Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coleira com guizo: saiba por que evitar o acessório

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato usando coleira com guizo
Coleiras com guizo causando sérios problemas de saúde nos animais

A coleira com guizo é um acessório muito comum, porém aquele sininho preso no pescoço do animal pode fazer muito mal para a saúde dele.

Por isso, nós preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto: por que a coleira com guizo é ruim para o pet e como escolher o acessório ideal. Acompanhe!

O que é uma coleira com guizo?

Uma coleira com guizo para gatos e cães é semelhante ao acessório comum, porém ele conta com um pequeno sininho anexo. Toda a vez que o pet anda, pula e brinca, esse sininho emite um barulho.

Por causa dessa característica, o acessório era muito usado para ajudar o tutor a identificar a localização do seu animal de estimação. 

Entretanto, ao mesmo tempo que facilita a localização, a coleira com guizo causa sérios problemas ao pet.

Por que a coleira com sino faz mal?

A coleira com sino para cachorro ou gato faz mal porque é um acessório causa uma série de problemas, sendo o mais comum o estresse. 

Isso acontece porque o acessório deixa o animal tenso e com o sinal de alerta sempre ligado. Além disso, outros malefícios do uso do acessório são:

Mudanças comportamentais

O uso de coleira com guizo acaba causando mudanças comportamentais severas que vão contra o instinto do pet, principalmente dos gatos.

Quem é tutor de felino sabe que eles são animais silenciosos e que precisam dominar o ambiente para se sentirem seguros.

O barulho constante e a impossibilidade de capturar a presa, tornam o animal estressado. Inclusive, é possível notar que o pet fica extremamente irritado e até agressivo com seus tutores.

Fragilidade do sistema imunológico

O estresse causado pelo barulho da coleira com sino não apenas altera o comportamento natural do animal. Ele também é capaz de fragilizar o sistema imunológico, o que abre caminho para uma série de infecções.

Afeta o instinto dos animais

Outro fator que faz com que a coleira com guizo seja evitada é a preservação dos instintos dos animais.

Os gatos, principalmente, mantêm um comportamento sorrateiro e silencioso enquanto espreitam suas presas. 

Em virtude disso, o barulho produzido pelo sino no pescoço, acaba inibindo esse hábito, causando problemas como depressão e ansiedade.

Como escolher a melhor coleira para o seu pet

Agora que você já sabe que a coleira com guizo não é uma boa opção para o seu cão e gato, aprenda como escolher a coleira ideal para o seu pet.

Evite coleiras e peitorais apertados

As coleiras e peitorais para cães e gatos devem ser seguras e confortáveis. É muito importante que ele envolva o dorso do animal, mas que não limite os movimentos e a respiração.

A maneira mais adequada de escolher uma coleira para gatos e cães, é medir a circunferência do corpo e do pescoço. Uma boa dica é seguir as orientações abaixo:

infográfico sobre medição de coleira

Coleiras peitorais são mais seguras

No mercado, é possível encontrar modelos de coleiras peitorais para cães e com ponto de fixação no pescoço.

Para garantir a segurança do pet, opte sempre pela peitoral. Dessa maneira você evita a asfixia do animal durante os passeios ou tentativas de fuga.

Invista em um período de adaptação

Por natureza, cães e gatos não estão acostumados a usar coleiras. Por isso, é muito importante que, antes de um passeio, o tutor invista na adaptação do acessório.

O recomendado é inserir aos poucos o acessório na rotina do animal, para que ele possa ir se acostumando com ele. Apostar em reforço com o petisco favorito auxilia nesse processo.

Agora que você já sabe que coleira com guizo faz mal ao pet e não é uma opção, conte para gente: qual é o tipo de acessório de transporte preferido do seu animal?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Mateus disse:

    acredito q tudo q tira o animal do seu convívio é prejudicial.

Deixe o seu comentário