Saiba como aplicar injeção em gato

Compartilhar:


aplicando injeção em gato
Médicos e veterinários são os mais indicados para aplicar injeção-em gato

Aplicar injeção em gato é um procedimento normalmente usado por médicos-veterinários para administrar medicações ou remédios contra pragas e parasitas. Saiba como é aplicada a injeção em gatos e como contribuir para o seu pet não sofrer nesse momento. Com certeza ele vai agradecer. 

As diferentes maneiras de aplicar injeção em gato

Você sabia que há duas maneiras diferentes de aplicar injeção em gato? É isso mesmo! Seja o médico-médico veterinário, especialista ou o tutor, é necessário saber as principais diferenças entre elas, que são:

  • Injeção subcutânea: realizada do baixo da pele do animal (mais comum);
  • Injeção intramuscular: feita dentro da musculatura do animal;

Atenção: Por se tratar de um procedimento delicado, o ideal é que esse procedimento seja realizado por uma pessoa treinada para isso ou pelo seu médico-veterinário de confiança. Não se esqueça, a saúde do seu pet sempre em primeiro lugar. 

Injeção em gato: Prepare o pet

O primeiro passo para que o momento da aplicação de injeção em gato seja menos dolorosa para o felino é iniciar a preparação do animal. O essencial é deixá-lo hidratado antes e depois do procedimento, assim o organismo do pet vai absorver a medicação mais rapidamente.

Em seguida, é importante saber em qual local do corpo do animal o especialista vai aplicar a injeção. Assim, como tutor, você poderá fazer carinho na região para deixar o pet mais confortável e menos sensível à dor. 

Deixe o ambiente confortável para o animal

O ambiente é outro ponto que merece atenção antes de aplicar a injeção no felino. O ideal é que tenha um equilíbrio entre espaço para o pet e segurança para evitar que ele fuja na hora de receber a medicação.

Procure por um local que ofereça um ambiente amplo na parte interior do estabelecimento e que o chão seja plano e liso. Assim, serão criados obstáculos para evitar que o pet escape na hora da aplicação da vacina ou de medicamentos.

Verifique se o lugar onde o seu gato será medicado está esterilizado, pois qualquer descuido e o seu animal de estimação pode ser atacado por bactérias. Ah, e nunca abrace o pet no momento que acontecer a aplicação de injeção em gato, já que isso pode deixá-lo desconfortável e o procedimento se torna mais complicado.

A hora de aplicar a injeção em gato

menina ao lado do gato no veterinario
Carinho ajuda a acalmar o pet na hora da injeção.

Com o ambiente e o seu animal preparados chegou o momento mais importante: a aplicação da injeção no gato. Certifique-se que a agulha, a seringa e o pote da medicação estão corretos. 

Uma boa dica para apoiar o médico-veterinário neste momento e amenizar a ansiedade do pet na hora da injeção, é distrair o felino. Petiscos e carinhos na região onde a agulha será injetada são ótimas maneiras para deixar o seu pet mais confortável. 

Injeção anticoncepcional em gato: Indicado ou não?

Uma das maneiras que vem se popularizando para evitar a gravidez indesejada dos animais de estimação é a injeção anticoncepcional em gatos. Esse procedimento é bastante controverso e pode gerar uma série de problemas de saúde no animal, como:

  • tumores e infecções no aparelho reprodutivo;
  • câncer de mama;
  • desequilíbrio hormonal;
  • hemorragias internas.

Se você está pensando em usar injeção anticoncepcional em gatos para evitar a gravidez indesejada do seu animal, consulte um médico-veterinário. Ele vai indicar o melhor procedimento, assim como indicar os riscos à saúde do animal. 

Como evitar gravidez indesejada de gatas?

A alternativa saudável de evitar gravidez indesejada de gatas é o procedimento conhecido como castração. Feita da maneira correta por um médico-veterinário de confiança, a cirurgia de esterilização traz poucos riscos à saúde da felina, sendo o mais recomendado por especialistas.

Gostou de saber como aplicar injeção em gatos? Conte para gente quais são os truques que você usa para deixar esse momento menos desconfortável para o pet.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário