Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Você sabe o que é coronavirose canina? Conheça os sintomas e tratamentos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coronavirose

A coronavirose canina é uma doença transmitida através de um vírus que pode afetar o intestino e o sistema respiratório dos cães. 

Um dos principais problemas dessa doença é a dificuldade do diagnóstico, uma vez que seus sintomas podem ser semelhantes aos de outras doenças como a cinomose e a parvovirose. 

O que é a coronavirose canina?

Esta doença é causada por duas espécies de vírus: um entérico conhecido por CCoV e um respiratório, conhecido como CRCoV

A doença ocorre após um período de incubação que pode variar entre 18 e 73 horas, durante o qual o animal pode começar a apresentar os primeiros sintomas

O vírus entérico afeta as células do intestino do pet, causando uma inflamação intestinal que pode ser leve ou grave. No entanto, a maioria dos cães se recupera com facilidade. 

Já o vírus respiratório se assemelha a uma gripe, atacando o sistema respiratório do animal. Essa doença costuma ser a causadora da traqueobronquite ou da tosse dos canis

Quais são os sintomas da coronavirose canina?

Os sintomas da coronavirose canina variam de acordo com o vírus e a região acometida. Conheça a diferença entre esses sintomas.

Coronavírus entérico:

  • diarréia intensa com coloração amarelada ou alaranjada fétida;
  • vômito;
  • desidratação;
  • perda de apetite;
  • febre;
  • tremores;
  • apatia;
  • sangue nas fezes.

Coronavírus respiratório:

  • tosse;
  • descarga nasal.

Como ocorre o contágio da coronavirose?

A doença é transmitida através do contato com as fezes ou objetos contaminados, como comedouros, bebedouros, brinquedos e caminhas. 

O vírus está presente na saliva e nas secreções, portanto, caso o animal contaminado tenha cheirado, lambido ou mordido algum objeto, o vírus pode ser transmitido. 

No entanto, essa infecção pode ser mais grave em cães filhotes, idosos ou com a imunidade baixa. Sendo assim, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento da doença. 

Como é feito o tratamento dessa doença?

Por ser uma doença com sintomas semelhantes à parvovirose ou cinomose, a coronavirose canina deve ser diagnosticada através de exames clínicos

Após o diagnóstico, o tratamento é feito de maneira sintomática, ou seja, quando os sintomas da doença são tratados, estabelecendo uma melhora gradual do pet.

Para isso, podem ser indicados a fluidoterapia, como uma forma de utilizar o soro para o tratamento da desidratação, remédios para regular a diarréia e antiinflamatórios para tratar os sintomas da tosse.

Como o contágio ocorre através de objetos contaminados, a melhor forma de prevenir a doença é evitando o contato do seu cão com outros animais. Além disso, a vacina V10 é uma ótima forma de imunizar o cachorro. 

Além da prevenção contra a coronavirose, a V10 é responsável por garantir a prevenção de mais nove doenças, entre elas a parvovirose, cinomose e leptospirose. 

Agora que você já sabe sobre essa doença, acesse nosso blog e fique por dentro de outras dicas sobre cachorros:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário