland White Terrier.

5. Tosa Schnauzer

cachorro olhando na janela

Seguindo a mesma lógica da tosa Westy, esse estilo é para deixar o Yorkshire parecido com os cães da raça Schnauzer. Nesse caso, usa-se a maquininha para raspar os pelos do dorso, mas deixá-los compridos nas laterais.

6. Tosa japonesa

cachorros com pelagem tosada

Esse estilo de tosa não é tão padronizado quanto os demais. O objetivo da tosa japonesa é dar uma aparência criativa e exótica ao pet, considerando o gosto do tutor e o nível de conforto do cãozinho com a tosa.

7. Tosa Yorkshire verão

tosa em Yorkshire

Como o próprio nome indica, a tosa yorkshire verão é ideal para refrescar o cão em dias quentes. Para isso, os pelos são raspados, mas alguns tutores preferem manter a pelagem da cabeça, das patas e do rabo em tamanho médio.

Como fazer a tosa do Yorkshire?

Fazer a tosa de um pet é um trabalho manual, geralmente realizado com tesouras e maquininhas de raspar pelos. Portanto, é indispensável ter cautela, paciência e precisão motora para não machucar o bichinho.

Por isso, é sempre recomendável levar o Yorkshire a um especialista para realizar a tosa.

Até porque, além de minimizar os riscos de ferir o pet, a tosa do Yorkshire pode exigir experiência e habilidades artísticas de acordo com o estilo de visual escolhido.

Tosa do Yorkshire: a importância de procurar um profissional

Seja qual for o tipo de tosa escolhida, este é um procedimento que precisa ser feito por quem entende do assunto.

Se você tem um cão que precisa de tosa, conte com o serviço de banho & tosa da Pet Anjo, parceira da Cobasi. Aqui é o melhor lugar para cuidar do seu amigo do jeito que ele merece.

O melhor jeito de fazer a tosa do yorkshire é com profissionais especialistas – treinados para manejar o animal da forma correta e acalmá-lo. Além de garantir que o pet passe por uma experiência relaxante durante todo o processo. 

Quais são os cuidados necessários com os pelos do Yorkshire?

O que o tutor pode fazer em casa para otimizar os efeitos da tosa é escovar a pelagem com frequência, assim é possível eliminar nós e sujeiras ocasionais.

Além disso, uma hidratação dos pelos durante os banhos, com produtos específicos e indicados pelo veterinário, também contribui para manter a maciez e o brilho da pelagem do yorkshire por mais tempo.

Agora que você já conhece os tipos de tosa yorkshire, lembre-se de que esse cuidado precisa ser adequado à raça.Então, antes de fazer a tosa entenda o histórico clínico e o estilo de vida do cão. Afinal, além da estética, trata-se da saúde e bem-estar do animal.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Helvanuzia Medeiros silva disse:

    Muito bom saber saber sobre os animais eu gosto muito eu tenho um yorkshire

Deixe o seu comentário