Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato tosado: descubra se realmente é necessário

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato tosado sentado
Ter um gato tosado é uma questão de higiene felina

Ver um gato tosado não é muito comum, não é mesmo? A tosa para gatos não é feita da mesma maneira que em cachorros, nem recomendada nas mesmas situações.

Se você é tutor de um ou mais felinos e quer saber quando é recomendado fazer tosa em gato, nesse artigo falaremos mais sobre o assunto. Vamos adiantar que pode não ser uma boa ideia fazer o procedimento em casa, por conta própria.

Gatos precisam ser tosados? 

Em algumas circunstâncias, a tosa em gatos se torna imprescindível, especialmente em procedimentos médicos, como uma cirurgia, por exemplo. Outras razões são:  pelagem muito grande e condições climáticas. Em ambas as situações, a tosa padrão ou higiênica é recomendada.

Conheça os principais tipos de tosa

A tosa higiênica em gato

gato preto com tosa higiênica
A tosa higiênica remove a pelagem de áreas sensíveis e ajuda o gato e enfrentar o calor

A tosa higiênica, como o próprio nome já sugere, é aquela que contribui para a manutenção da limpeza corporal do pet. Com isso, os pelos da região anal, genital, próximos dos olhos e nas patinhas são aparados para garantir saúde e segurança do pet.

Por isso, ela é recomendada, pois evita que o animal sofra com a alta temperatura ou que ocorra algum acidente causado pela quantidade pelo na parte inferior das patas.

Seja qual for a situação, escolha sempre um local especializado em gatos para fazer a tosa. Um pet shop com profissionais experientes é a melhor solução.

Tosa tradicional para gatos

Muito popular, a pelagem do animal é tosada de maneira uniforme. Ela envolve o corte ou aparamento da pelagem de acordo com o padrão da raça, como um gato persa tosado ou de acordo com as preferências pessoais do tutor.

Gato tosado: dicas Importantes

1. Pet shop com profissionais qualificados

A recomendação é que a tosa de gato seja realizada em um pet shop, por profissionais qualificados. Tentar fazê-la em casa pode resultar em ferimentos tanto para você quanto para o animal, uma vez que o barulho da máquina pode assustar o gato.

2. Estilo de Tosa

Seja optando pela tosa com máquina ou pelo uso de tesoura, o ideal é manter os pelos mais curtos, mas sem removê-los por completo. Pois a pele dos gatos é extremamente sensível.

3. Frequência da tosa

A frequência da tosa deve ser baseada no ritmo de crescimento da pelagem do gato. Além disso, mantenha a escovação regular para remover pelos soltos, pele morta e sujeira. Converse com o médico-veterinário de confiança para que ele determine um calendário de tosa para o seu gato.

4. Acostume o felino com o procedimento

Acostumar o gato ao procedimento desde filhote aumenta as chances dele crescer menos resistente à tosa e mais calmo. Assim, o felino não irá reagir de maneira negativa quando chegar o momento de aparar os pelos.

Transforme esse momento em uma oportunidade de carinho e conexão com seu pet

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário