Como esvaziar a bexiga de um gato?

Compartilhar:


Gato deitado sob sofá
Saiba como ajudar o seu pet

Muitas vezes, um problema de saúde pode levar os seus tutores a perda de sono, principalmente quando não se sabe como esvaziar a bexiga de um gato. Ver o bichinho sofrendo e não poder fazer nada gera sensação de impotência. Porém, um tutor que se preze não cruza os braços e fica sentado esperando a solução, mas arregaça as mangas e vai atrás de uma saída.

Saiba que você não está sozinho nessa, já que esse é um problema considerado comum. A Cobasi preparou um conteúdo para você saber exatamente como esvaziar a bexiga de um gato. Acompanhe!

Conheças as causas

Quando o fluxo de urina não consegue realizar o seu caminho, o bichano começa a sofrer de obstrução uretral e passa a ter sérias dificuldades para urinar. Isso pode vir a acontecer por uma predisposição genética e acomete principalmente:

  • Felinos acima do peso;
  • Gatos que têm entre 1 e 7 anos;
  • Gatos machos.

Quando o gato não urina dentro da caixinha sanitária, pode ser por simples necessidade de marcar território.

Como também pode ser um sinal de que o gato anda estressado com alguma coisa, o que pode causar inflamações na bexiga chamadas de cistite.

Meu gato não consegue urinar

Não se desespere, procure conhecer melhor os sintomas para confirmar o quadro de saúde de seu pet. Caso o seu amigão vá constantemente a caixa sanitária e não consiga ter sucesso para urinar, é provável que esteja sofrendo e não esteja conseguindo esvaziar a sua bexiga.

Isso pode acontecer fora da caixa também, quando o gato passa a tentar urinar em diversos cantos da casa. Seu gatinho pode estar com a uretra parcialmente bloqueada, chegando a urinar em gotinhas, podendo ser até com sangue.

Mesmo se tratando de um problema sério, é importante manter em mente que há tratamento e que ele precisa ser colocado em prática o mais rápido possível para que o seu amigão não sofra de problemas de saúde mais graves.

Acompanhamento profissional

Nesse momento, o acompanhamento profissional é fundamental, pois a partir dele são colocadas em prática métodos sobre como esvaziar a bexiga de um gato adequadamente.

Claro que quando o gato não consegue urinar a preocupação aumenta, porém é preciso manter a tranquilidade, já que o tratamento se inicia antes mesmo da realização de exames laboratoriais.

Dessa maneira, a bexiga presa é considerada emergência e todo minuto que se ganha conta para que o seu pet consiga se recuperar.

As técnicas de esvaziamento de bexiga em gatos mais comuns são a por punção feita por meio de agulha ou a partir da passagem de uma sonda.

Médico veterinário analisando um exame
Procure sempre um profissional de sua confiança

O veterinário sabe como esvaziar a bexiga de um gato

Confiar no médico veterinário neste momento é a melhor coisa a ser feita. Afinal, não dá para esvaziar a bexiga do seu amigão sem auxílio profissional. Inclusive porque, em caso de uso de sonda, o seu pet irá precisar ser sedado ou passar por procedimento anestésico, o que requer infraestrutura adequada.

O veterinário também poderá administrar medicamentos que contribuem para que o seu gatinho deixe de sofrer. Portanto, saia dessa para que vocês possam voltar a ter bons momentos na companhia um do outro. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Maria Denise de Almeida disse:

    Percebi que o meu gato fica muito tempo na caixa de areia tentando fazer xixi .Mais não sai nem uma.gotinha de xixi ele está bem triste .se puderem me ajudar.eu agradeço

    • Cobasi disse:

      Maria Denise, como vai? Esse comportamento pode ser uma mudança da caixa de areia ou da areia, bem como alguma doença. Por isso, recomendamos que procure um médico-veterinário para consultar o seu gato.

    • Tania Bezerra disse:

      Leve correndo no vet porque deve estar com dor o meu estava assm levei foi passado sonda e medicação e Deu certo

Deixe o seu comentário