Gaiolas e Viveiros – Acessórios

18 de maio de 2018

Aves

Capas para Gaiolas

As capas para gaiola de aves são compostas de tecido (T.N.T) ou nylon, dos mais diversos tamanhos (são muitas medidas diferentes) e cores. Aves são homeotérmicas (animais que regulam a temperatura corpórea) assim como nós humanos, logo, variações de temperatura no ambiente em que vivem podem influenciar diretamente na saúde delas. Por isso, uma das principais funções da capa é a proteção de variações climáticas, mantendo a temperatura interna da gaiola adequada para o desenvolvimento da ave. Elas cobrem na sua totalidade a parte de malha da gaiola, que é por sua vez, a maior e mais vulnerável área, em relação ao frio e vento, impedindo oscilações bruscas de temperatura. Encontram-se modelos que cobrem a lateral da gaiola, e outros que cobrem todos as faces ( laterais, parte frontal e de trás) da mesma.

Outra função da capa é evitar o stress e excitação (aves podem ficar agitadas e se debaterem). Ao serem transportadas, ou em contato com ambientes tumultuados, esses animais podem sair da sua tranquilidade habitual, e se machucarem.

O primeiro passo para escolha de uma capa é saber com precisão as medidas de sua gaiola. Todas as capas são identificadas por tamanho e número. Com as medidas da gaiola, consegue-se escolher com exatidão a capa.

Saiotes para Gaiolas

Os saiotes para gaiola de aves, assim como as capas, são compostos em sua maioria de tecido ou nylon, encontrados em diversos tamanhos e cores. A principal função do saiote que geralmente é vendido separadamente da capa, é conter a sujeira das aves. Este saiote (ou saia), fica na parte inferior externa da gaiola, englobando toda a base da mesma. Assim, quando um pássaro deixa cair da gaiola: sementes, ração, fezes e outros, estes são contidos e não caem no chão. Isso evita sujidades excessivas no ambiente em que as aves vivem, além de ajudar em muito a manutenção destas gaiolas. Por isso, devem ser higienizadas com frequência.

Para escolher o saiote perfeito, também é preciso saber as medidas exatas da gaiola.

Caso for possível, é interessante que se faça um teste antes da compra final, observando se os produtos encaixam na gaiola. Podem ocorrer diferenças, pois existem diversos modelos de gaiola, quadrada, retangular, redondas, em formato de arco, triangulares e etc.

 

Conteúdo desenvolvido pelo time de Educação Corporativa da Cobasi