Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro Basset Hound: o orelhudo mais charmoso

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Um baixinho orelhudo e de olhar pidão, com um latido grave e gostoso de se ouvir. Essas são algumas das características mais marcantes do Basset Hound, um cachorro que, apesar da estatura, possui força e resistência de cachorro grande.

História do Basset Hound

A raça foi desenvolvida na França e na Bélgica. A teoria mais recente sugere que os frades da Abadia de St. Hubert foram responsáveis ​​pela versão atual do Basset, ao cruzar raças francesas mais antigas para criar um cão bom de faro e baixo.

Tais características mostraram-se ideais na hora da caça: o cachorro conseguia achar o rastro de coelhos e veados e se esgueirava em terrenos acidentados atrás deles.

O faro do Basset é tão sensível que ele é considerado, por especialistas, o detentor do segundo melhor nariz entre os cães (perdendo somente para o também orelhudo Bloodhound).

Alimentação do Basset Hound

Como todo cachorro, o Basset deve ser alimentado com ração de boa qualidade. Os tutores não devem abusar da quantidade oferecida, já que a raça tem tendência a engordar.

Pelo mesmo motivo, guloseimas devem ser dadas somente durante treinos ou em ocasiões especiais. Água limpa e fresca deve estar disponível o tempo todo.

Exercícios

Os Bassets necessitam de exercícios regulares e moderados, apesar de serem bem preguiçosos. Normalmente, uma caminhada diária em um ritmo moderado já basta.

O exercício ajuda a manter o Basset saudável e a evitar que fique acima do peso. Uma vantagem da raça é que seus exemplares costumam se dar bem com outros cães, então um passeio em matilha os deixa felizes e satisfeitos.

É normal que, após o exercício, os Bassets se acomodem num canto para uma merecida e confortável soneca.

Mantendo o pelo

O pelo curto e liso pode enganar o mais desavisado, mas a raça precisa de escovação constante, pelo menos uma vez por semana. Isso porque esses pelos caem bastante, deixando o animal desconfortável e a casa “peluda”.

Um banho ocasional ajudará a manter seu pelo limpo e brilhante. O Basset também precisará que suas unhas sejam aparadas regularmente.

Saúde do Basset

As longas orelhas do Basset tendem a causar infecções nos ouvidos, a famosa e incômoda otite canina. Por isso, se seu cachorro balançar a cabeça ou coçar as orelhas constantemente, o ideal é que um médico veterinário seja procurado.

Escovar os dentes dele com creme dental canino especialmente formulado, ao menos duas vezes por semana, também é uma parte vital dos cuidados da saúde do Basset

Entretanto, outros problemas comuns da raça são: displasias do quadril e do cotovelo, glaucoma, hipotireoidismo, distúrbios hemorrágicos e luxação da patela.

Gostou de aprender mais sobre essa raça? Leia mais sobre pets em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário