Você sabe o que é um gato tricolor?

Compartilhar:


Um gato tricolor é aquele que possui três cores, sendo as mais comuns o branco, preto e o amarelo, mas outras combinações também são possíveis nessa espécie. 

Com a pelagem toda mesclada, eles são lindos e chamam a atenção de várias pessoas. O gato tricolor não é de nenhuma raça específica, indo desde os sem raça até os com pedigree, como os persas

Por serem exóticos, diversas dúvidas surgem sobre os gatos tricolores, como se eles são só fêmeas. Abaixo você confere a resposta para essa questão, além de outras curiosidades. Não perca e boa leitura!

O gato tricolor é só fêmea?

Segundo especialistas, a maioria dos gatos tricolores são fêmeas. Os machos representam um pouco menos que 1% do total, segundo pesquisa da Universidade do Missouri (EUA) 1 em cada 3.000 gatos tricolores são machos. 

Além disso, esses gatos são anomalias cromossômicas. A cor da pelagem é herdada dos pais e os genes das cores estão localizados no cromossomo X. 

Assim, na reprodução, a gata passa para o filhote um cromossomo X e o gato pode passar um cromossomo X ou Y, dando então origem a uma fêmea (XX) ou macho (XY)

Ou seja, para uma fêmea ser tricolor, ela precisa de um cromossomo X da cor branca e outro da cor amarela. 

Então, quando os machos têm o cromossomo X branco e outro Y, ele será XXY, ao invés do XY normal, sendo assim estéril. 

Além disso, gatos machos tricolores, geralmente, possuem a Síndrome de Klinefelter, que pode acarretar diversos problemas de saúde como: deformidade genital, dano cerebral ou falha nos órgãos. 

A expectativa de vida desses gatos é menor que a dos demais e eles precisam, geralmente, de atenção e cuidados especiais. 

Enquanto um gato normal e uma fêmea tricolor vivem em média 15 anos, um macho tricolor vive aproximadamente de 7 anos.  

Tipos de tricolores

A mistura das cores pode originar gatinhos completamente diferentes. Os tipos de gatas tricolor são divididos conforme a proporção da cor branca em relação às demais e no tipo de padrão que as cores formam. Os tipos podem ser:

Calicó ou espanhola

São os gatos que têm a cor branca predominante na barriguinha, patinhas, peito e queixo. O restante do pelo tem manchas laranjas e pretas, com o tom mais acinzentado.

Carey ou tartaruga

O padrão nesses gatinhos é assimétrico, possuindo manchas diversificadas no pelo. A cor preta predomina e o branco quase não aparece. Geralmente as cores são mais claras também.

Tigrada

Os gatinhos dessa espécie são todos malhados com as três cores, distribuídas de forma quase igual, sendo bastante raro e bem bonito!

Personalidade do gato tricolor

Embora muito se argumente que a personalidade do gato é determinada pela raça dele, alguns especialistas afirmam que os gatos tricolores são cheios de atitude, além de serem independentes e teimosos. 

Além disso, dizem que são carentes e bastante assustados com sons estranhos. 

As fêmeas são conhecidas por serem protetoras, cuidando muito bem da ninhada e protegendo seus filhotes. Eles também adoram brincadeiras com bolinhas, ratinhos, entre outros. 

Cuidados com esse gato

Os cuidados com esse tipo de gato devem ser iguais aos de outro tipo de pelagem ou raça, priorizando uma alimentação cheia de nutrientes e balanceada e exercícios físicos diários. 

Além disso, é fundamental realizar idas periódicas ao médico veterinário, para ele garantir que o seu gatinho está saudável e bem alimentado.

Curiosidades sobre o gato tricolor

Desde os tempos mais antigos, os gatos tricolores são reconhecidos por trazerem fortuna aos lares. 

Atualmente, algumas lendas mantêm essa fama de atraírem fortuna e boa sorte. Nos Estados Unidos, por exemplo, o gato tricolor é chamado de “gato do dinheiro”. 

Já no Japão, ele é representado pela figura do Maneki Neko, um gato que acena e é o protetor dos negócios, atraindo sorte. 

Quer saber mais sobre a saúde e comportamento dos felinos? Acesso nosso blog, lá você encontrará mais conteúdos sobre:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Carlos Henrique Martins Corrêa disse:

    Minha gatinha é tricolor, e faz parte da família. Se eu me separar da minha esposa, vou brigar na justiça por ela.

  2. Marta Corrêa dos Santos disse:

    Muito esclarecedor. Obrigada.

  3. Marta Correa dos Santos disse:

    Texto muito esclaredor. Obrigada.

  4. Ana Cláudia Barbosa disse:

    Minha gata e uma tricolor

  5. Claudia disse:

    Excelente matéria. Adorei

  6. Eleonora Mascolo disse:

    Gostei muito , tenho uma gata tricolor (Calico) sempre procuro estar bem informada a respeito .

  7. Carlos Henrique Martins Corrêa disse:

    Amo minha filha felina, Nanny hoje tem 13 anos é muito amada,e mimada. Dorme conosco na cama no ombro de minha esposa.

Deixe o seu comentário