Confira dicas para plantar e cuidar de girassol em casa

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como plantar girassol no jardim
Uma boa iluminação é essencial para o desenvolvimento do girassol

Plantar girassol em casa é uma tarefa bastante simples. O apaixonado por jardinagem precisa apenas se atentar a questões como iluminação, rega, vaso, substrato e rega.

Pode até parecer muitas coisas para prestar atenção, mas com as dicas abaixo, ficará muito fácil decorar a casa com lindos girassois. Confira!

Girassol: ficha técnica

Nome científicoHelianthus annuus
Nome popularGirassol
OrigemAméricas do Norte e Central
FamíliaAsteraceae
Ciclo de vidaAnual

Como plantar girassol em casa

O primeiro passo para plantar girassol em casa é escolher o tipo de planta mais adequado às características do ambiente.

Por exemplo, se a ideia é cultivar em vasos, ambientes internos e compactos, a melhor opção são os girassois anões. Com altura que pode chegar a até 60cm de altura, ele combina com qualquer decoração.

Agora, para quem planeja plantar girassol no jardim, uma alternativa são as plantas altas, com até 1,80cm de altura.  O que é ideal para a criação de decorações ornamentais no quintal.

Preparo do solo para girassol

Após a escolha do tipo de girassol mais adequado à sua residência, é o momento do preparo do solo que vai receber as sementes. O ideal é optar por solos e substratos com boa drenagem.

Se a sua preferência for por plantar girassol no vaso, o ideal é que ele tenha, ao menos, 20cm de diâmetro e furos na base. Essa combinação favorece o escoamento da água da rega.

Se a ideia foi decorar o jardim, o ideal é oferecer misturar substrato drenável para evitar o acúmulo de água e apodrecimento das raízes.

Qual o melhor lugar para plantar o girassol?

O girassol, como o próprio nome sugere, é uma espécie que precisa da luz solar para se desenvolver. Por isso, o melhor lugar para cultivá-la são jardins abertos, varandas ou próximo de janelas.

Plantio a partir das sementes

A maneira mais simples é fazer o plantio do girassol a partir de sementes, que podem ser encontradas na loja Cobasi mais próxima. Confira o passo a passo a seguir:

  • comece fazendo uma cova com 5cm de profundidade no solo;
  • distribua as sementes no buraco;
  • feche a cova com substrato orgânico;
  • regue o solo para estimular o florescimento.

Importante:  para quem deseja plantar dois ou mais girassois no jardim, o recomendado é guardar a distância de 15cm entre cada cova.

Como cuidar de girassol em casa

Após plantar o girassol no vaso ou jardim, chegou a hora de cuidar para que a sua plantinha cresça bonita e saudável. Confira algumas dicas.

A iluminação ideal para o girassol

O girassol é uma espécie que precisa de, pelo menos, 4 horas de luz direta sol por dia. Por isso, o recomendado é deixar o seu vaso próximo de janelas ou varandas.  

O substrato ideal para a planta

Substratos orgânicos que combinam húmus de minhoca, esterco de boi, argila expandida ou cascalhado são ideais para o cultivo. Dessa maneira, você garante que a planta tenha os nutrientes necessários e evita o acúmulo de água.

Cuidados com a rega

A rega do girassol deve ser feita de 2 a 3 vezes por semana, garantindo que o solo esteja sempre úmido para favorecer a absorção de nutrientes. Entretanto é essencial evitar que o solo fique encharcado e prejudique a saúde das raízes.

Preciso podar a planta?

A poda da planta deve ser feita sempre entre o outro e inverno, período em que a floração está terminando.

Nesse momento, reúna suas ferramentas e remova folhas e flores que estejam murchas ou secas. Assim, você garante que ela terá energia suficiente para florescer novamente na primavera.

Dicas para plantio e cultivo de girassol

Gostou de saber como plantar e cuidar de girassol em casa? Para aprender sobre jardinagem, consulte o nosso Guia de Plantas

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário