Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba tudo para cuidar do seu filhote de papagaio

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Saiba tudo para cuidar de filhote de papagaio

Você sabe como cuidar de um filhote de papagaio? Eles são famosos por serem divertidos e conversarem com os tutores. Por este motivo, muitas pessoas gostam de ter estes pets em casa. 

Quando o filhote de papagaio chegar até você, é necessário saber quais os cuidados você deve ter com ele.

Para ajudar, a gente vai te contar tudo que você precisa saber para cuidar do seu pet.

Como comprar um filho de papagaio legalmente? 

Entre diversos truques, cantorias e imitações, esse pet é um ótimo amigo para quem está buscando companhia para afastar a solidão. Mas, se você deseja adquirir um papagaio, o primeiro passo é escolher o fornecedor certo.

Sobretudo, p o filhote de papagaio está entre os animais mais contrabandeados pelo tráfico, devido a sua popularidade.

Por isso, você deve comprar animais silvestres, como os papagaios, apenas de locais parceiros ou de criadouros autorizados. 

Para saber se o papagaio está dentro da lei, você deve conferir se ele possui uma anilha fechada em uma das patas, ou microchip sob a pele. É fundamental que você confira todas essas informações antes da compra.

Orientações para cuidar do seu filhote de papagaio

Saiba como alimentar seu filhote de papagaio

É importante saber que os filhotes de papagaio têm algumas necessidades de alimentação diferentes dos adultos, por conta disso, o filhote de papagaio deve receber uma alimentação adequada.

Algumas marcas já fabricam produtos específicos para o papagaio filhote. Elas são uma espécie de papa, o que facilita na hora da ave ingerir o alimento. Saiba que ele pode ser oferecido até o pet ter 90 dias de vida.

A quantidade de comida que o filhote de papagaio vai receber varia. Nos primeiros dias de vida ele deve comer entre seis e oito vezes por dia.

Mas, conforme o crescimento do animal, a frequência de alimentação deve reduzir. O ideal é que aos 60 dias de vida ele esteja recebendo apenas quatro refeições ao dia.

A partir desse momento, você pode começar misturar a ração de papagaio adulto com a de filhote e gradativamente ir colocando no pote, para que ele coma sozinho.

Já, aos 90 dias de vida, a alimentação deve ser com ração de adultos. Além disso, a ave pode começar a receber verduras e frutas também, porém, no máximo duas vezes por semana.

Para saber a quantidade exata de ração, você deve seguir as instruções da embalagem. Você também precisa estar atento à temperatura do alimento, que precisa estar morna – não quente para não machucar a ave.

Outras dicas para cuidar do filhote de papagaio

É fundamental que o pet tenha o espaço adequado para se mover e abrir as suas asas. Por isso, o importante é ter uma gaiola grande, pensando que a ave vai crescer. Manter a gaiola aquecida nos primeiros dias de vida do filhote é, também, muito importante. 

Outra dica é deixar a gaiola num local com sombra, mas que os raios solares da manhã ou do final da tarde alcancem. Os bebedouros e comedouros de metais são os mais recomendados para manter a água fresca e para facilitar na hora da limpeza.

Se você deseja saber mais coisas sobre os filhotes de papagaio ou sobre outras aves, você pode conferir outros conteúdos em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Marcos Donizete Modesto disse:

    Resgatei um filhote que estava sozinho em um ambiente municipal que mantenho limpo com recursos próprios. Não sei se foi abandonado.

  2. Mariana disse:

    Meu papagaio tem 3 meses, comia a papinha. Agora não quer mais a papinha. Vejo beliscando algumas sementes. Mais não dar pra ver o apoio cheio. Me ajude por favor.

    • Cobasi disse:

      Mariana, entendemos que você deseja uma solução rápida para o seu pet, no entanto, é necessário ter um diagnóstico. Por esse motivo a ida ao veterinário é tão importante, além disso, somente o profissional pode receitar o tratamento adequado ao seu papagaio.

Deixe o seu comentário