Ferida em gato: o que pode ser e como tratar?

Compartilhar:


Saiba mais sobre ferida em gato

Existem diversas causas que podem ser responsáveis pelo aparecimento de ferida em gato, tais como alergias, sarnas, úlceras, etc. Este problema pode ser muito comum, mas, de qualquer forma, é importante se atentar aos sintomas que seu gato apresenta.

Sendo que se trata de um machucado que pode surgir por diversos motivos, como podemos identificar o que originou a ferida em gato? Vamos listar aqui as principais causas!

Brigas e brincadeiras com outros gatos

Felinos que são criados junto a outros podem acabar se machucando entre eles mesmos, seja por causa de uma brincadeira ou por causa de uma briga mais séria. Nestas situações, normalmente, as feridas são mais superficiais e simples de tratar com antissépticos. Mas caso você perceba que os seus pets não estão se dando muito bem, é importante mantê-los separados para que não ocorram machucados mais graves.

Se as feridas forem leves, é provavel que elas irão se tratar de maneira espontânea. No entanto, se forem profundas, tiverem muito sangue ou pus, um veterinário de confiança deverá ser consultado, pois o machucado pode precisar de drenagem, desinfecção e antibióticos.

Ferida em gato por infecção

Bactérias e fungos também são um dos principais causadores de problemas na pele dos gatinhos. Alguns destes distúrbios podem estar por trás das feridas do gato, como nos casos de pioderma, que são infecções bacterianas. As mais comuns são paniculite, micose e a acne felina.

Pulgas e carrapatos

Saiba mais sobre ferida em gato

Parasitas estão, sem dúvidas, entre as principais causas de ferida em gato. Estes parasitas causam muita coceira e, às vezes, alergia no seu pet. E, de tanto que o gatinho se coça com suas unhas, ele mesmo pode acabar se machucando. Apesar de ser considerado um problema comum, é preciso tentar combatê-lo, pois estes parasitas são capazes de causar um grande incômodo no seu pet. Além disso, pulgas e carrapatos também podem causar outras doenças, como a anemia infecciosa.

Alergias

A hipersensibilidade a algumas substâncias pode explicar a ferida em gato. Então, sim, é possível que o seu gatinho esteja sofrendo de reações alérgicas, por alguma razão. Às vezes, esse problema ocorre por causa de algum perfume, ração, plantas, entre outros itens. É importante consultar o veterinário para que seja possível descobrir a origem dessas alergias.

Como posso tratar a ferida em gato?

Tentar tratar as feridas do seu bichinho sem saber o que as originou pode trazer mais problemas ao seu gato. Por conta disso, primeiramente, é de extrema importância levar o seu gato ao veterinário, para que ele possa dar um diagnóstico e te auxiliar da melhor forma possível. 

Assim que a causa da ferida em gato for descoberta, o profissional poderá iniciar um tratamento eficaz para que o seu pet se recupere o mais rápido possível. Com os exames e medicamentos corretos, ele irá indicar a melhor forma de curar o seu gato.

Além disso, é de extrema importância ressaltar que você não deve tratar ferida em gato com remédios caseiros ou medicamentos que não tenham sido prescritos por um veterinário, uma vez que o tratamento correto irá variar em função da causa, e uma administração inadequada pode piorar consideravelmente o quadro clínico.

Gostou do conteúdo? Confira também:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Luanda disse:

    Por favor me ajudem ,meu gato tava com uma ferida ,agora tá comendo o rosto todo ? Não sei oq passar

    • Cobasi disse:

      Oi Luanda, como vai? Deixaremos aqui um conteúdo que pode te auxiliar neste momento, mas lembre-se as visitas ao medico-veterinario devem ser frequentes para o bem-estar e cuidado de seu gato 🙂

Deixe o seu comentário