Boxer filhote: quais são os cuidados necessários com esse pet?

Compartilhar:


boxer-filhote

Um companheiro leal e amoroso, é exatamente isso que você pode esperar de um Boxer filhote. Mas, assim como todo filhote, ele precisa de muito cuidado e atenção, especialmente nos primeiros dias de vida. Por isso, a chegada desse novo amigo gera mudanças, insegurança e também requer alguns cuidados especiais.

O Boxer é conhecido por ser companheiro e pelo instinto de proteção, mas nos primeiros meses de vida ele pode ser um pouco enérgico e teimoso, por isso é essencial adestrá-lo desde cedo.

Os cachorros da raça Boxer não costumam latir tanto, porém a maioria dos filhotes costuma chorar um pouco nos primeiros meses de vida, o que passa após algum tempo. Sendo assim, é necessário um pouco de paciência e carinho para manter seu amigo tranquilo.

Como cuidar do Boxer filhote

Os filhotes são muito brincalhões, fofos e carinhosos, porém precisam de cuidados especiais, especialmente nos primeiros meses de vida. Diante disso, seu Boxer deve ter uma carteirinha de vacinação e tomar a primeira dose da V10 ou V8 a partir dos 60 dias de vida.

Após o intervalo de 21 a 30 dias, a segunda dose precisa ser dada e, depois de mais um intervalo máximo de 1 mês, a última dose é administrada com a vacina antirrábica. Ainda assim, existem outras vacinas que são essenciais para a saúde do seu pet, é importante consultar o médico veterinário regularmente para ter orientação e cuidar do seu amigo da melhor forma.

Ainda durante essa fase, também é o momento de ensinar o seu pet a fazer as necessidades em um tapete higiênico e obedecer alguns comandos por meio de exercícios simples. Antes de tudo, comece com bastante paciência e seja insistente, pois os cachorros da raça Boxer estão entre os mais espertos e vão te surpreender.

Características físicas do Boxer

O Boxer é um cachorro de porte médio, pelo liso, compacto, robusto e com ossos fortes. A musculatura desse pet é fortemente desenvolvida e definida. Segundo a história, essa raça levou o nome de Boxer por conta da postura altiva que lembra a de um boxeador. Conheça as principais características: 

  • De médio a grande porte
  • Machos costumam ter de 57 a 63 cm
  • Fêmeas costumam ter de 53 a 59 cm 
  • O peso varia de 25 a 30 kg 
  • A expectativa de vida é de 12 anos
  • Pelagem curta 
  • Tronco avantajado

Como deve ser a alimentação do seu filhote

boxer-filhote

Os tutores precisam sempre oferecer uma alimentação adequada e durante os primeiros meses de vida não é diferente. Entre 6 e 8 semanas de vida ocorre o desmame e o Boxer filhote pode se alimentar de papinha ou ração úmida. Além disso, é fundamental consultar o veterinário para entender a quantidade ideal de cada porção e quantas vezes por dia você deve alimentar o companheiro fiel. 

Na hora de escolher a ração para o seu filhote, opte por uma opção que contenha uma fórmula especial para a idade do pet e que seja repleta de todos os nutrientes que ele precisa para se desenvolver e crescer saudável. 

Gostou de saber como cuidar do seu filhote? Confira outras dicas para manter seu pet saudável e bem cuidado!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Denilza disse:

    Tenho um boxe fêmea ela tem três meses de vida

  2. Manuel Falcão disse:

    Parabéns pelas dicas.
    Ainda mais no momento em que procuro um filhote.

  3. Manuel Falcão disse:

    Agradeço pelas dicas, ainda mais neste momento que estou à procura de um filhote.

  4. LUCIANE RODRIGUES DA CUNHA disse:

    Penélope e Esteves agradecem.Amando ser mãe de um casal de boxer.

Deixe o seu comentário