Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gatos peludos: 5 raças que você vai se apaixonar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato peludo sentado
Ter um gato peludo é fofo, mas demanda muitos cuidados com a higiene.

Se você é daquelas pessoas que amam gatinhos, tenho certeza que vão adorar a lista que fizemos sobre raças de gatos peludos e fofos. Preparamos tudo: informação sobre as espécies, imagens e até dicas de cuidados com a pelagem para quem tiver interesse em ser tutor dessas belezuras felinas que trazem tantas alegrias aos nossos lares. Apaixone-se!

Conheça 5 raças de gatos peludos

Gatos são sinônimos de fofura e algumas raças parecem até um ursinho de pelúcia. Inclusive, a pelagem é uma das características que mais contribuem para a graça e o charme dos felinos, tanto para aqueles com bastante ou os que têm menos.

Mas, como nosso assunto de hoje são raças de gatos peludos, confira o nosso top 5 gatinhos fofinhos que parecem uma bolinha de pelos ambulantes. Aviso, as imagens a seguir podem fazer você querer aumentar a família e adotar um gato. 

Persa

gato persa branco
o gato Gato Persa é conhecido pela beleza de sua pelagem

Considerada uma das raças de gato mais antigas do mundo, o Gato Persa está na lista de felinos favoritos dos brasileiros. Não por menos, bastante afetuoso e bem dorminhoco, são animais calmos que tem na sua pelagem expressiva a sua característica mais marcante.

A pelagem do gato Persa é abundante e comprida, que pode variar de 10 a 20cm. As cores mais comuns dos pelos são: sólida, prata com dourado, degradê, malhada e multicolor.

Ragdoll

Truques e brincadeiras com o Ragdoll
O Radgdoll é uma raça que tem a pelagem macia e bem volumosa

Um gatinho que esbanja elegância por onde passa, com uma pelagem volumosa e macia é a raça Ragdoll. Praticamente um bichinho de pelúcia, esse gato peludo tem a pelagem branca e os olhos azuis, verdes ou bicolores. É extremamente dócil e adora colo.

Na lista de gatos gigantes e bem peludos, a raça Ragdoll se apresenta com uma beleza exuberância originária dos Estados Unidos, que certamente está na lista de muitos gateiros  como um dos gatinhos mais fofinhos do mundo.

Angorá

gato angorá
Para quem procura um gato peludo que seja companheiro, o Angorá é a melhor escolha

Se você tem crianças em casa, a raça Angorá é um dos gatos peludos mais indicados para sua família: inteligente, carinhoso e divertido, ele é um excelente companheiro. As qualidades não param por aí. Este é um felino de bom comportamento, que inclusive gosta da interação com tutor e que pode ser ensinado a fazer truques.

Em relação a sua pelagem, o gato Angorá tem uma pelagem lisa, sendo mais comprida na região do pescoço, ventre e na cauda, no resto do corpo sua pelagem é média. Apesar da tonalidade mais comum ser branca, existem gatos da raça nas cores preta, azul, chocolate e prata.

Birmanês

gato peludo birmanês sentado
O gato peludo Birmanês é parente do Siamês, porém com pelagem mais escura

Qual é a raça conhecida como um ‘labrador felino’, considerado o primo peludo do siamês e que é originário da antiga Birmânia, atual Myanmar? Claro que estamos falando do gato Birmanês (ou Burmese), um pet carinhoso, tranquilo e brincalhão.

O parentesco com gato siamês está relacionado a sua pelagem que é semelhante, porém em tons mais escuros. Com pelagem mais curta e sedosa se comparadas aos outros integrantes da lista, não exigem tanto esforço para se manterem limpos. As principais variedades de cores são o Birmanês preto, dourado e cinza.

Maine Coon

gato peludo maine coon
O Maine Coon além de ser um gato peludo, é famoso pelo seu tamanho

Gigantes, fofos e inteligentes, o gato Maine Coon tem um apelido muito curioso para raça “o gigante gentil”, por conta do seu tamanho e comportamento dócil. As curiosidades não param por aí, já teve um animal reconhecido pelo Guinness Book como o maior gato vivo, com registro de 1 metro e 20 centímetros (da cabeça à ponta da cauda).

A pelagem do Maine Coon é densa, lisa e macia, podendo apresentar uma variação na textura dos pelos e cores, a mais comum é a com tons de marrom. Porém, também pode ser encontrado nas cores branca, cinza, branco, tricolor e tartaruga.

Principais cuidados com gatos peludos

Além dos cuidados básicos que todo bichinho merece e precisa, como garantir que as vacinas estejam em dia, fornecer alimentação de qualidade, proteção contra parasitas e muito amor e carinho do tutor, os gatos peludos também precisam de atenção especial com os seus pelos.

Como esse cuidado é importante para evitar problemas de saúde como alergias, dores provocadas pelo embaraço dos fios e as famosas bolas de pelo, separamos algumas dicas essenciais:

Escovação é fundamental

O primeiro aspecto a ser observado é a escovação diária dos gatos peludos. Além de ajudar a remover pelos soltos, que poderiam ser engolidos pelos bichanos ao se lamber, a escovação ajuda a desfazer nós, que podem ser muito dolorosos para o animal.

Cuidados com parasitas

Um ponto importante é redobrar a atenção com a presença de parasitas como pulgas e, especialmente, carrapatos. Esses parasitas ficam presos à pele do animal e sem um cuidado especial, podem acabar gerando graves complicações à saúde do seu pet. Para evitar que isso aconteça, escolha o antiparasitário mais adequado e consulte um  médico-veterinário periodicamente.

Ração para gatos peludos

A escolha da ração também é determinante para a saúde e beleza dos gatos peludos. Invista em alimentos de qualidade. Prefira ração sólida e úmida adequada ao peso, idade e fase da vida do seu pet e siga as recomendações do veterinário quanto ao volume e frequência das refeições.

Gatos peludos e cuidados com bolas de pelo

As bolas de pelo se formam em decorrência dos fios ingeridos pelos gatos quando estão se lambendo para fazer sua própria higiene. Ainda que seja algo natural e esperado, nem sempre os gatos conseguem eliminar nas fezes todos os pelos ingeridos. Com isso, o estômago forma os chamados tricobezoares, ou seja, as famosas bolas de pelo.

No caso dos gatos peludos, o controle da formação dessas bolas de pelo é ainda mais importante, pois seu volume pode ser proporcionalmente maior do que nos gatos com pelos curtinhos.

Para evitar a formação dessas bolas nos gatos peludos, escolha rações que têm maior quantidade de fibras, além de oferecer petiscos e graminha para gatos. Essas são maneiras saudáveis e seguras de ajudar o gato peludo a expelir os pelos ingeridos sem, necessariamente, precisar vomitar uma bola de pelos.

Gostou de conhecer mais sobre as raças de gatos peludos? São realmente muito fofos. No Blog da Cobasi tem muito mais informações sobre os felinos domésticos e outros animais, aproveite a visita para explorar tudo sobre o mundo animal.

Caso você tenha ou pretenda adotar um gato peludo, na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para a vida do pet, como rações, escovas, produtos de higienização e muito mais. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Sandra Anger disse:

    Como faço pra adquirir um gatinho 🐱
    Amei quero muito

Deixe o seu comentário