Que saber como amansar papagaio? Confira tudo aqui!

Compartilhar:


como amansar papagaio

É frequente ouvir tutores de papagaios queixarem-se de que eles têm um mau comportamento quando em cativeiro. Esse comportamento não é comum nos papagaios em estado selvagem. Por isso, se você está se perguntando como amansar papagaio, neste artigo iremos te mostrar todas as dicas.

Se você acabou de levar para casa um novo papagaio, é preciso levá-lo para a sua nova gaiola. Isso ajuda a ave a ter um comportamento melhor durante sua vida. Para isso, leve-o da caixa transportadora até a porta de sua gaiola. Feche todas as portas e janelas e abra a transportadora para ir até a nova casa.

Dicas sobre como amansar papagaio

O mais importante para conseguir corrigir os comportamentos errados de seu papagaio é nunca bater no animal. Isso porque, além de poder magoar o pet, esse tipo de ação faz com que o animal acabe ficando com medo e tente morder o tutor para se defender. 

Para ajudar o animal é importante estabelecer uma palavra de comando com seu papagaio. Para isso, coloque a sua mão ou um poleiro por debaixo da barriga do seu pet. Com uma pressão ligeira, encoraje a ave a subir para a sua mão ou para o poleiro utilizando a palavra de comando. 

Use esse truque todas as vezes que você for retirar a sua ave da gaiola. Essa é uma forma de facilitar a correção de comportamentos errados dos pets. Se a sua ave fizer alguma coisa que não é adequada, deve dizer “Não!”, com voz firme, mas sem gritar.

Depois disso, é importante usar a palavra de comando, para colocar o papagaio novamente na gaiola. As aves são animais sociais, por isso não gostam de ser deixadas sozinhas, o que as leva a perceberem que um mau comportamento causa um castigo.

como amansar papagaio

Saiba como treinar o papagaio

Um dos passos mais importantes para iniciar o treinamento é criar um laço de amizade com o papagaio. É fundamental que seu papagaio não tenha medo de você, como dito anteriormente. Por isso, o correto a se fazer é se aproximar da gaiola muito lentamente, sem ruídos repentinos. Além disso, é importante não falar alto ou derrubar algo, ou isso vai assustar o pássaro. As primeiras impressões, assim que seu papagaio chega em casa, são importantes.

Se você tem uma ave dessas que está com medo, é fundamental começar com o contato visual, sem tentar tocar o animal. Isso até que ele se sinta mais seguro e chegue perto de você. 

Como recompensar a ave?

Você não deve se esquecer de recompensar seu papagaio quando ele tem um bom comportamento. Quando a ave se comportar bem, é fundamental que você a retire da gaiola, faça carinhos na cabeça do papagaio e brinque um pouco com ele, assim a ave irá saber que esse comportamento é o correto. 

Dessa forma, o papagaio irá responder melhor ao treino, todas as vezes que tiver um estímulo positivo. É importante ter em mente que, como todos os animais, as aves precisam de um certo tempo para entender qual é o comportamento que o tutor espera dela, afinal, não é possível mudar o comportamento do seu papagaio da noite para o dia.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário