Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gatos raros: conheça 15 raças mais raras do mundo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Quando se fala em gato, logo imaginamos um bichinho peludo e fofinho. Mas, talvez você não saiba que existem mais de 100 raças reconhecidas e que a maioria de nós nunca viu nem metade delas. Então, que tal saber mais sobre as raças de gatos raros

Conheça as raças de gatos raros do mundo

Seja pelo seu comportamento, inteligência e aparência, os gatos são verdadeiras maravilhas da natureza. O que não falta é diversidade de raças e características únicas. Prepare-se para se apaixonar com fotos e informações sobre os 15 gatos mais raros do mundo.

1. Sphynx

Sphynx gatos raros
O gato sem pelo mais antigo é o sphynx, de origem canadense, que surgiu em 1966.

Também chamado de gato egípcio, esse é um dos mais conhecidos entre os felinos raros. Seu nome significa esfinge, por lembrar essa figura mitológica. Quem olha pensa que o Sphynx não tem pelo, mas a verdade é que possui uma camada de pelo muito fino e curto.

2. Gato Elf

Gato Elf
O gato Elf da impressão de que você está observando uma criatura mística.

Essa raça também se caracteriza por não ter pelo, além de ser muito inteligente e bem sociável. Ela surgiu do cruzamento entre o Curl americano e o Sphynx e recebeu esse nome por parecer muito com essa figura mítica do elfo.

3. Persa Teacup

Por ser uma versão bem pequena do persa, recebeu o nome de “teacup” (xícara de chá). Ele chega a pesar, no máximo, 3kg e a medir menos de 20cm. E, por parecer um bichinho de pelúcia, essa é uma das mais populares entre as raças de gatos mais raros do mundo.

4. Munchkin

Munchkin gato anão
A raça Munchkin tem uma deformidade das patas, que faz com que os gatos apresentem cerca de 15 a 20 centímetros de altura.

Por falar nos menores, esses são os gatos anões. Mas, no caso da raça munchkin, há uma mutação genética chamada acondroplasia (nanismo), impedindo que suas pernas se desenvolvam.

5. Pixie-bob

gato Pixie Bob
A raça de gato Pixie Bob tem como principais características o rabo curto, pelagem tigrada e aparência selvagem.

Esse é um dos maiores gatos e vem do cruzamento de vira-latas e felinos selvagens. Sua aparência lembra um lince, mas seu comportamento é bem tranquilo: obediente e muito inteligente.

6. LaPerm

gato laperm
O LaPerm é um gato que se diferencia por conta da sua pelagem encaracolada, como se fosse um poodle do mundo felino.

Esse é um felino raro e tem esse nome devido a sua pelagem frisada e comprida. Seu comportamento é bem calmo, sociável, carinhoso, além de ser muito curioso.

7. Exotic Shorthair

gato Exotic Shorthair
O seu focinho curto, olhos grandes e pelo curto são o charme desse gato exótico.

Conhecido como gato exótico de pelo curto, ele é um dos mais raros. Tem olhos grandes, orelhas pequenas, nariz curto e achatado. Ele também chama atenção por ter uma carinha dócil e quase “triste”. Mas, na verdade, esse bichinho é alegre, ativo e brincalhão.

8. Levkoy Ucraniano

raça de gato Peterbald
O Levkoy Ucrâniano é uma exótica raça de gatos originária da Ucrânia, do século 21, que ainda não é muito conhecida.

Esse é um dos gatos mais elegantes, tem tamanho médio, pouco pelo, orelhas dobradas, olhos grandes e cabeça longa. Ele surgiu do cruzamento de uma fêmea de Sphynx com um macho de orelhas caídas.

9. Gato do Cerrado ou Savannahs

Gatos raros Savannah
O filhote de Savannah é resultado do cruzamento de um gato serval africano macho com uma fêmea siamesa doméstica.

Ele vem do cruzamento entre um gato doméstico e um serval africano. É um dos maiores gatos e se parece muito com um leopardo, por causa do corpo grande e musculoso, com orelhas grandes e patas compridas. A espécie de gato Savannah é considerada uma das ‘mais caras do mundo’.

10. Peterbald

peterbald gatos mais raros do mundo
Peterbalds tem três tipos de pelagem: completamente curtos, finos ou pelo comprido.

Ele surgiu de um cruzamento entre um Donskoy e um gato oriental de pelo curto. É mais uma raça dos gatos sem pelo, tem orelhas compridas que lembram os morcegos, patas ovaladas e compridas. Eles podem ser confundidos com os egípcios, mas têm menos barriga.

11. Cornish Rex

felinos raros Cornish Rex
O Cornish Rex é um gato de pequeno a médio porte, com corpo musculoso e pelagem encaracolada.

Fruto de uma mutação genética espontânea, seu pelo é ondulado, curto, denso e sedoso no lombo. É uma raça muito inteligente, sociável, carinhosa, brincalhona e adora o contato com crianças.

12. Norueguês da Floresta

gato norueguês da floresta sentado
O gato norueguês é famoso por ser esperto e brincalhão.

Também conhecido como Norwegian Forest Cat, essa raça apresenta uma aparência belíssima, com uma pelagem espessa e longa. Tem uma personalidade bastante doce e gentil.

13. Angorá Turco

Gato com heterocromia é raro angorá turco
O Angorá Turco é um exemplar da raça de gatos que nascem com hetecromia (condição que apresenta olhos de cores diferentes).

A raça de gato Angorá surgiu na Turquia. Muito elegante, as principais características do gatinho são a sua pelagem branca e os olhos que podem ser de cores diferentes – azul, marrom ou verde.

14. Chartreux

felinos raros Chartreux
Chartreux tem uma pelagem espessa e densa, com uma pelagem azul-acinzentado claro e olhos alaranjados.

Os gatos da raça Chartreux são de porte médio, com uma estrutura corporal musculosa e forte. São animais apaixonantes, muito pela sua aparência robusta e arredondada. Além disso, a pelagem do Chartreux chama muita atenção pela textura aveludada e a tonalidade na cor azul, variando com azul-acinzentado claro ao escuro.

15. Sokoke

Muito elegante e gracioso, o Sokoke é um gato raro de origem africana. Algumas pessoas conhecem a espécie como “gato árvore”, isso porque a sua pelagem apresenta um padrão similar a casca de uma árvore.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as raças de gatos raros? Lembre-se de que, independentemente da raça, todos os gatos merecem amor, cuidado e atenção. Cada pet tem sua própria personalidade e charme, independentemente de sua raridade ou características distintivas.

Se faltou alguma raça na lista, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário