Gato persa branco: saiba as principais características e como cuidar

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
gato persa branco

Famoso pelo porte físico e beleza estonteante, o gato persa branco costuma ser o sonho de consumo de muitos brasileiros. Mas você sabe quais são as características desse felino? Venha descobrir conosco os seus atributos e saiba como cuidar do deslumbrante persa branco. Continue a leitura!

Gato persa branco: quais são as características marcantes?

Com uma origem cheia de mistérios, o gato persa carrega esse nome porque surgiu no antigo Império Persa, atual Irã. 

Tornou-se popular quando, nos séculos passados, chegou à Grã-Bretanha e passou por cruzamentos com outras raças, adquirindo o padrão que se estabeleceu até os dias atuais. É uma das raças de gatos mais antigas do mundo. 

A pelagem abundante é, sem dúvida, uma de suas principais características. Charmoso, o gato persa branco tem pelos longos, soltos e extensos, incluindo a pequena cauda, que também é coberta por pelos compridos. 

O gato persa conta com uma cabeça arredondada, olhos grandes, além de orelhas pequenas e pontiagudas, que aparecem em meio ao seu emaranhado de pelos. Isso que não falamos de seu focinho achatado e curto, característico da raça. 

Com relação ao tamanho, o persa branco tem uma estatura pequena que varia entre 20 a 30 centímetros. Já sobre o peso, depende do seu porte e sexo. Vale destacar que gatos dessa raça costumam pesar entre 3 a 8 kg. 

Se receber os cuidados adequados e acompanhamento veterinário ao longo de sua vida, um gato persa pode viver por muito tempo, alcançando entre 15 a 20 anos. O ambiente, neste caso, também é outro fator que influencia na longevidade do felino. 

Personalidade do gato persa branco

Muito inteligente, o gato persa branco tem como uma de suas qualidades o temperamento calmo e observador. Com facilidade em aprender, o felino é gentil, dócil e bastante apegado ao tutor, embora não demande uma atenção com frequência. 

Sabe aquele gato que gosta de ficar quieto? O persa branco é um deles, uma vez que não costuma estar saltando entre os móveis da casa, nem precisa gastar energia com brincadeiras com regularidade. Ainda que seja um pouco preguiçoso, é carinhoso e de fácil adaptação ao lar, à família e às crianças. 

Se estiver procurando um gato que seja mais comportado, atencioso e afetuoso, o persa branco é o companheiro ideal. Além disso, ele é muito fofo e deslumbrante. Como não adorar uma gata persa branca de olho azul, não é mesmo?

gato persa branco

Cuidados com o persa branco

Por estarmos falando de um gato persa branco, a pelagem necessita de maiores cuidados com a limpeza e manutenção. Embora os pelos tenham detalhes em cinza ou bege, o persa branco suja com facilidade a sua pelagem. Ainda mais, se ele tiver fácil acesso à área externa da casa, como o quintal, o que não seria indicado para ele frequentar. 

Neste caso, pode ser recomendado um banho periódico, conforme o veterinário atentar tal necessidade. Ademais, a pelagem precisa ser escovada diariamente, na ideia de combater problemas de saúde, como infecções e seborreia oleosa. Use uma escova adequada para impedir o emaranhado de pelos e sujeiras, deixando a pelagem macia e sedosa.  

Além disso, não se esqueça dos cuidados básicos, como cortar unhas, limpeza de olhos (podem lacrimejar, atenção!) e orelhas com alguma regularidade. O persa pode vir a ter problemas genéticos por conta de seu focinho achatado ou má oclusão dentária. Visto isso, leve-o ao veterinário de forma rotineira para cuidar do seu bichinho como ele merece. 

Alimentação do gato persa

Quando se fala da alimentação de um gato persa branco, ela precisa ser padronizada de acordo com as características do animal, como o peso e idade. Dessa forma, prefira rações de gato de boa qualidade, ofereça uma porção diária balanceada. O persa é um pouco mais preguiçoso, lembra? Assim, o risco de obesidade existe, então sirva apenas o essencial ao felino. 

Vale disponibilizar ração úmida como complemento da água, que deve estar disponível fresca e de fácil acesso. Procure, também, dar petiscos voltados para gatos, variando a alimentação para conseguir suprir a necessidade de nutrientes ao animal.

Saiba mais sobre outras raças de gato em nosso blog, clique abaixo: 

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário