O cachorro pode comer milho? Sim! Saiba como oferecer o grão corretamente

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro pode comer milhor desde que servido corretamente
Cachorro pode comer milho cozido desde que seja como petisco eventual

Sim, o seu cachorro pode comer milho, desde que seja preparado sem temperos ou condimentos e oferecido como um petisco eventual.

Apesar de ser um alimento rico em fibras que ajudam a bom funcionamento do intestino, o milho é calórico. O que pode favorecer o desenvolvimento de obesidade, se oferecido em excesso.

Conheça os benefícios, os riscos e as melhores maneiras de introduzir o milho na dieta do seu animal de estimação.

Os benefícios do milho para a dieta canina

No seu dia a dia, o cachorro já come milho, pois o grão é um dos ingredientes presentes nas rações encontradas no mercado.

Ele ajuda a enriquecer o alimento com vitaminas e minerais essenciais para o animal. Conheça os principais benefícios que o milho oferece para a saúde do seu cão.

Potássio

O potássio é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo dos cães. Além disso, contribui estimula os impulsos do sistema nervoso.

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante natural que ajuda no combate aos radicais livres, ajudando a combater o envelhecimento. O consumo dessa vitamina também favorece a circulação sanguínea.

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do Complexo B contribuem em diversas áreas da saúde do cachorro. Por exemplo, auxiliam na metabolização da glicose dos alimentos, melhoram o funcionamento do sistema nervoso, além de deixar a pele e a pelagem saudáveis.

Os riscos de dar milho para cachorro

De maneira geral, o milho é um alimento bastante saudável e que oferece poucos riscos aos cachorros. No entanto, o tutor precisa se atentar a algumas situações:

  • evite dar espiga de milho para o cão, pois pode causar obstrução intestinal;
  • cães diabéticos não devem comer milho devido à concentração de açúcares e carboidratos;
  • alguns cachorros podem ser alérgicos ao milho. Por isso, consulte um médico-veterinário antes de servir o grão;
  • temperos como sal e manteiga são proibidos para cães, já que são tóxicos e podem causar intoxicação alimentar.

Como dar milho para cachorro

A maneira mais segura de dar milho para cachorro é com o grão cozido, pois favorece a digestão do animal.

É muito importante que o alimento seja cozido e sem adição de nenhum tipo de tempero. Ele deve ser servido puro ao cão para evitar problemas gastrointestinais.

Por ser um alimento gorduroso e com alta concentração de açúcar, a recomendação é oferecê-lo ao pet, no máximo, duas vezes por semana.

Qual a quantidade de milho que cachorro pode comer?

Tutor dando milho para o cachorro
O cachorro pode comer milho de uma a duas vezes por semana em pouca quantidade

A quantidade de milho que um cachorro pode comer varia de acordo com o porte do animal de estimação. Uma boa referência é:

  • cães de porte pequeno: 1 a 2 colheres de sopa;
  • cães de médio porte: até 3 a 4 colheres de sopa;
  • cães de grande porte: cerca de ½ xícara de milho cozido.

Atenção: essa é apenas uma referência, antes de dar milho para cachorro, consulte um médico-veterinário de confiança.

Apenas o profissional poderá avaliar a quantidade ideal de milho que o seu cachorro pode comer.

Cachorro pode comer milho verde?

Sim! Não há problema do cachorro comer milho verde eventualmente, desde que o tutor siga as mesmas regras de preparo do milho amarelo.

Meu cão pode comer milho em conserva?

O milho em lata não deve ser oferecido ao cachorro. E o motivo disso é porque a conserva possui altos níveis de sal de sódio que, se consumidos, podem causar intoxicação alimentar, doenças renais e hipertensão.

Posso dar pipoca para cachorro?

A pipoca em si, se servida em pequenas quantidades, não causa mal ao cachorro. O grande problema está nos ingredientes usados no preparo, como óleo e sal. Eles sim podem causar problemas gastrointestinais.

Inclusive, o cão não deve comer a pipoca de pipoca de micro-ondas. E o motivo disso é que o alimento é rico em conservantes e aromatizantes artificiais que fazem mal à saúde do pet.

Opções saudáveis de petiscos para cães

Para tutores que desejam enriquecer a dieta do cachorro com alimentos naturais, há outras opções mais saudáveis do que o milho.

Frutas como banana, maçã, melancia, mamão e laranja são ótimas alternativas para alimentar e hidratar o animal ao mesmo tempo.

Além disso, podem ser servidas in natura, em forma de suco ou sorvete, o que dá mais opções para o tutor criar uma refeição divertida para o cãozinho.

Gostou de saber que cachorro pode comer milho desde que o grão seja oferecido corretamente? Para aprender mais sobre a alimentação canina, continue no Blog da Cobasi.

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista desde 2012, sou apaixonado por pets e plantas — o que me trouxe até o blog da Cobasi. Vivo cercado de verde na minha casa, que também já foi lar da Joana, uma gatinha frajola. Aqui, compartilho principalmente dicas de jardinagem, mas também de cuidados com os seus bichinhos.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Ary Rodrigues de Britto disse:

    Minha cadela pode comer pão francês e em que quantidade?
    Ela é uma Flat Coated Retriever e pesa 26 kg.

  2. Junior Dutra disse:

    Excelente matéria.
    Parabéns.

Deixe o seu comentário