Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cores de gatos: quais são e o que significam

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cores de gatos

Belos, macios e majestosos, os felinos encantam por sua personalidade e também pela pelagem multicolor. A variação de cores de gatos deixa qualquer “gateiro” deslumbrado!

O que nem todo mundo sabe é que as cores de gatos também podem dar indícios do comportamento. Isso acontece pois elas são resultado da genética desses animais.

Continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!

Cores de gatos e seus significados

Você acredita que pela cor do gato é possível saber se ele é macho ou fêmea? Está certo quem respondeu que depende! A genética é a resposta para esta questão!

As cores de gatos vermelho e preto são definidas pelo gene X. Quem não se lembra das aulas de biologia na escola, nós ajudamos! As gatas fêmeas possuem o gene XX, enquanto os machos são XY. Por essa razão, as fêmeas podem ter mais cores do que os machos!

Enquanto os gatos machos podem ter uma ou duas cores, as fêmeas podem ser tricolores ou ter até outras tonalidades, como a pelagem conhecida como escaminha.

Gato escaminha

gato escaminha

No geral, os gatos escaminhas são fêmeas, já que possuem uma maior variedade de cores na sua pelagem. Seu comportamento é muito variado já que é fruto de uma grande mistura.

Além dos genes, outro fator que influencia na cor do pelo do gato são as células chamadas melanócitos e a quantidade de melanina. Ela determina a intensidade dos tons escuros e avermelhados. Aqueles que têm mais melanina possuem cores mais fortes e intensas, como o preto e o laranja. Já aqueles com menos, ficam com a pelagem cinza, bege e branca!

Cores de gatos: branco

O gato branco é aquele que possui o gene dessa cor.  Seu temperamento costuma ser mais calmo e, às vezes, um pouco assustado. Além disso, animais dessa pelagem podem ter albinismo, que também é notado na cor dos olhos, na pele e no nariz, que também são claros.

Gato preto e branco

cores de gatos

A pelagem preta e branca acontece quando um dos genes é da cor branca e o outro de outro, como preta. Também pode acontecer da pelagem ser de um gato cinza e branco, mas nesse caso também existe a relação da quantidade reduzida de melanina.

Assim como os escaminha e o branco que citamos acima, tudo isso é genética e também influencia no comportamento. Enquanto os gatos brancos, no geral, são mais tranquilos, os pretos somam a característica da timidez.

Encontre tudo para gatos com os melhores preços!

Gato preto

gato preto e outras cores de gatos

O brilho do pelo do gato preto encanta a qualquer um. O misticismo e as lendas que giram em torno desse belo animal, nada tem a ver com a realidade. Como já sabemos, a pelagem é definida pela genética e são os genes que definem as cores de gatos.

Quando o assunto é o comportamento, o gato preto é muito parecido com o branco: tranquilo e calmo. Eles também costumam ser muito carinhosos com seus tutores. São pets incríveis!

Cores de gatos: laranja

Lembra da Garfield? Ele é um gato laranja! De acordo com a sua genética, possui melanina dominantes. E o comportamento? Eles são carinhosos e adoram companhia.

Muito parecido com o famoso gato que adora lasanha, não é mesmo?

Outra característica dos gatos laranja é que são mais comuns indivíduos machos nessa coloração. Apesar de existirem, a gata laranja é mais rara!

Gato marrom

gato marrom

O gato siamês é um exemplo famoso de gato marrom. Essa é uma das cores de gatos mais apreciadas!

O significado da cor dos gatos está relacionado à genética, mas pode variar muito de um pet para o outro. Os genes também atuam no caso da heterocromia em gatos genética, ou seja, quando o felino tem um olho de cada cor.

Assim como a coloração dos pelos, as células chamadas melanócitos também são responsáveis pela cor dos olhos. Mais comuns em gatos brancos de olhos azuis, a heterocromia acontece quando as células se transformam em melanócitos e produzem a melanina, dando cor apenas a um dos olhos.

A genética é incrível, não é mesmo?!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Edmara Tavares Picoli disse:

    Tenho 7 gatos,1 preto Aslan ,olhos verdes lindo maravilhoso, carinhoso,mas faz xixi fora da caixinha,Lili olho verde amarela com branco, barriga toda branca um docinho meiga adora mostrar seu barrigão branco e aí receber carinho,Bela e Nala olhos azuis são brancas com mesclas begê e cinza , Kiara olho amarelo toda rajada a MAIS LEVADA,simpática, independente.
    Balu mesclado de branco e cinza,olhos azuis claro adora dormir debaixo do cobertor,Simba tem olhos bem azuis lembra bem um siamês e gordo como o garfield

  2. Valéria da Silva disse:

    Tenho: Razir amarelo rajado diferentes tonalidades, branco bem pouco, lindo carinhoso independente, responsável cuida dos outros, tem o RUBI idêntico ao Razir nas cores pouco menor difícil pra notar,eu sei pelo olha e comportamento é agarradinho cobra momentos comigo, Radhyja,, siamês independente, Boladona,conversa e pedi carinho quando os irmãos é são irmãos, quando eles não estão pôr perto,muito inteligente e fofoqueira ,me avisa se os outros estão em lugar não permitido (fogão bojão, armário etc) não é um miado mas é a sua linguagem,e,Romeu meu pretinho que a uma semana adotei,tem uns 3 meses, animado traveso ataca os parentes grandões de 1 ano destemido, tem sorte os outros aturam ele viram de costas, hoje estendeu a mão pro Razir, é o que mais se aproxima dele 🌺🌹🌻🌼 AMORES DA MINHA VIDA 🌹

Deixe o seu comentário