Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como esvaziar a bexiga de um gato?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato deitado sob sofá
Saiba como ajudar o seu pet

Muitas vezes, um problema de saúde pode levar os seus tutores a perda de sono, principalmente quando não se sabe como esvaziar a bexiga de um gato. Ver o bichinho sofrendo e não poder fazer nada gera sensação de impotência. Porém, um tutor que se preze não cruza os braços e fica sentado esperando a solução, mas arregaça as mangas e vai atrás de uma saída.

Saiba que você não está sozinho nessa, já que esse é um problema considerado comum. A Cobasi preparou um conteúdo para você saber exatamente como esvaziar a bexiga de um gato. Acompanhe!

Conheças as causas

Quando o fluxo de urina não consegue realizar o seu caminho, o bichano começa a sofrer de obstrução uretral e passa a ter sérias dificuldades para urinar. Isso pode vir a acontecer por uma predisposição genética e acomete principalmente:

  • Felinos acima do peso;
  • Gatos que têm entre 1 e 7 anos;
  • Gatos machos.

Quando o gato não urina dentro da caixinha sanitária, pode ser por simples necessidade de marcar território.

Como também pode ser um sinal de que o gato anda estressado com alguma coisa, o que pode causar inflamações na bexiga chamadas de cistite.

Meu gato não consegue urinar

Não se desespere, procure conhecer melhor os sintomas para confirmar o quadro de saúde de seu pet. Caso o seu amigão vá constantemente a caixa sanitária e não consiga ter sucesso para urinar, é provável que esteja sofrendo e não esteja conseguindo esvaziar a sua bexiga.

Isso pode acontecer fora da caixa também, quando o gato passa a tentar urinar em diversos cantos da casa. Seu gatinho pode estar com a uretra parcialmente bloqueada, chegando a urinar em gotinhas, podendo ser até com sangue.

Mesmo se tratando de um problema sério, é importante manter em mente que há tratamento e que ele precisa ser colocado em prática o mais rápido possível para que o seu amigão não sofra de problemas de saúde mais graves.

Acompanhamento profissional

Nesse momento, o acompanhamento profissional é fundamental, pois a partir dele são colocadas em prática métodos sobre como esvaziar a bexiga de um gato adequadamente.

Claro que quando o gato não consegue urinar a preocupação aumenta, porém é preciso manter a tranquilidade, já que o tratamento se inicia antes mesmo da realização de exames laboratoriais.

Dessa maneira, a bexiga presa é considerada emergência e todo minuto que se ganha conta para que o seu pet consiga se recuperar.

As técnicas de esvaziamento de bexiga em gatos mais comuns são a por punção feita por meio de agulha ou a partir da passagem de uma sonda.

Médico veterinário analisando um exame
Procure sempre um profissional de sua confiança

O veterinário sabe como esvaziar a bexiga de um gato

Confiar no médico veterinário neste momento é a melhor coisa a ser feita. Afinal, não dá para esvaziar a bexiga do seu amigão sem auxílio profissional. Inclusive porque, em caso de uso de sonda, o seu pet irá precisar ser sedado ou passar por procedimento anestésico, o que requer infraestrutura adequada.

O veterinário também poderá administrar medicamentos que contribuem para que o seu gatinho deixe de sofrer. Portanto, saia dessa para que vocês possam voltar a ter bons momentos na companhia um do outro. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

28 Comentários

  1. Maria Denise de Almeida disse:

    Percebi que o meu gato fica muito tempo na caixa de areia tentando fazer xixi .Mais não sai nem uma.gotinha de xixi ele está bem triste .se puderem me ajudar.eu agradeço

    • Cobasi disse:

      Maria Denise, como vai? Esse comportamento pode ser uma mudança da caixa de areia ou da areia, bem como alguma doença. Por isso, recomendamos que procure um médico-veterinário para consultar o seu gato.

    • Tania Bezerra disse:

      Leve correndo no vet porque deve estar com dor o meu estava assm levei foi passado sonda e medicação e Deu certo

  2. luciana disse:

    levei meu gato com ao veterinario esse mesmo problema,fizeram sonda nele e exame de sangue que nao apresentou cristais depois de tres dias voltou pra casa e tomou por 5 dias antibiotico e antiflamatorio e tranquilizante, mais em menos de 30 dias comecou novamente

  3. Tereza Cristina Claro da Silva disse:

    Meu gato é um gato de rua que foi abandonado por alguém, já está comigo a um ano e uns dias. Ele nunca teve esse problema, começou ontem dia 28 de agosto de 2022. Neste momento não trabalho desde começo da pandemia, não tenho recurso financeiro para pagar um veterinário neste momento, não posso pagar o veterinário, remedio ou a ração para gato com problema renal, peço que ajudem este gato, de alguma forma.

  4. JULIANA disse:

    Eu adotei meu gato de rua. Venho notando que está colocando força para fazer xixi. Às vezes, vem com pouco de sangue

  5. Geane Barbosa disse:

    Gente me ajudem pelo amor de Deus…cuido de animais tenho quase 30 gatos e 3 cães, por amor…estou com um gatinho que está com problema pra fazer xixi, estou dando remédio mas não está melhorando…estou sem condições de leva lo ao veterinário se tiver alguém que me ajude não tenho condições de pagar…me ajudem ele está sofrendo Deus abençoe

  6. ADELIA RODRIGUES disse:

    TENHO DUAS GATAS ME MUDEI DE CASA E UMA DELAS PAROU DE URINAR O QUE EU FAÇO OBG

  7. CLAUDIA disse:

    Meu gato nao consegue urinar. Como posso cuidar.?

    • Cobasi disse:

      Oi, Claudia. Como vai?
      procure conhecer melhor os sintomas para confirmar o quadro de saúde de seu pet. Caso o seu amigão vá constantemente a caixa sanitária e não consiga ter sucesso para urinar, é provável que esteja sofrendo e não esteja conseguindo esvaziar a sua bexiga. Nesse momento, o acompanhamento profissional é fundamental, pois a partir dele são colocadas em prática métodos sobre como esvaziar a bexiga de um gato adequadamente. Mas deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar neste momento 😊

  8. Alessandra disse:

    Acho muito engraçado esse povo que fala que não pode pagar veterinário para o gato e vê o bichinho sofrendo. Meu, não pode cuidar, não tenha! Além disso tem muito hospital veterinário comunitário que ou é de graça ou por um preço acessível. O que não dá é cruzar os braços e pedir ajuda na internet. E se fosse uma criança? Tenham mais compaixão!

  9. Maria disse:

    Meu gato não está fazendo xixi. Não tenho condições de pagar veterinário, o que faço

  10. Emanuela disse:

    Meu gato não está conseguindo fazer xixi e a bexiga de está muito grande

    • Cobasi disse:

      Olá! Emanuela! Tudo bem?
      Recomendamos que leve o pet ao veterinário, pois esses sintomas podem ser desencadeados por uma série de motivos.

  11. Yasmin vitória disse:

    Meu gatinho consegue fazer xixi.Só q o porém disso é que ele fica muito tempo na caixa de areia ou em outros lugares pra poder fazer xixi e acaba q ele faz bem pouquinho.Afinal ele tá bem tristinho 🙁

    • Cobasi disse:

      Olá Yasmin! Se seu gatinho está fazendo xixi pouco e parece triste, é importante levá-lo ao veterinário. Esses sinais podem indicar problemas de saúde, e apenas um profissional pode oferecer um diagnóstico preciso e as orientações adequadas para o tratamento.

  12. Leidiane silva disse:

    Meu gato está assim ele não consegue fazer xixi já tá com três dias e ele tá sofrendo muito E no momento eu não tenho condições de pagar um veterinário para ele então eu peço ajuda para ele

  13. Claudia disse:

    Tambem estou com este problema, depois que meu gato comeu racao carrefour

  14. Eloisa disse:

    O meu gato não consegue fazer o xixi e agora as fezes também já dei vários tipos de chá e agora ele fica fazendo pouquinho mas as fezes nada o que fazer ele é castrado e chipado

    • Cobasi disse:

      Olá, Eloisa! Se o seu gato está com dificuldades para urinar, isso pode indicar um problema. Recomendamos consultar imediatamente um veterinário para avaliação e orientação adequada. Evite tentativas caseiras e busque ajuda profissional.

  15. Sônia Maria da Silva disse:

    Faz dois dia que meu gato n faz xixi n tenho dinheiro pra leva no veterinário e caro fui no veterinário ele passou um amoxicilina e cetoprofeno n come de ver em quando ele vomitar n sei mais o que fazou me ajuda

Deixe o seu comentário