Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato persa branco: Conheça tudo sobre essa raça

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato persa branco
Gato persa branco é uma raça que chama a atenção pela beleza

O gato persa branco é uma raça de felino marcada por seu porte físico e beleza encantadora, sendo um dos pets preferidos dos tutores brasileiros. Venha com a gente e descubra tudo sobre essa raça especial, suas características, personalidade, como cuidar e muito mais. Aproveite!

Gato persa branco: a origem da sua beleza

A raça do gato persa branco é conhecida por sua origem misteriosa, acredita-se que ela tenha surgido há muitos séculos, ainda durante a vigência do Império Persa, atual Irã, no Oriente Médio.

Uma das raças mais antigas do mundo, ela passou a se tornar popular quando as primeiras espécies chegaram ao reino da Grã-Bretanha. E, após uma série de cruzamentos com felinos locais, adquiriu a beleza que nós conhecemos hoje.

Características físicas do persa

O gato persa marcado é conhecido por sua pelagem grande e abundante. Com pelos longos, soltos e extensos que cobrem todo o dorso do animal, incluindo a cauda. O que gera um visual charmoso e sofisticado.

Já a cabeça do felino é arredondada, contém olhos grandes e orelhas pequenas e pontiagudas, que quase desaparecem em meio à pelagem. Isso sem contar o belo focinho curto e achatado, característica principal dessa raça de gato.

Em relação à constituição física do animal, o persa branco é considerado de porte pequeno, que costuma variar de 20 a 30 centímetros. O peso varia de acordo com o sexto e o porte do animal, podendo ser de no mínimo 3 e no máximo 8 kg.

Se receber os cuidados adequados e acompanhamento veterinário ao longo de sua vida, um gato persa pode viver por muito tempo, alcançando entre 15 a 20 anos. O ambiente, neste caso, também é outro fator que influencia na longevidade do felino. 

Tempo de vida do animal

O gato persa é uma raça que costuma ter uma vida útil bastante longa em relação às demais espécies de gatos. Se for cuidado com carinho e da maneira adequada, eles vivem, em média, de 15 a 20 anos.

Gato persa: personalidade do pet

O gato persa branco tem uma personalidade única. Seu temperamento é definido como calmo e observador. Ao mesmo tempo, é um pet que tem extrema facilidade de aprendizado, gentil, dócil e muito apegado aos seus tutores, apesar de não necessitar de atenção com muita frequência.

O seu perfil calmo é refletido em seu comportamento, já que ele não gosta de ficar pulando em móveis e gastando energia com brincadeiras. Normalmente ele é visto descansando em algum lugar tranquilo da casa, sendo às vezes até meio preguiçoso. Se estiver procurando um gato que seja mais comportado e afetuoso, gata persa branca de olho azul é uma boa escolha.

Persa branco: Cuidados necessários

gato persa branco
Manter a pelagem do gato branquinha requer muito cuidado

Assim como todos os felinos, para um gato persa ter uma vida saudável e longa, uma série de cuidados são necessários. Um exemplo é a pelagem. Por ser branca e longa, ela requer higienização e manutenção constante.

Apesar de algumas variações da raça terem detalhes cinzas ou beges na pelagem, o persa branco é famoso por se sujar com facilidade. Ainda mais se ele tiver acesso a áreas externas como quintais e jardins na casa dos tutores.  

Para manter a pelagem do seu gato sempre bonita e bem cuidada, o indicado é fazer o banho periódico, sempre de acordo com o recomendado por um médico veterinário. Além disso, uma boa prática é fazer a escovação diária do pelo no animal, para isso, use sempre uma escova adequada para evitar que a pelagem fique embolada e suja.

Não se esqueça de outros cuidados básicos com o seu persa branco, como cortar unhas, limpeza de olhos (podem lacrimejar, atenção!) e orelhas com frequência. E por fim, faça visitas periódicas ao médico-veterinário para conferir se a saúde do animal está em dia.

Alimentação: melhor ração para gato persa

A alimentação saudável também é um cuidado importante. Na hora de escolher a melhor ração para gato persa, o peso e a idade precisam ser levados em conta. Uma boa maneira de não errar na hora de selecionar o alimento do seu pet é com as Ração Royal Canin Kitten Persian Gatos Filhotes e Ração Royal Canin Persian Gatos Adultos.

Na Cobasi você também encontra rações úmidas e petiscos para tornar a alimentação do felino rica e diferenciada. Confira as nossas condições exclusivas e compre o melhor para o seu gato sem sair de casa.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Jurema Tavares Chaves disse:

    O meu Thor é igualzinho ao da foto na janela. Não é castrado e tem o rabo de garanhão, fica oleoso e com aparência de sujo, precisando tomar banho com a frequência de 1 mês e 1/2 aproximadamente.

Deixe o seu comentário