Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aprenda como fazer mureta para jardim

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como fazer mureta para jardim

Um jardim repleto de flores e plantas diferentes é um local cheio de vida e de alegria. No entanto, como é possível organizar esse espaço sem precisar danificar toda a vegetação do local? Se quiser saber a resposta, vem com a gente e saiba como fazer mureta para jardim.

Com ela, seu pedaço verde ficará organizado e ainda dará um aspecto mais bonito ao seu jardim.

Muro e mureta: Qual a diferença?

Antes de tudo, é comum que surja a dúvida de qual a diferença entre essas duas estruturas. Afinal, ambas podem ser feitas do mesmo material e estão presentes no jardim.

No entanto, o muro é uma construção que costuma ser maior que a mureta. Além disso, ele tem a função de proteger e demarcar grandes espaços.

Já as muretas têm como função principal dividir a área interna do seu jardim. Dessa forma, é possível separar os tipos de plantas por ele e ainda criar ambientes com culturas de jardinagem diferentes.

Então, se o seu jardim está precisando dessa estrutura para ter mais organização, continue com a gente.

Como construir muretas de jardim

Como fazer mureta para jardim

Primeiramente, é preciso delimitar o espaço em que a mureta será colocada

Com o auxílio de uma ferramenta de delimitação, indique no solo onde ela será construída. Uma boa dica é utilizar pequenas estacas de madeira e linha para essa função.

Demarcado o espaço, retire a grama e pedras no solo dessa área. Faça com que a terra onde será feita a mureta esteja plana e sem objetos que atrapalhem.

Após isso, cave na região indicada, de modo que tenha espaço para o encaixe da mureta. Cuidado neste processo para não arrancar plantas que estejam próximas dessa área. 

Finalizado esse processo é hora de montar a sua mureta. Para isso, é possível criar uma mureta de concreto para jardim com blocos de cimento ou tijolos.

Fixe os tijolos que serão a base de sua mureta no solo na área demarcada. Após terminar todo o contorno da primeira camada, você pode preencher os espaços vazios com terra ou cimento. 

Coloque outra camada de tijolos em cima da anterior e faça a liga com cimento. Se preferir que sua mureta seja mais alta, acrescente quantas camadas forem necessárias.

Em seguida, faça o acabamento da mureta com cimento, de maneira que as paredes fiquem retas e lisas. Uma espátula pode te ajudar nessa tarefa.

Por último, acrescente um piso de revestimento para sua mureta. Aqui, seu gosto pessoal pode se manifestar, fazendo com que a cor da mureta combine com toda a vegetação.

Cuidados com sua mureta

Assim como o seu jardim precisa de cuidados e manutenção, com a mureta não será diferente.

Fique atento para o surgimento de formigueiros em buracos presentes na mureta. Por esse motivo, tape todos para evitar esse inseto.

Não construa sua mureta perto de plantas com raízes muito altas. Dessa forma, é possível que a planta afete a estrutura da mureta e cause rachaduras.

E finalmente, caso sua mureta seja frágil, não coloque muito peso em cima dela como vasos grandes ou potes pesados.

Com esses cuidados, seu jardim terá uma boa estrutura para dividir ele e que ainda dará um aspecto mais organizado a ele.

Gostou das nossas dicas de como fazer mureta para jardim? Se sim, temos outros conteúdos sobre jardinagem que você pode se interessar:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário