Como plantar girassol no vaso

Compartilhar:


como plantar girassol

Os fãs da jardinagem vão adorar aprender como plantar girassol, isso porque esta é uma das flores mais bonitas do mundo e de fácil cultivo. De origem norte-americana, as plantações da espécie se espalharam por aí e hoje a extração do óleo de girassol é usada para a fabricação de diversos produtos.

Conheça mais sobre esta flor que literalmente gira à procura do sol e dicas de plantio para embelezar seu quintal ou apartamento.

Como plantar girassol: 5 dicas para cultivar a flor

Os cuidados com essa planta, que fez sucesso até nos quadros do famoso pintor Vincent Van Gogh não são complexos. Porém, é importante prestar atenção aos detalhes, pois podem ser o fracasso ou sucesso da sua planta. 

Por isso, separamos algumas dicas essenciais para que você não corra riscos.

Descubra a diferença entre as espécies

Antes de descobrir como plantar girassol, saiba que existem vários tipos da flor, sendo o girassol anão o mais procurado para cultivo caseiro por conta do tamanho. Sendo assim, se você mora em um local que não tem tanto espaço, é uma variedade interessante, pois sua altura gira em torno de 30 a 50 cm.

Ofereça espaço suficiente para a planta se desenvolver

Um aprendizado no mundo da jardinagem que se aplica para os girassóis e qualquer outra planta: saiba o tamanho dela já adulta para escolher o vaso. Esta é uma flor que precisa de espaço, desta forma, aposte em um vaso que fique entre 30 a 40 cm de diâmetro.

No mais, você também vai precisar de argila expandida para forrar a base do vaso, além de terra adubada para plantar sua semente e ferramentas de jardinagem.

Como plantar girassol em apartamento sem varanda

passo a passo como plantar girassol

Bom, não é nenhum segredo que esta é uma planta que precisa de sol. Então, depois que você seguir nossas dicas iniciais de como plantar girassol, coloque o vaso em um ambiente que receba luz direta.

O ideal é que o lugar receba os primeiros raios e que a plantinha fique no sol por mais ou menos 4 horas ao longo do dia.

Preste atenção na hora de regar o vaso

A máxima que mais vale menos água que excesso é válida para os girassóis, isso porque é uma planta sensível que não lida bem com terra encharcada. Sendo assim, se você mora em uma região muito quente, uma rega diária basta, caso contrário, a frequência sobe de dois em dois dias.

De qualquer forma, sempre afunde o dedo na terra para ver se ela está seca. O ponto perfeito para o girassol é a terra levemente úmida, pois impede que o caule amoleça ou a raiz apodreça.

Conheça o ciclo de vida do girassol

Por fim, vale lembrar que o cultivo da planta tem um ciclo de mais ou menos 12 meses contando da semente até a floração e fim da vida do girassol. Ou seja, se prepare para aproveitar as flores no auge e vá se animando para plantar mais sementinhas!

Uma dica extra de como plantar girassol para quem está começando é que, antes de plantar a semente, espere ela germinar. Para isso, pegue uma delas, coloque no meio de um papel toalha, deixe-o sempre úmido e em 48 horas a germinação vai começar. Depois é seguir o passo a passo para plantar a semente no vaso.

Para mais dicas de jardinagem, vem com a gente! Temos outros conteúdos no blog Cobasi:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário