Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual é a diferença entre Shih Tzu e Lhasa Apso? Descubra agora!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Algumas raças de cachorros são tão parecidas entre si que podem causar confusão na identificação de cada uma. Por isso, entre as raças de pequeno porte, saber a diferença entre Shih Tzu e Lhasa Apso é uma dificuldade muito comum entre tutores de primeira viagem.

Isso porque essas duas raças têm uma ancestralidade comum, o que resultou em semelhanças físicas, como no tamanho e na aparência dos pelos.

Além disso, tanto cachorros Shih Tzu quanto Lhasa Apso são indicados para vivência dentro de casa ou de apartamentos, por serem pequenos, calmos e excelentes companheiros.

Contudo, na genética, no temperamento e até mesmo em detalhes da aparência física notam-se diferenças que fazem com que esses cães sejam classificados em raças distintas.

Portanto, para saber sobre as principais diferenças entre as raças Shih Tzu e Lhasa Apso, continue com a leitura deste artigo! Aproveite!

Diferença entre Shih Tzu e Lhasa Apso (2)

Quais as origens do Shih Tzu e do Lhasa Apso?

Quem surgiu primeiro foi o Lhasa Apso, no Tibete. A raça tinha como função realizar a guarda dos templos e palácios de monges do local. E sim: apesar de seu porte pequeno, o Lhasa Apso foi criado para servir como cão de alerta.

Com o passar do tempo, cruzamentos do Lhasa Apso com outras raças, sobretudo com o Pequinês, deram origem ao Shih Tzu, que se tornou mais popular na China, como cão de companhia para a nobreza imperial.

Assim, pode-se dizer que o Shih Tzu descende do Lhasa Apso, e por isso eles ainda mantêm certas semelhanças entre si.

Quais as principais diferenças entre Shih Tzu e Lhasa Apso?

Como se pode perceber, as origens de cada uma das raças já nos deixam pistas sobre a presença de diferenças comportamentais entre cães Shih Tzu e Lhasa Apso.

Como a raça mais ancestral, Lhasa Apso, foi criada com o objetivo de proporcionar cães de guarda, os animais dessa raça têm um comportamento territorial, independente e protetor. Por isso, demoram a se acostumar com estranhos, são muito observadores e geralmente se apegam mais a um membro da família, elegendo seu próprio tutor.

Já o Shih Tzu, como tradicionalmente é um cão de companhia, é bastante sociável, procurando fazer amizades com todos, mesmo com pessoas desconhecidas. Assim, demanda atenção constante de seus tutores, adora ficar no colo e receber carinhos.

Diferenças entre Shih Tzu e Lhasa Apso: aparência física

Em relação à aparência física, vários detalhes servem como fatores que diferenciam um Lhasa Apso de um Shih Tzu. Por categoria, são eles: 

  • anatomia: o focinho do Lhasa Apso é mais fino e comprido do que o do Shih Tzu, que costuma ser achatado. Os olhos do Lhasa são menores e ovalados, enquanto os do seu descendente são maiores e redondos. A testa do primeiro é reta, já a do segundo, é arredondada;
  • pelagem: ambas as raças têm colorações muito variadas, porém, o que mais as diferenciam são as texturas dos pelos. Os do Lhasa são mais grossos e ásperos, enquanto os do Shih Tzu são mais finos e lisos;
  • tamanho e peso: a altura do Shih Tzu varia entre 25 a 27 cm, e o peso, entre 4 a 7 kg. Já o Lhasa Apso é um pouco maior e mais pesado, medindo até 29 cm de altura e pesando entre 5 a 9 kg.

Agora que você sabe a diferença entre Shih Tzu e Lhasa Apso, que tal se aprofundar mais no conhecimento sobre essas duas raças de cachorros? Para isso, confira nosso vídeo do Youtube e outros posts do Blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário