Conheça a importancia e como fazer a vermifugação de cães e gato

| Atualizada em

Por Redator Rodrigo Svrcek

Com colaboração: Dr. Bruno Rigonati   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Veterinário preparando cachorro e gato para vermifugação
A vermifugação deve feita já nos primeiros dias de vida do pet

A vermifugação de cachorros e gatos é um procedimento essencial para evitar verminoses intestinais, digestivas e aquelas que afetam o coração do pet.

Inclusive, vale lembrar que as verminoses são zoonoses. Ou seja, podem ser transmitidas dos animais de estimação para os seus tutores.

Com a colaboração de Bruno Malagueta (CRMV/SP 44211), médico-veterinário da Pet Anjo Shopping Eldorado, vamos falar tudo sobre a vermifugação do pet. Saiba quando e como fazer, além das doenças que ela previne. Confira!

A importância da vermifugação do pet

A vermifugação tem como objetivo a prevenção e a eliminação de vermes alojados no organismo do pet. Entre os mais comuns estão os parasitas cestoides, ascarídeos e ancilostomídeos. Conheça mais sobre eles:

Vermes cestódeos

Os cestódeos são parasitas transmitidos para cães e gatos por meio da picada de pulgas que estão servindo de hospedeiras para o verme. Uma vez no organismo do animal, pode causar perda do apetite, irritação e até ataques epiléticos.

O verme mais comum desta categoria é a tênia, que também pode infectar seres humanos que entrarem em contato com as fezes de um pet contaminado.

Vermos ascarídeos

Os vermes da classe dos ascarídeos se alojam principalmente nos pulmões e no intestino do pet. Sua contaminação se dá pela ingestão de ovos dos vermes presentes nas fezes de um animal infectado.

Quando nos pulmões, eles causam dores no tórax, febre, tosse e bronquite.  Já quando estão se reproduzindo no intestino de cães e gatos, os vermes causam perda de peso, diarreia, náuseas e falta de apetite.

Ancilostomídeos

A infestação por ancilostomídeos pode acontecer de duas maneiras: a ingestão de larvas presentes na água ou penetração do parasita na pele do animal, seguindo em direção ao intestino.

Os principais sintomas dessa verminose são a diarreia, anemia ou hemorragias no sistema intestinal.

Importante: Ao notar algum desses sintomas, procure um médico veterinário de confiança. Só ele poderá terminar a causa da doença e indicar a vermifugação mais adequada ao seu pet.  

Quando realizar a vermifugação em cachorros?

A vermifugação começa logo quando o cachorro é filhote, sendo realizada no primeiro mês de vida. Além disso, é necessário ministrar mais duas doses de reforço com um intervalo de 15 dias entre elas.

O objetivo da vermifugação preventiva em cães filhotes é protegê-lo dos vermes presentes no leite materno, caso a mãe esteja com verminoses.

Após a fase do desmame, pode ser feita a cada 3 meses ou semestralmente, dependendo da exposição do pet à parasitas.

Por isso, a recomendação é consultar um veterinário para o desenvolvimento de um protocolo de imunização.

Quando fazer a vermifugação de gatos?

O esquema de vermifugação de gatos filhotes é semelhante ao dos cães. A primeira dose de vermífugo acontece com 15 dias de vida e a segunda quando o pet completar um mês.

A partir daí, são necessárias doses mensais de remédio para verme até o felino completar 6 meses de vida. Por isso, a imunização deve ser realizada a cada 3 meses ou a critério do médico-veterinário.

Como saber a hora certa de vermifugar o meu animal?

A melhor maneira de saber a hora certa de vermifugar o seu animal e mantê-lo livre de parasitas é realizando consultas regulares ao veterinário.

Sintomas de cães e gatos com vermes

Cachorro e gato cansados
A fraqueza e o cansaço são sintomas de vermes de cães e gatos

Além das visitas ao veterinário para a administração preventiva de vermífugos aos cães e gatos, é preciso se atentar aos sintomas de verminoses no pet. Os mais comuns são:

  • abdômen inchado;
  • coceira nos ânus;
  • diarreia;
  • dores abdominais;
  • fraqueza;
  • pelagem seca e quebradiça.
  • perda de apetite;
  • emagrecimento repentino;
  • verme nas fezes;
  • vômitos.

Como evitar vermes em cães e gatos?

A vermifugação é uma grande aliada na prevenção da infestação parasitária em pets em qualquer fase da vida. No entanto, adotar algumas boas práticas ajudam a evitar vermes em cães e gatos. Confira!

  • manter a casa limpa;
  • higienizar comedouros e bebedouros com frequência;
  • evitar que o pet tenha contato com as fezes de outros animais durante o passeio;
  • oferecer alimentação rica e balanceada para fortalecer o sistema imunológico;
  • servir água tratada e fresca para o animal de estimação;
  • lavar sempre as mãos após ter contato com as fezes do animal.

Veterinário responde às principais dúvidas sobre vermifugação em pets

Para ajudar você a entender tudo sobre o tema, nós pedimos ao veterinário Bruno Malagueta  que respondesse as perguntas mais frequentes da internet. Acompanhe, afinal alguma delas pode ser sua dúvida também:

1. Cadelas e gatas prenhas podem ser vermifugadas?

Animais em lactação podem ser sim vermifugados desde que seja com o produto adequado e com a indicação de um veterinário.

2. Filhotes precisam de vermifugação especial?

Não precisa de vermifugação especial em filhotes, apenas que siga o protocolo de vermifugação. Que é após 15 dias do nascimento e 15 dias após a primeira dose.

3. Como prevenir a reinfestação de vermes?

A melhor forma de prevenir a reinfestacao de vermes é limpando o ambiente onde o animal vive com os produtos de limpeza veterinário adequados. 

Não se esqueça de vermifugar o animal anualmente e, em caso de que o animal esteja com muito verme, a cada 6 meses.

4. A vermifugação causa efeitos colaterais no pet?

Qualquer medicação pode causar algum efeito adverso no animal. Por isso, é sempre  indicado que passe com o veterinário para saber qual utilizar.

5. Posso administrar vermífugos por conta própria ou preciso consultar um veterinário?

O indicado é sempre passar com o seu médico-veterinário de confiança para saber qual remédio deve ser usado e qual a dosagem certa para aquele pet.

Agora você já sabe a importância e como fazer a vermifugação do seu animal de estimação. Para aprender mais sobre a saúde de cães e gatos, continue no Blog da Cobasi

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp
Dr. Bruno Rigonati

Com colaboração: Dr. Bruno Rigonati

Médico-veterinário | CRMV 44211

Dr. Bruno é médico-veterinário e tem como missão oferecer cuidados de qualidade, sempre com atenção e carinho aos seus pacientes. Atualmente, atende na unidade parceira da Pet Anjo, localizada dentro da Cobasi Shopping Eldorado, em São Paulo.



Você pode gostar de ver também…

27 Comentários

  1. Eduarda disse:

    Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida !
    Uma colega minha, foi comprar o bravecto em outra loja que iria vencer 1 semana depois, e falaram pra ela que não teria problema nenhum e venderam por um preço mais baixo, teria algum problema ela utilizar esse medicamento na cachorrinha dela por vencer em 1 semana ?

    • Cobasi disse:

      Olá, Eduarda! Como vai? Não é recomendada a utilização de produtos vencidos. Na Cobasi, só realizamos a venda de produtos com pelo menos 6 meses de validade para garantir a segurança e saúde dos bichinhos.

  2. Thanny disse:

    Olá, eu acabei de dar vermífugo para minhas gatas eu posso dar anti pulga depois de alguns dias?
    Capstar é a base de Nitempiram, um inseticida pertencente ao grupo das Nitroenaminas, é um adulticida indicado para o controle de pulgas. A algum caso de alergia em gatos?
    No momento estou sem emprego, por isso não consegui levar para o veterinário..
    Vocês podem me ajudar?
    Estou com um bebê em casa e minhas gatas foram passear na casa da minha tia e voltou com algumas pulgas.

  3. Luciane Zeggio disse:

    Meu gato está com verme saindo pelo ânus. Apliquei revolution. Tenho q dar vermifogo via oral?

  4. Cristiane disse:

    Olá dei o simparic para pulga e carrapato ao meu cão posso dar no mesmo dia remédio de verme?

    • Cobasi disse:

      Oi, Cristiane! Como vai? Apenas o médico-veterinário do seu pet pode dizer se é seguro oferecer os medicamentos no mesmo dia.

    • Lucinha disse:

      Bom dia, vermifugo ao meu pet uma semana depois dei o simparic para pulga e carrapato ao meu, teve diarreia a veterinária disse que pode ter sido pelo espaço de tempo e como ele já tem histórico de anemia ele e ficou com pouco apetite. Mas se alimenta, porém ele põe pra fora nas fezes diarréia.

  5. Izabel Cristina gomes Barbosa Silva disse:

    Minha cadelinha idosa, ficou com a barriga grande, estava colocando vermes parecida com uma traça, dei remédio de verme, ela parou de colocar verme, mas continua com a barriga grande, perdeu peso e só fica dormindo. Falta ainda ela toma o segundo comprimido de verme. Vcs podem me ajudá? Gostaria de saber o q pode ser

    • Cobasi disse:

      Izabel, como vai? É recomendável fazer uma visita ao seu médico-veterinário de confiança. Ele poderá realizar exames e a avaliação clínica para indicar o tratamento adequado para a sua cadelinha.

  6. Kaike disse:

    Meu cachorro tem 35 dias, porém ele está com pulgas qual remédio ou o que posso passar nele você me indica

  7. Silvano Teixeira rodrigues disse:

    Muito obrigado pois trabalho em loja que vende produto produto para animais estou me ajuda muito no meu dia dia tenho certeza que poço melhorar muito e garantir meu emprego mais uma vez muito obrigado de coracao

  8. Anderson disse:

    BOM DIA,ESTOU CONHECENDO VOCÊS AGORA E ESTOU MUITO CONTENTE PELOS COMENTÁRIOS E RESPOSTAS DADAS POR VOCÊS DA COBASI. ESTÃO DÊ PARABÉNS

  9. Liana de Souza disse:

    Estou cuidando de um cachorro de rua que foi atropelado esta tomando anti-inflamatório e antibiotico .
    Posso dar vermifogo junto?

    • Cobasi disse:

      Olá, Liana. Como vai? Muito legal você ajudar um cãozinho que precisa. Parabéns pela atitude! Apenas um médico-veterinário pode orientar sobre interação medicamentosa. Recomendamos que procure um profissional para um tratamento eficaz e sem riscos.

  10. Claudia Ap De Angeli disse:

    Qual outro vermifugo, parecido com o Milbemax de dose unica, posso dar aos meus chihuahuas. Vermifugo eles de 6 em 6 meses, como indicação do veterinário deles. Eles passeiam so de fim de semana e não tem contato com outros cachorros.Sempre dei o Milbemax, gosto muito dele, o veterinário deles indicou o Blu comprimido,mas não gostei, tem que dar 2 dose,e é muito dificil dar remédio para eles, ainda mais em comprimido

  11. Carine miotto disse:

    Boa noite! Tenho um cachorro de 1 mês e 10 dias, ele esta com diarréia, barriga muito grande, nao quer comer ração, apenas mamando, e esta bem fraco, acredito que seja verme, comprei o remedio pra ele, mas quando cheguei em casa minha mãe disse que deu remédio de verme pra ele porém era o remédio de verme da minha prima, gostaria de saber se pode prejudicar ele, ou se posso da o remedio de verme pra cachorro que comprei, ou tenho que esperar alguns dias? Aguardo respostas. Obrigada

  12. Juliana disse:

    Olá, boa noite! Gostaria de saber o quanto seria eficaz administrar o Nex Gard comum durante 3 meses e o Spectra no 4° mês, sempre seguindo esse padrão. Não sei se os vermifugos funcionam com efeito prolongado…

    • Cobasi disse:

      Oi, Juliana. Como vai?
      De acordo com o fabricante o NexGard pode começar a ser aplicado em qualquer época do ano. Nas áreas onde pulgas e/ou carrapatos.
      O tratamento mensal deve ser mantido no período de um ano, sem interrupções. ?

  13. Alicia Silveira disse:

    Ganhei um filhote de 2 meses sem muitas informações sobre vacinas e vermífugos porém chegou aqui com diarréia,fui a uma loja de bichinhos aqui perto e o atendente disse pra dar a ele antes um chamado vermex por 3 dias seguidos,estou no segundo dia e estou achando ele com os batimentos muito rápido e também bem cansado ,acho que não é uma boa ideia dar uma terceira dose vocês concordam?

    • Cobasi disse:

      Se o filhote está apresentando sintomas como batimentos rápidos e cansaço, pare a administração do vermífugo e consulte imediatamente um veterinário para avaliação.

  14. Elida disse:

    Bom dia. Gostaria de saber se posso dar remédio p verme p minhas gatas ,umas vez q já coloquei pipeta de advocate e qual melhor remédio p verme? Muito obrigada.

    • Cobasi disse:

      Olá, como existem vários vermífugos no mercado, somente o veterinário pode recomendar o mais adequado para suas gatas, principalmente com essas especificações. Certifique-se de seguir as dosagens corretas e as orientações do profissional.

Deixe o seu comentário