Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra como saber se o cachorro está com febre e os principais cuidados

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro está com febre na cama
Alguns sinais e comportamento podem indicar que seu cachorro está com febre

Uma das principais dúvidas dos tutores é: como saber se o cachorro está com febre? Por isso, nós preparamos algumas dicas úteis para você identificar se há algo de errado com o seu animal de estimação e o que fazer para ajudá-lo nesse momento de fragilidade. Venha com a gente e confira!

Como saber se o cachorro está com febre

Uma das principais formas de saber se o cachorro está com febre é medir a temperatura do corpo do animal com um termômetro. Porém, nem sempre temos esse tipo de equipamento em casa, não é mesmo? Nessas situações, alguns sinais podem ser indícios de que o seu cão está com febre. Os principais sintomas são:

  • olhos vermelhos;
  • perda de apetite;
  • orelhas quentes;
  • letargia;
  • focinho quente;
  • tosse;
  • cansaço ou desânimo;
  • tremedeiras;
  • vômito;

Qual a temperatura normal de cachorro?

A temperatura normal de um cachorro varia entre 38,3°C e 39,2°C, sendo muito próxima da dos seres humanos. Se o seu animal de estimação tiver alguma variação mínima de temperatura acima disso, é sinal de que o organismo do seu pet pode estar lutando com uma infecção.

Se a temperatura do corpo do seu animal estiver entre 39,4°C e 41°C, atenção! Quanto mais alta a febre, maior é o comprometimento do organismo do animal. Se ela estiver próxima do limite, é possível que a infecção seja severa e tenha afetado algum órgão importante.

Como medir a febre do cachorro?

O comportamento do seu pet indica que há algo errado e você quer saber como medir a febre do cachorro para ter certeza sobre a saúde dele? Para isso você vai precisar de um termômetro específico para cães. Hoje no mercado, o tutor encontra opções para termômetro auricular ou retal do pet.

Se a sua opção for pelo uso do termômetro retal para cães, o procedimento consiste em manter o animal deitado. Em seguida, passe a vaselina na parte metálica do equipamento e introduza um terço dele no ânus do pet. Aguarde dois minutos, retire o termômetro e verifique a temperatura.

Uma alternativa menos invasiva de medir a temperatura do corpo do animal é com um termômetro auricular. Para usá-lo, é só inserir o aparelho no canal auditivo do seu cão e aguardar por dois minutos. Após esse tempo, faça a retirada dele e confira se o seu animal está ou não com febre.

Cachorro com febre: o que fazer?

cachorro com febre no veterinário
Ao perceber os sinais de cachorro com febre visite um veterinário

Percebeu algum comportamento diferente em seu animal de estimação, fez o uso do termômetro para cães e descobriu que seu cachorro está com febre e não sabe o que fazer? Vá com o pet até um veterinário de confiança, só um profissional poderá realizar os procedimentos necessários para saber o motivo da infecção e indicar o tratamento e remédio corretos.

Cachorro com febre: possíveis causas

A febre em cachorro tem várias origens. A alta temperatura do corpo do cão é sinal de que o organismo pode estar lutando contra infecções em uma ou mais partes do corpo, intoxicação, reações às vacinas e outros problemas de saúde. Conheça melhor cada uma dessas causas.

Infecções no corpo

Uma das principais causas de cachorro com febre são as infecções em alguma parte do corpo. As mais comuns são infecções no ouvido, no sistema urinário e infecções nos órgãos internos como, por exemplo, pulmões e rins. Nesses casos, o tratamento é feito com administração de antibióticos receitados por um veterinário.

Doenças de pele ou dentárias

Outro fator que pode desencadear febre em cachorro são doenças de pele ou dentárias. Um ou mais dentes soltos, machucados na boca ou mesmo um abscesso, podem deixar o seu animal com febre. No caso de problemas de pele, é importante prestar atenção às coceiras, feridas, cortes, pulgas, carrapatos e infecções bacterianas.

Intoxicação alimentar

Cães são animais ativos que gostam de brincar e explorar o ambiente. Por causa disso, é comum vê-los mastigando alimentos nocivos como chocolates, algum medicamento humano fora de lugar e plantas tóxicas para cães. Para evitar esse problema, o indicado é ficar de olho em seu pet e não deixar nada que possa fazer mal a ele em locais de fácil acesso.

Reação às vacinas

De acordo com médicos-veterinários, é muito comum que cães tenham algum tipo de reação febril após a aplicação de vacinas. Em um período de até 48 horas após a vacinação, é o tempo que a substância leva agindo no organismo do cão.

Como controlar a febre do cachorro?

Ao constatar que o cachorro está com febre, uma das principais reações dos tutores é encontrar uma maneira de baixar a temperatura do corpo do pet. Lembre-se, nunca faça automedicação! Remédios como ibuprofeno e dipirona são um verdadeiro veneno. Porém, há algumas práticas simples que podem ajudar a baixar a febre do cão.

Toalha com água

Um método caseiro bastante usado para baixar a temperatura de humanos também funciona em cachorro com febre. Mergulhe uma toalha em um recipiente com água gelada e passe na região das patas e da orelha do pet. Esse procedimento contribui para baixar a febre enquanto você se prepara para levar o animal ao veterinário mais próximo.

Mantenha o cão hidratado

Além de passar uma toalha molhada no corpo do animal, uma boa dica é manter o cão hidratado enquanto se prepara para ir ao veterinário. O consumo de água ajuda a manter a temperatura de um cachorro com febre controlada.

Agora que você já sabe quando um cachorro está com febre e as maneiras mais indicadas de preservar a saúde do seu animal, ficou mais fácil manter a saúde dele em dia. Ficou com alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários, vamos adorar te ajudar. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Kelli disse:

    Meu pet não está se alimentado tem um nódulo na mamilos dela e ela está com’muito’tremor o que fazer

  2. Thamires disse:

    A minha está muito sonolenta e está tomando muita agua

  3. Jhenifer disse:

    Minha cachorrinha tá com muita febre e tremor e toda vez que ela tenta andar ela não consegue

  4. Joao disse:

    Meu pet tá com febre e chora muito

  5. Diego Fernandes de Almeida disse:

    Meu cachorro tá com infeção de pele já tá sendo tratado ,e parece que está sentindo de tanto coçar

Deixe o seu comentário