Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Raiva canina: tudo o que você precisa saber

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com raiva

A raiva canina é descrita como uma das zoonoses mais antigas que se tem conhecimento, ou seja, uma doença infecciosa viral aguda que afeta mamíferos, incluindo o homem. Como se trata de uma das enfermidades mais graves que podem atingir os cães, é fundamental conhecer sobre a condição, como identificar e o que fazer em possíveis casos da doença.

O que é raiva canina?

A raiva canina é uma doença aguda que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC) e pode atingir todos os mamíferos, ou seja, gato, vaca, cavalo, coelho, morcego e humano. Inclusive, todos podem ser transmissores do vírus da raiva canina, que apresenta alta taxa de letalidade.

De modo geral, o que provoca a raiva canina é uma encefalomielite causada pelo vírus do gênero Lyssavirus. O agente causador da doença ataca o sistema nervoso central do animal, o que causa uma condição conhecida como encefalite (inflamação no cérebro). A evolução do quadro clínico acontece rapidamente, na maioria dos casos.

Quando o cachorro é infectado, o vírus age inicialmente de forma silenciosa por um determinado tempo – ação que varia para cada espécie – geralmente entre 15 dias a 2 meses. Após esse período dormente, pode começar a surgir os primeiros sintomas da raiva canina.

Como saber que o cachorro está com raiva?

Um dos sintomas de raiva em cachorro é uma “espuma”. O animal começa a babar muito e uma saliva esbranquiçada se forma na boca. Mas, esse é apenas um dos sinais de quem está infectado, a raiva possui vários estágios em que os sintomas evoluem.

Confira quais são os sintomas da raiva canina:

  • aversão à água;
  • agressividade;
  • ansiedade;
  • convulsão;
  • desconfiança;
  • desorientação;
  • depressão;
  • lambedura;
  • mordedura;
  • medo;
  • paralisia.

Sintomas de raiva canina: como identificar a doença?

Para contextualizar, existem dois tipos de raiva canina: a furiosa, na qual o cachorro fica extremamente agressivo. E a muda – fazendo jus ao nome, o pet não apresenta tantos sinais.

raiva canina
Entre os principais sintomas da raiva canina estão a agressividade, que pode fazer seu pet deixar de ser alegre e amável.

Algumas pessoas chamam a doença de “raiva furiosa” e “raiva paralítica”, acreditando ser condições distintas. Porém, na verdade, é a mesma enfermidade em fases diferentes. Por exemplo, existe um período conhecido como “raiva furiosa”, essa é a fase inicial (com duração de 1 a 4 dias). Normalmente, os cães podem apresentar um comportamento diferente, como agressividade, medo, depressão ou até demência.

Já na chamada “raiva paralítica”, começam os sinais de raiva canina mais graves, na qual os sintomas neurológicos são mais visíveis. Portanto, é possível que o cachorro apresente falta de coordenação dos membros, dificuldade de engolir, paralisia e, a mais conhecida, salivação. 

Cachorro com raiva: como acontece o contágio?

A forma mais comum de um cachorro contrair raiva é por meio da mordida ou arranhadura de um cão ou outro animal (morcego, por exemplo). Porém, a transmissão também pode ocorrer de modo indireto, isto é, se o pet for infectado após lamber ou morder um objeto contaminado.

Além disso, podemos destacar outro modo de transmissão da raiva canina. É o caso do cachorro que teve uma ferida aberta e teve contato com a saliva ou sangue de um animal contaminado.

Uma curiosidade é o fato de que a raiva pode ser contraída a partir de outros animais, como é o caso dos gambás e guaxinins. Portanto, atenção redobrada para os pets que passam bastante tempo em ambientes externos, como casas de campo e sítios.

Todos os mamíferos possuem células que atuam na replicação viral, sendo suscetíveis ao vírus e os únicos capazes de transmiti-lo. Então, não são apenas os cachorros que transmitem a raiva, qualquer mamífero pode acabar realizando a transmissão. Os transmissores com maior destaque são: morcegos, guaxinins, gados, cavalos e gambás.

Nos cães, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias, antes do surgimento dos primeiros sinais clínicos e persistem durante toda a evolução da raiva em cachorro. Esse é o período de transmissibilidade.

Raiva canina: tratamento e medida de prevenção 

cachorro com raiva
 O modo mais comum de um cachorro pegar raiva por meio de uma mordida ou arranhadura de um outro animal infectado.

É importante lembrar que a raiva canina não tem cura, e infelizmente, em quase 100% dos casos é fatal. Quando os sintomas aparecem, é muito difícil fazer o pet sobreviver. Por isso, as dicas de prevenção são muito importantes para evitar que o seu pet contraia a doença. Confira!

Vacinação contra raiva em cães: a melhor forma de proteger o seu pet

Existe um único modo de evitar a raiva: a vacina antirrábica. Os filhotes podem tomar a primeira dose com apenas quatro meses de vida, repetindo o procedimento todos os anos.

Caso você more em ambientes rurais, a vacina contra raiva cachorro é ainda mais importante, já que o contato com animais silvestres possivelmente infectados é maior. Esteja sempre atento para manter a vacinação do seu pet em dia e, caso note algum sintoma, não hesite em procurar o suporte de um médico-veterinário.

Vale ressaltar que a vacina de combate à raiva em cães e gatos é obrigatória. Essa ação preventiva é responsável por garantir a manutenção do controle da raiva nas populações de animais, por consequência para a população humana. Em diversas cidades brasileiras você pode encontrar campanhas de vacinação gratuita.

Você sabia que a raiva em cães e gatos foi praticamente erradicada na América Latina? Sim, a vacina antirrábica para cachorro é a mais difundida, por causa das campanhas de imunização contra a doença realizadas nas últimas décadas. O imunizante exige reforços anuais para manter a eficácia.

O que fazer quando o cachorro está com raiva?

Notou que o seu cão começou a babar excessivamente? Ligue o sinal de alerta. Observe atentamente esse e outros sintomas que mencionamos. Além disso, não hesite em procurar um médico-veterinário. Compartilhe todas essas informações com o profissional para auxiliar no diagnóstico do animal.

Inclusive, se você tem dúvidas sobre como diagnosticar a raiva canina, saiba que esse é um procedimento feito pelo veterinário, que só é possível ser realizado após a morte do animal. São realizados exames no tecido cerebral do cão.

Como mencionamos, não existe cura e tratamento para a raiva canina. Sendo assim, o profissional pode indicar ao tutor a realização da eutanásia. Apenas o profissional pode validar essa ação, logo após diagnosticar a doença e os sinais claros de raiva canina.

vacina contra raiva cachorro

Encontre agora mesmo um veterinário para cuidar da saúde e promover uma melhor qualidade de vida para o seu cachorro.

Agora, você já conhece mais sobre a doença do cachorro com raiva canina. Reforçamos com você a importância de manter a vacinação do seu pet em dia, essa é a medida de prevenção mais efetiva para impedir essa e outras doenças. Como também garantir tudo o que é essencial para a saúde e bem-estar do seu cão. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário