Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como tirar cheiro de xixi de gato do sofá e do piso de casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como tirar cheiro de xixi de gato capa, gato deitado olhando para cima

Apesar de serem muito higiênicos, gatos podem fazer xixi fora da caixinha algumas vezes. Em consequência, a casa fica com aquele cheirinho desagradável e tutores se questionam como tirar cheiro de xixi de gato?

Se você já teve essa dúvida e não soube como resolver o problema, a Cobasi te ajuda!

Por que a urina do gato tem cheiro forte?

Todo tutor de felino sabe que o cheiro da urina de gato é desagradável. Isso acontece porque esses animais não bebem tanta água durante o dia. Logo, o xixi se torna mais concentrado. 

Além disso, esses animais têm o costume de marcar território, por isso o odor é tão forte.

Mas, para além do cheiro, tutores precisam ter atenção aos hábitos do felino, para garantir que o problema não está relacionado a problemas de saúde, sobretudo no caso de gatos idosos.

E por que meu gato faz xixi fora da caixa?

Diversos fatores podem influenciar o comportamento felino. O pet pode fazer xixi no lugar errado por:

  • não ser castrado;
  • mudança de rotina ou de casa;
  • falta de limpeza da caixinha de areia;
  • falta de atividades;
  • inclusão de um novo membro na família;
  • tédio;
  • irritação.

Como dito, o tutor deve prestar atenção ao comportamento e hábitos do pet para se certificar de que está tudo bem. Uma sugestão é posicionar mais de uma caixinha de areia em locais de fácil acesso em casa.

No entanto, caso não surta efeito e você não consiga definir o porquê do pet fazer xixi no lugar errado, leve o felino ao veterinário para investigar as causas.

Como tirar cheiro de xixi de gato

como tirar cheiro de xixi de gato, gato deitado brincando

A primeira dica é evitar receitas caseiras. Embora práticas, em alguns casos os felinos podem ter alergia aos produtos utilizados. Por isso, o ideal é fazer o seguinte:

  1. Coloque luvas para evitar o contato direto com a urina.
  2. Então, seque o xixi com um pano seco e limpo ou papel-toalha.
  3. Quando o local estiver seco, aplique um desinfetante à base de amônia quaternária. Deixe o produto agir por 10 minutos.
  4. Passe um pano úmido para secar.

Como tirar cheiro de urina de gato do sofá

O problema é mais complicado quando o gato faz xixi em estofados, como sofás. Nesse caso, limpe imediatamente para evitar a absorção da urina.

Não esfregue o local manchado com xixi. Ao invés de limpar, isso fará com que as fibras absorvam o cheiro. Em consequência, o móvel ficará danificado e será mais difícil limpar.

Então, basta seguir o passo a passo anterior. Se preferir, use uma esponja seca para remover o excesso, ao invés de panos ou papel-toalha. E se, mesmo após usar o desinfetante, o cheiro não sair, utilize detergentes específicos para limpeza do xixi de gato, encontrados em lojas especializadas, como a Cobasi.

Como tirar cheiro de xixi de pedras frias

Após absorver parte do xixi, despeje um pouco de desinfetante no local e deixe agir por 10 minutos ou mais. Na finalização, passe um pano molhado para remover qualquer resquício de urina.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário