Como fazer o cachorro engordar? Descubra como ajudá-lo de maneira saudável

Compartilhar:


como fazer o cachorro engordar

Além dos cuidados tradicionais, alguns pets precisam de uma atenção a mais quando o assunto é alimentação. Afinal de contas, como fazer o cachorro engordar? Essa é uma dificuldade que muitas pessoas podem ter com o cãozinho e não há uma resposta simples. O importante é realizar o processo de maneira saudável para o animal.

É preciso avaliar cada caso, pois há várias razões que podem provocar o emagrecimento do bichinho. Se o cão foi vítima de maus-tratos, é possível reverter o quadro rapidamente, após submeter o animal a uma dieta equilibrada.

Assim ocorre também com fêmeas ao parir, que geralmente emagrecem devido à intensa amamentação nos primeiros dias de vida dos filhotes.

Mas se o seu cachorro não se encaixa em nenhuma das situações citadas e ainda assim está muito magro, é hora de levá-lo ao veterinário. O profissional será capaz de fazer a avaliação adequada. É possível que sejam solicitados exames para identificar o real motivo do emagrecimento.

Quais são as razões para o cachorro não engordar?

As respostas à pergunta ‘como fazer o cachorro engordar’ podem estar relacionadas a diversos fatores. Entre eles estão falta de nutrientes, resistência a algum tipo de alimento novo ou doenças como câncer, diabetes, hepatites e problemas digestivos.

Para o último caso, o veterinário possivelmente irá recomendar a troca da ração por outra mais apropriada. Nesses casos, aquelas com proteínas (no rótulo, geralmente está indicado se há boi, frango ou cordeiro na composição) são aconselháveis.

Provavelmente, a orientação do profissional sobre como fazer o cachorro engordar irá partir do princípio de que será necessário aumentar suas calorias. Para isso, será preciso que o bichinho consuma mais calorias do que está acostumado.

Como fazer o cachorro engordar?

Aumente progressivamente a quantidade do alimento consumido durante o dia. Porém, tome cuidado e esteja sempre atento às orientações do veterinário que acompanha seu pet. Isso porque o exagero na alimentação também pode fazer mal, ocasionando vômitos e diarreias.

A pancreatite também pode surgir caso haja excesso de gordura. Esse se torna um problema ainda maior com o passar do tempo, uma vez que um dos sintomas da doença é a perda de apetite.

Uma dúvida muito comum das pessoas que querem saber como fazer o cachorro engordar é a maneira mais adequada de fazer isso.

Para que o aumento não seja radical, é recomendável aumentar a frequência das refeições diárias, em vez da quantidade de ração nos horários já existentes. Por exemplo, se o seu pet come duas vezes ao dia (no período da manhã e à noite), discipline o bichinho a comer ao meio-dia também.

Controle da alimentação

Para saber como fazer o cachorro engordar, é necessário observar atentamente a alimentação do animal. Mesmo após levá-lo ao veterinário e fazer os ajustes, registre em algum caderno diariamente como tem sido o seu progresso e a mudança de peso a cada medida nova tomada.

Com isso em mãos, você terá um manual prático de como fazer o cachorro engordar toda vez que houver perda de peso.

Gostou do artigo do Blog da Cobasi? Veja outros temas interessantes:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário