Descubra se cachorro pode comer jabuticaba!

Compartilhar:


cachorro pode comer jabuticaba

Muitos pets adoram comer frutas, não é mesmo?! Mas será que o cachorro pode comer jabuticaba? Essa é uma questão muito comum, principalmente para os tutores que têm uma árvore dessa em seus pomares. Afinal, os pés de jabuticaba proporcionam grande quantidade da fruta.

Para quem já está habituado a oferecer um pedacinho da fruta para cachorro, é natural se perguntar quais delas são permitidas ao pet. Por isso, é importante descobrir se cachorro pode comer jabuticaba e outros alimentos. Então, neste artigo vamos falar sobre os benefícios e malefícios da fruta para o cachorro. Confira!

Afinal, cachorro pode comer jabuticaba?

Antes de mais nada, vamos deixar claro que essa fruta não está na lista de alimentos que o cachorro não pode comer. Contudo, é muito importante manter a moderação na hora de montar a dieta do animal.

Esse é um alimento rico em antioxidantes, principalmente a casca da fruta. Porém, a jabuticaba também possui muita frutose e muitas calorias, e por isso não deve ser oferecida em excesso.

De acordo com os especialistas, a quantidade de petiscos nunca deve passar de 10% da quantidade diária de calorias recomendada para o seu pet. Ou seja, você não deve oferecer apenas jabuticaba ou outras frutas para seu pet, mas sim variar com outros alimentos, como biscoitos.

Para saber exatamente a quantidade de calorias que seu cachorro pode comer, é fundamental levar o animal a uma consulta com um veterinário de confiança.

cachorro pode comer jabuticaba

Cachorro pode comer jabuticaba, mas existe algum risco? 

Existem diversas vantagens de oferecer frutas como petisco. Uma delas é que as frutas são muito saborosas e menos calóricas e gordurosas do que algumas opções industrializadas, como biscoitinhos e bifinhos para cachorros. 

Além disso, algumas frutas ainda ajudam na ingestão de água. É o caso do melão e da melancia – frutas cheias de líquidos.

Porém, como já vimos, mesmo com os diversos benefícios, é necessário ter moderação no momento de oferecer frutas ao animal. No caso da jabuticaba, isso se deve ao fato de esta ser uma fruta rica em frutose e em calorias. Portanto, para oferecer frutas ao seu pet de forma ideal, é importante levar em conta o porte do cão e quais alimentos ele consome durante sua rotina diária. 

Por que manter uma dieta equilibrada?

Apesar de o cachorro poder comer jabuticaba, ao aumentar a ingestão calórica do pet, o tutor está favorecendo o surgimento de quadros como obesidade, diabetes e sobrecarga das articulações. 

Além disso, ao ingerir frutas em excesso, o pet pode ter a sensação de saciedade. Isso pode gerar uma diminuição do consumo dos alimentos de base, como as rações, que são produzidas com o intuito de nutrir corretamente os cachorros. 

Portanto, é fundamental estar atento e manter a alimentação dos cães com base nas rações. Afinal, esse produto é formulado especialmente para eles e o único capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do seu melhor amigo.

Os especialistas recomendam que, sempre que possível, o tutor dê preferência às rações do tipo Super Premium. Isso porque “trazem maior digestibilidade, e também cuidados específicos para cada idade, porte e até tipo de pelagem, o que leva uma maior longevidade e qualidade de vida ao pet”.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário