Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato Savannah: saiba mais sobre a raça

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato savannah: saiba mais sobre a raça

Se você é do tipo que assiste a documentários sobre o mundo animal e fica imaginando como seria ter um grande felino selvagem em casa, como seu melhor amigo peludo, precisa conhecer o gato savannah.

Com características físicas únicas, como o corpo mais magro e alongado, as orelhas grandes e pontudas, o olhar penetrante e as pintinhas pelo corpo que o assemelham a um leopardo, esse gato está entre as raças mais recentes e caras do mundo – um filhote pode custar entre R$ 4.000 e R$ 50 mil!

O gato savannah foi originado a partir do cruzamento de um gato doméstico com um felino selvagem chamado Serval. O primeiro filhote nasceu em 1986, mas os avanços obtidos pelos criadores levaram alguns anos, o que fez com que o reconhecimento formal da raça acontecesse somente em 2012.

Diferentes tipos de gato savannah e suas características

Diferentes tipos de gato savannah e suas características

A primeira coisa que se destaca no animal é o seu tamanho: bem maior do que os gatos domésticos mais comuns, esse gatinho pode chegar a impressionantes 25 kg de peso corporal, dependendo do tipo em questão.

Quando falamos em tipos desse animal, estamos nos referindo às gerações da raça, que são conhecidas pelas siglas F1, F2, F3, F4 e F5. Confira algumas características de cada geração:

  • Gato savannah da geração F1: são animais provenientes do cruzamento direto de um felino selvagem com um gato doméstico. Este gato savannah pode ter mais comportamentos selvagens do que os demais, e tende a não aceitar demonstrações típicas de afeto, como afagos e colo. Seu peso pode variar de 15 kg a 25 kg.
  • Gato savannah da geração F2: ainda são bastante selvagens, mas já começam a demonstrar algum apego pela família. O peso corporal varia entre 15kg e 20 kg.
  • Gato savannah da geração F3: tem muitas características comportamentais de um gato doméstico tradicional, com os traços selvagens dos gatos savannah F1 e F2. Podem demonstrar afeição pelos tutores e estão mais propensos a carinhos e agrados. Seu peso varia entre 12 kg e 17 kg.
  • Gato savannah da geração F4: bastante carinhosos, passariam facilmente por um gato comum não fosse o seu tamanho. Com peso que varia de 8 kg a 12 kg, convivem bem com outros animais de estimação e também com crianças.
  • Gato savannah da geração F5: nesta geração, praticamente não há traços selvagens que vão além dos aspectos físicos. São gatos dóceis, tranquilos, amorosos e apegados aos donos. Seu peso corporal varia de 6 kg a 11 kg.

Cuidados gerais com os gatos savannah

Cuidados gerais com os gatos savannah

Para cuidar bem desse animal, é fundamental pesquisar bastante sobre a raça e sobre a geração que se pretende receber em casa. Como dissemos, algumas gerações não são muito afeitas a demonstrações de carinho, e estar ciente disso é fundamental para uma boa convivência entre vocês.

Fora isso, você deve levar o gato savannah para consultas regulares com um médico veterinário. Esse profissional também será responsável por indicar as vacinas, a alimentação mais adequada, os tipos de brinquedo que você pode oferecer com segurança para o gato savannah e até os petiscos que ele pode consumir.

Ele é muito inteligente e precisa de estímulos mentais para se desenvolver bem e com saúde, além de exercícios físicos regulares. Experimente levar seu gato savannah para passear, com uma coleira e uma guia apropriadas ao seu tamanho, e veja como ele relaxa e se diverte durante um bom banho. Ele adora água!

Por fim, lembre-se de que todo gato deve viver em um ambiente com proteção de telas nas janelas e nas portas, para evitar fugas e acidentes, mesmo que você more no primeiro andar.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Milton Moraes disse:

    Gostaria de adquirir um gato savannah.

Deixe o seu comentário