Calopsita espirrando: descubra o que é o que fazer

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
calopsita espirrando
Uma calopsita espirrando por ser sinal de uma doença grave

Uma calopsita espirrando pode significar uma série de coisas, desde uma irritação momentânea no sistema respiratório, até o sintoma de uma doença grave.

Para ajudar você a saber o que significa quando uma calopsita está espirrando e o que fazer nessas ocasiões, nós preparamos este conteúdo especial. Confira!

Calopsita espirrando: o que pode ser?

Ver uma ave espirrando é bastante normal, pois elas fazem isso para limpar pequenas obstruções nas narinas.

Entretanto, se a sua calopsita está espirrando com frequência ou por longos períodos, é preciso ter atenção. Os principais problemas relacionais a uma calopsita espirrando são:

Mudança de temperatura

As aves são animais sensíveis quando falamos sobre a mudança brusca de temperatura. Principalmente, se ela for de um clima ameno para um muito mais quente.

Alergia

Da mesma maneira que humanos e outros animais de estimação, as calopsitas podem desenvolver algum nível de alergia. As mais comuns são: alimentos, produtos químicos ou poeira no ambiente.

Infecção respiratória

Entre os fatores em que uma calopsita espirrando é grave, estão infecções causadas por bactérias, fungos ou vírus. Os sintomas mais comuns são: espirros, tosse e corrimento nasal.

Presença de parasitas no ambiente

A presença de ácaros, fungos, piolhos e outros agentes parasitários no ambiente, pode fazer uma calopsita espirrar. Uma vez que isso causa irritação em todo o sistema respiratório.

Reação a medicamentos

Você está administrando um remédio para aves e a sua calopsita não para de espirrar? Isso pode ser o sinal de reação alérgica a algum dos ingredientes do medicamento. 

Calopsita espirrando: o que fazer?

Se a sua calopsita está espirrando demais, a melhor coisa a se fazer é procurar a ajuda de um médico-veterinário especializado em aves. Apenas um profissional poderá detectar o que está causando o incômodo e indicar o tratamento adequado.

Além disso, boas práticas são: limpar a gaiola e o ambiente para remover o acúmulo de poeira.

Como tratar uma calopsita espirrando?

mulher oferecendo ração para calopsita
Em alguns casos, o tratamento para uma calopsita espirrando é a mudança na alimentação

Há diversos tratamentos para uma calopsita espirrando. Tudo vai depender do diagnóstico e da prescrição feita pelo veterinário. Os mais comuns são:

Administração de medicamentos

Se o motivo da sua calopsita espirrar for uma infecção, é bem provável que o tratamento seja à base de antibióticos, antiparasitários ou outro remédio para aves.

Limpeza e mudança no ambiente   

Se a sua calopsita está espirrando devido à alergia a pó, pólen ou outro fator ambiental, a limpeza e mudança do ambiente é o mais indicado. Assim, você elimina o que está fazendo mal à sua ave.

Alteração na dieta

Uma calopsita espirrando pode ser sintoma de uma reação alérgica à ração. Por isso, uma alternativa é mudar a dieta, de acordo com a orientação de um veterinário.

Terapia com oxigênio

A terapia com oxigênio é indicada apenas em casos graves, quando a ave está com severa dificuldade de respirar.

Calopsita espirrando: como evitar?

A melhor maneira de evitar uma calopsita espirrando e, consequentemente, problemas de saúde, é apostar na prevenção. O que é bastante simples, basta seguir algumas dicas:

  • limpe completamente a gaiola uma vez por semana;
  • deixe a gaiola em um local arejado;
  • não fume ou use produtos químicos fortes, próximo da ave;
  • ofereça uma ração rica e balanceada para a calopsita;
  • faça visitas regulares ao veterinário.

Agora que você já sabe o que significa uma calopsita espirrando e o que fazer, conte para gente: o que você tem feito para cuidar da saúde e evitar que a ave fique doente?

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

10 Comentários

  1. Quero um filhote amarelo disse:

    Lindas

  2. Amália Cristina Lima Cruz disse:

    Amo calopsitas, alguém doando uma fêmea

  3. Rosa disse:

    Minha nina e pricesa da casa muito inteligente e mimada tudo tem que ser como ela gosta e quer parece criança.
    Odeia banho agua so pra beber
    Nao gosta ďe fruta so gosta de atroz

  4. Priscila Coelho disse:

    Dicas muito importantes para nós que somos “marinheiras de primeira viagem” !!!❤️❤️

  5. Leonardo Marcilio Pereira da Silva disse:

    Adorei essa matéria sobre calopsitas espirrando.
    Tenho uma calopsita fêmea que espirra de vez em quando. Geralmente ela faz isso ao se coçar com o pezinho dela ou até quando limpa as penas.

  6. Cássia Amaral disse:

    Como saber se é macho ou fêmea?

  7. Railda cardoso disse:

    Bom eu tenho uma calopsita o nome e Nike já tem 7 anos ele vive solto pela casa e dorme no meu quarto sai para a rua de carro como uma pessoa tem uns espirro raramente mais acho que é produto de limpeza forte agora vou ter mais cuidado obrigada

  8. LENILDA MAIA ARAUJO disse:

    Tenho duas calopsitas a mais de dez snosz amo muito z vivem soltas na swlwz mas não levo nada m veterinário porque não tenho condições financeiras z como faço?

Deixe o seu comentário