Gato com febre: principais sinais que o felino não está bem

4 de março de 2021

Gatos, Saúde e Cuidados
gato com febre muda o seu comportamento

Os felinos são animais espertos, que adoram pular e possuem um instinto caçador aguçado, mas um gato com febre muda seu comportamento, e esta alteração, pode significar que é hora de procurar um profissional em uma clínica veterinária de confiança.

Entretanto, como identificar que a temperatura do seu gato está alta? Confira os sinais de um gato com febre e o que fazer nestes casos.

O que pode ser um gato com febre

A causa da febre em gatos é a mesma que para nós humanos. Este sintoma indica que algo não está bem e que o seu bichinho precisa de atenção. O aumento da temperatura pode ser uma infecção, gripe, reação a medicamentos ou até mesmo o indício de uma doença.

Se estiver na dúvida em relação a saúde do seu pet, não pense duas vezes e leve-o ao veterinário para um exame clínico. Importante lembrar que medicar seu gato por conta própria é extremamente arriscado.

Como saber se o gato está com febre?

Os felinos não demonstram desconforto com facilidade, isso porque são animais caçadores e não estão dispostos a agirem de forma frágil. Dessa forma, o tutor de um gato precisa observar o comportamento do bichinho para identificar possíveis mudanças.

Uma informação importante é saber a temperatura normal do pet, que fica em torno de 38,5ºC a 39,5ºC.

Um gato com febre perde o apetite, fica indisposto, apático, com o nariz seco, orelhas e patas vermelhas. O bichinho também não terá vontade de se movimentar, brincar e dificilmente dará atenção para alguém.

Se a temperatura estiver muito alta, a frequência cardíaca tende a se elevar e outros sintomas aparecem, como vômito, tremores e calafrios pelo corpo do animal.

É bom considerar que não é porque o seu bichano está quente que significa febre. Caso o felino fique exposto ao sol por um tempo, perto de um local aquecido ou se movimente bastante, a temperatura pode mudar momentaneamente, e esta não é uma indicação de febre.

Pode dar dipirona para gato com febre?

o que fazer com um gato com febre

O ato de medicar seu bichinho sem uma recomendação médica é perigoso, inclusive porque remédios como o dipirona são feitos para humanos, então apenas um profissional capacitado pode tomar esta decisão e indicar o medicamento correto.

Como medir a temperatura de um gato?

A maneira correta de saber a temperatura do seu pet é através do reto. O indicado é procurar um veterinário para o manuseio do termômetro digital, já que é um local delicado e se feito da forma errada, pode machucar.

Existem termômetros auriculares para gatos, uma outra opção para ter em casa e que garante o bem-estar do bichinho, pois são fáceis de usar. Basta colocar na orelha do pet e esperar alguns minutos para verificar a temperatura.

A febre é um dos primeiros sintomas de diversas doenças, por isso é importante correr para uma clínica veterinária se sentir que o seu amigo não está bem e precisa ser examinado. Sabe-se que o tratamento tardio de problemas tendem a gerar complicações e colocam em risco a vida do pet.

Saiba mais sobre saúde felina! Veja outros conteúdos que temos no nosso blog para você: