Canto do Azulão: conheça a ave e sua voz potente

Compartilhar:


canto do azulao

O Azulão é uma espécie nativa do Brasil. Encontrada do Nordeste ao Rio Grande do Sul, o pássaro é conhecido por ser um cantor nato. Considerado um dos mais belos no reino das aves, o canto do Azulão é único e potente.

Este pequeno pet pode ser a alegria do seu lar! Conheça suas principais características do seu novo parceiro.

Características do Azulão

O Azulão é uma ave dócil e territorialista. O nome do pet é derivado de sua cor azul. Mas, o interessante é que apenas o macho Azulão possui esse tom. Sua plumagem é uniforme e brilhante, enquanto fêmeas e filhotes são marrons.

Quando bem cuidado, a ave vive cerca de 20 anos! Durante este período, pode ter certeza de que o canto do Azulão irá encantar todo mundo.

É importante ressaltar que, segundo a Lei 5.197 do IBAMA, é proibida a captura de pássaros silvestres, porque eles são considerados propriedade do Estado. 

A criação do Azulão só é permitida caso tenha nascido em território doméstico. Portanto, só é possível adquirir a ave se ela estiver registrada pelos órgãos governamentais responsáveis.

Tipos de canto do Azulão

Não tem nada melhor do que ouvir pássaros cantando durante o dia, não é mesmo? O Azulão possui uma das vozes mais intensas e melodiosas no reino das aves. Seu canto é diferente pela manhã e ao entardecer, de acordo com a região em que vive.

O canto do Azulão pode ser:

  • Canto normal: neste caso, o pássaro canta uma frase, com cerca de 10 notas, repetindo um som em tons variados. É o mais comum.
  • Canto em surdina: também conhecido como alvorada ou mata-virgem, o Azulão canta por até dois minutos sem parar, utilizando cerca de seis notas. Aqui, ele altera o volume e o tom do canto, o que dá a impressão de que numa hora ele está perto e, logo em seguida, distante.

O Curió é uma das aves que melhor imita o canto do Azulão. O Azulão em si não incorpora o canto de nenhum outro pássaro.

O que o Azulão come?

canto do azulão

Para manter a voz do canto do Azulão forte e a saúde em dia, é importante garantir uma alimentação balanceada para o seu pet.

Você pode alimentar seu animal de estimação com sementes, verduras e frutas, como maçã, banana, alpiste, semente de girassol, milho verde e rações.

Mas, lembre-se: a dieta ideal do Azulão deve ser desenvolvida por um médico veterinário.

Como organizar a gaiola do Azulão?

Quando bem cuidado, o Azulão se torna dócil e pode até se empoleirar sobre os dedos do tutor. Por isso, é importante cuidar bem do seu pet.

O essencial é manter uma rotina de cuidados que envolva:

  • A troca diária de água do bebedouro
  • A limpeza do viveiro;
  • A limpeza regular do comedouro.

Mantenha brinquedos dentro da gaiola para que o Azulão se divirta e cante ainda mais.

Não se esqueça de que, por ser territorialista, a espécie não tolera a presença de outras aves no mesmo viveiro. Portanto, prefira deixá-los sozinhos.

O canto do Azulão vai conquistar seu coração! Gostou das nossas dicas? Então, veja mais conteúdos sobre aves:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário