Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com mau hálito: causas e como evitar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com mau hálito

Quem nunca acordou e sentiu aquele mau hálito matinal? Pois é, isso é muito comum (e, vale ressaltar, normal) também entre os cachorros! Mesmo que aparente ser mais forte, é característico do cachorro com mau hálito, porém, sempre se atente, pois pode ser indício de que há algo errado com seu bichinho. Descubra, a seguir, mais sobre o assunto.

O que pode causar o mau hálito em cachorros?

O principal motivo de um cachorro com mau hálito é a precária rotina de escovação. A higiene bucal do cãozinho é tão importante quanto a de um humano e o tutor deve acompanhar desde filhote, pois o acúmulo de alimentos é diário e há uma grande quantidade de bactérias na boca do animal. 

Outro fator é uma possível má alimentação. Você sabia que uma ração úmida pode deixar cachorro com mau hálito? Sendo assim, opte pelas rações secas. Lembrando que cada porte tem suas características específicas e, obviamente, cães que acumulam mais saliva, como buldogues, tendem a ter mau hálito.

Sinais de possíveis doenças

Algumas doenças também são motivo para haver desenvolvimento de cachorro com mau hálito. Caso seu bichinho tenha uma série dos próximos tópicos, é um indicador de que possui alguma doença periodontal, como a gengivite:

  • Gengiva sangrando;
  • Dentes quebrados ou com tons escuros;
  • Dentes com a coloração amarela (tártaro);
  • Gengivas vermelhas e possivelmente inchadas.

Notam-se as doenças estomacais, inflamação ou infecção quando seu cãozinho escolhe muito o que quer comer e começa a optar por alimentos mais moles e facilmente digeríveis. O vômito, excesso de produção de saliva e a diarreia também são sinais dessas doenças.

A doença hepática afeta, além do hálito, outras partes dos cãezinhos. Se o cachorro demonstrar olhos inchados e uma geniva amarelada, procure um veterinário.

cachorro com mau hálito

Tártaro em cachorros com mau hálito

Como citado anteriormente, o acúmulo de alimentos na boca e dentes do animal é comum quando não há o hábito de se escovar os dentes do cachorro diariamente. Ao longo do tempo, se desenvolve o tártaro, por conta das bactérias amontoadas, e sucessivamente tem-se, além do sangramento nas gengivas, o cachorro com mau hálito. O tutor deve se manter atento ao desenvolvimento do tártaro, pois como consequência, muitas outras doenças mais graves podem surgir.

Como manter uma boa rotina de higiene?

Use escovas de dente adequadas e uma boa pasta de dente (jamais aquela usada por humanos). É importante que haja uma escovação diária e feita desde quando o animal ainda é filhote, para ser habituado ao processo. Mesmo que o pet seja um pouco agressivo no começo, não desista! É de suma importância que haja uma excelente escovação bucal e evitar que o cão passe por complicações futuras.

Agora que já sabe como lidar com o seu cachorro com mau hálito, se certifique que sua bolinha de pelo tenha sempre os melhores cuidados!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário