Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Frutas do inverno: conheça 10 frutas da estação

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Abacate é uma das principais frutas o inverno

Você já ouviu falar sobre frutas do inverno? Quando o frio chega, muitas pessoas acabam reduzindo o consumo de alimentos naturais. Isso é muito comum, já que o corpo durante o inverno pede por alimentos mais “calóricos”. Logo, é por esse motivo que a gente sente mais vontade de comer carboidratos e comidas mais quentes.

Contudo, apesar da temperatura mais fria, essa estação do ano oferece uma ampla diversidade de frutas saborosas e que promovem excelentes benefícios para nossa saúde. Neste artigo, vamos te contar quais são as principais frutas do inverno para você adicioná-las na sua rotina alimentar. 

10 frutas do inverno

Você sabia que o Brasil está na lista de maiores exportadores de frutas do mundo? Então, o que não faltam são opções de frutas para comer nos dias mais frios. Selecionamos 12 opções que são a cara da estação, tanto na qualidade dos nutrientes, como nos benefícios para a saúde. Vamos lá? Pode começar a anotar na lista da feira as seguintes dicas:

1. Abacate

tigela com creme de abacate
O abacate é muito usado na culinária de diversos pratos, como Guaca Mole e vitaminas.

O abacate é uma fruta muito importante para a sua alimentação, já que esse alimento é ótimo para a nutrição, por conta da presença de gorduras que fazem muito bem para a saúde. Esse tipo de gordura ajuda no controle do colesterol, do açúcar no sangue e também oferece diversos outros nutrientes importantes para o corpo humano.

Além disso, essa fruta é extremamente versátil, por isso, o abacate pode ser consumido de diversas maneiras, tanto em pratos doces, saladas e até mesmo em pratos salgados. Ele também pode ser servido puro ou batido com leite e outras frutas.

2. Kiwi

frutas da estação inverno
Com um gosto e visual único, o Kiwi é uma boa fonte de vitamina A e cálcio.

Além de ter um visual único e peculiar, essa é uma fruta cítrica, rica em vitamina C. O kiwi também é uma excelente fonte de vitamina A e cálcio. O mais comum é consumir a fruta in natura, entretanto, pode ser utilizada em saladas, sucos, vitaminas, caldas e outras receitas agridoces.

3. Morango

frutas do inverno morango
Típica de climas frios, o morango é uma das frutas que não pode faltar em casa.

Como essa é uma fruta típica de climas frios, é natural que o morango comece a aparecer nas feiras e supermercados durante esta época do ano. Além de muito saboroso, o morango é uma fruta rica em nutrientes fundamentais para a nossa saúde e pode até ser plantada em um vaso, em casa.

Algumas das principais qualidades dessa fruta são: vitamina C, vitamina A e flavonoides. É possível consumir o morango também de várias maneiras, como: puro, em vitaminas, saladas, sucos, doces e como calda ou recheio.

4. Figo

frutas de inverno figo
Figo é uma fruta que ajuda a controlar os níveis de glicose e colesterol no sangue, sendo muito bom para a saúde da pele.

O figo é uma fruta encontrada facilmente em compota ou doce, mas ela pode ser consumida de diversas maneiras no cardápio. O figo é rico em fibras, zinco e vitaminas do complexo B. Além disso, essa fruta ajuda a controlar os níveis de glicose e colesterol no sangue. Também faz muito bem para a saúde da pele.

O figo pode ser utilizado para produzir saladas, geleias, compotas, doces, tortas, sucos e muitos outros pratos, doces ou salgados.

5. Carambola

frutas do inverno carambola
A carambola é uma fruta rica em fibras alimentares, ideal para quem deseja melhorar a saúde do intestino.

A carambola é uma fruta cítrica, rica em bons nutrientes e líquidos, sendo uma opção alimentar para quem quer emagrecer, porque tem poucas calorias. Entre outras vantagens, destaca-se que o fruto é rico em vitamina C e antioxidantes, importante na proteção das células do corpo e no combate ao envelhecimento.

O alto nível de fibras da fruta também vale uma menção, pois são responsáveis por dificultar o aumento de açúcar no sangue, inclusive sendo possível ser consumida por pessoas com diabetes. A carambola também contém compostos bioativos que ajudam a prevenir gordura no fígado e diminuir os níveis de colesterol.

6. Banana

frutas para inverno banana
A banana possui diversos nutrientes, como as vitaminas A, C e do complexo B, indicada para inibir inflamações intestinais e gastrites.

Rica em fibras, potássio, vitamina C e B6, antioxidante e carboidratos, você já deve ter escutado que banana é uma fruta indicada para atletas. E isso é verdade, pois a fruta além de fazer bem para a digestão, também ajuda a aumentar a saciedade e evitar câimbras musculares.

Então, se tiver um alimento que ajude na sua rotina de exercícios, a banana é uma ótima opção de consumo pré-treino para fornecer energia para as atividades físicas. Vale adicionar na lista de benefícios dessa fruta do inverno, que o seu consumo é uma método de prevenção para doenças cardíacas, pois os nutrientes auxiliam na diminuição da absorção de colesterol no intestino. Além disso, ajuda no bom funcionamento do coração, diminuindo o risco de infarto.

7. Maçã

frutas típicas do inverno maçã
A maçã é uma fruta típica do inverno, com propriedades que diminuem o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.

Com ação anti-inflamatória, é uma das frutas da estação de inverno mais comuns nas fruteiras. Rico em vitamina C e sais minerais como cálcio, fósforo e potássio, a maçã também é ótima para promover um bom funcionamento do intestino.O fruto é rico em pectina (fibra solúvel) e seu consumo ajuda a diminuir a absorção de gorduras provenientes da alimentação. 

Em outras palavras, a maçã vai ajudar na redução do colesterol, que é um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Outro benefício é o polifenóis , que minimiza a absorção de açúcar no sangue, muito importante na prevenção de doenças, como a glicemia.

8. Mexerica ou tangerina

frutas de inverno mexerica
Você fala mexerica ou tangerina?

Mexericas ou tangerinas, são frutas do inverno brasileiro que tem poucas calorias, ajuda no controle do colesterol, de gorduras e de açúcares no organismo, e são muito saborosas. Trata-se de um antioxidante natural, com uma ótima quantidade de fibras que auxiliam a regular o trânsito intestinal.

Inclusive, a fruta também tem um papel importante para  o sistema digestivo, isso porque suas fibras solúveis fortalecem as bactérias benéficas do intestino, muito importante na proteção contra infecções. Nutricionistas indicam a mexerica na prevenção da anemia, como também para os praticantes de atividade física, pois é rica em água e sais minerais, o que maximiza a reposição dos eletrólitos no corpo.

9. Uva

frutas do inverno brasileiro uva
A uva também entra na lista das frutas do inverno: rica em antioxidantes naturais, o alimento promove vários benefícios para a nossa saúde.

Dentre as frutas típicas do inverno, a uva – devido ao seu alto teor de nutrientes e antioxidantes – promove inúmeros benefícios para a saúde, que vão desde a diminuição da fadiga muscular até melhorar o funcionamento do intestino. A fruta é composta por:

  • concentrações de potássio;
  • mineral;
  • baixo índice glicêmico e tem resveratrol;
  • melhora a capacidade do corpo de usar glicose;
  • vitaminas, como A, C, E e K;
  • cálcio;
  • magnésio;
  • fósforo.

Encontradas em diferentes colorações (roxa e verde), a uva pode ser consumida com casca e sementes, que também são importantes no controle da pressão arterial e contribuem para a saúde do coração.

10. Coco

coco para dias frios
A polpa do coco é rica em fonte de fibras e gordura saturada.

Com diversos nutrientes, como fibras e gorduras boas, o coco é uma fruta que promove muitos benefícios para a saúde.  Primeiramente, a fruta é rica em vitaminas do complexo B e vitamina C, ou seja, muito valiosa para o combate ao envelhecimento, prevenção de doenças degenerativas e até auxilia pessoas que querem emagrecer.

A água do coco também tem o seu valor, sendo muito importante para reposição de líquido e sais perdidos na transpiração, inclusive contribuindo para o bom funcionamento do intestino.

Qual a importância de comer fruta no inverno?

As frutas, legumes e verduras são sempre muito bem-vindas em qualquer estação, seja para o seu consumo, como também para o cultivo. No Brasil, o outono começa em março, nesta época como está frio, desperta aquela vontade de comer alimentos gordurosos. Mas, não se sinta culpado, isso tem uma explicação.

No inverno, o corpo busca manter a nossa temperatura em torno de 37ºC, para fazer isso precisa gastar mais calorias e, consequentemente, aumenta a sensação de estar sempre com fome. Porém, é importante estar atento para conseguir uma boa alimentação durante essa estação e não cair nas tentações. Assim, as frutas de inverno se tornam opções equilibradas e saudáveis para adicionar à rotina alimentar.

Prontinho, a sua lista da feira agora está cheia de opções. Qual a sua fruta de inverno favorita? Deixe nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Eloiza disse:

    Muito legal essas frutas do inverno

  2. Naty disse:

    Ass gostei muito da informações e realmente o morango e uma das frutas mais conhecidas

  3. Rebeca disse:

    Eu adorei as experiências que tive nas frutas adorei

Deixe o seu comentário