Como saber a raça do meu gato? Dicas para reconhecer raças diferentes

Compartilhar:


como saber a raça do meu gato

Após adotar um novo gato como parte da família, alguns tutores podem ter curiosidade sobre a procedência do pet. Assim, podem perguntar: como saber a raça do meu gato?

De acordo com a Associação Internacional de Gatos (TICA), existem 71 raças conhecidas! São muitas, não é mesmo? Animais de linhagem pura possuem padrões em comum mais fáceis de identificar. Mas hoje em dia existem tantos gatos domésticos, que pode ser difícil diferenciar se o pet é de raça ou não.

A seguir, confira um panorama sobre como descobrir a raça do seu gatinho.

Como saber se meu gato é de raça?

“Como saber a raça do meu gato?” é uma pergunta frequente entre tutores. 

Para começar, se o pet foi comprado em um gatil de confiança, solicite o pedigree do animal. Nessa documentação estarão reunidas todas as informações do pet, inclusive sua ancestralidade. Dessa forma, você saberá de qual raça ele é proveniente.

Além disso, algumas características físicas específicas são passadas de animal para animal, o que também pode te ajudar a descobrir a raça do felino.

Como saber a raça do meu gato: características físicas

Orelhas

Verifique o tamanho, formato e comprimento das orelhinhas. Gatos da raça Curl têm orelhas levemente dobradas para trás, enquanto aquelas com ancestralidade persa apresentam formato triangular.

Rabo

O tamanho do rabo também é outra característica diferencial. O Manx, por exemplo, tem um corpo achatado e o rabinho curto. Já o Maine Coon tem um rabo longo e peludo.

Pelagem

A coloração, o comprimento e a espessura do pelo diferem de acordo com a raça. O gato Persa tem pelos longos, e o Siamês tem pelagem curta, com tonalidades mais fortes nas extremidades do corpo, por exemplo.

Focinho

Gatos com focinho em formato de “V” podem ser Persas, Himalaios ou exóticos. Já os Siameses têm nariz levemente afinado.

O ideal é procurar fotos de referência para ajudar na diferenciação.

Existem gatos sem raça?

como saber a raça do meu gato, gato deitado frajola olhando para frente

Os gatos sem raça definida (SRD) existem e são muito comuns no Brasil. Tanto é que 80% dos gatos domésticos do país não têm raça definida!

Quando o gato é resgatado e adotado, é mais difícil descobrir seu pedigree. Isso acontece porque não há documentação sobre sua procedência, tal como acontece em gatis.

Os gatos sem raça podem ter pelagem curta ou longa, dependendo dos traços genéticos do pet. Sem contar que as orelhas, o rabo e o focinho também mudam, de acordo com o cruzamento. 

Ou seja, esses animais não têm características físicas similares e podem ter semelhanças com diferentes raças, como Siamês ou Persa.

No entanto, os gatos domésticos geralmente possuem pelos curtos, por isso são facilmente comparados ao British Shorthair e American Shorthair.

O British tem cabeça plana, cauda grossa, curta e com a ponta arredondada, e orelhas triangulares. Já o American Shorthair é mais musculoso, tem o peito largo, cauda larga e fina na ponta.

Mas seja lá qual for a raça do seu pet, o importante é cuidar do felino com produtos de qualidade, muito amor e carinho todos os dias!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário