Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster pode comer maçã? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster pode comer maçã

Os hamsters são animais onívoros, que se alimentam de vegetais, sementes, grãos e pequenos invertebrados. Contudo, no ambiente doméstico, oferecer frutas vem ganhando espaço na rotina alimentar dos pets, o que acaba gerando algumas dúvidas. Dentre elas: será que hamster pode comer maçã? 

A fruta é bastante consumida em qualquer época do ano, sendo uma das queridinhas dos brasileiros. Mas, antes de oferecer qualquer alimento aos nossos animais de estimação precisamos conhecê-los, não é mesmo? A seguir, saiba tudo sobre maçã para hamster.

O que hamster pode comer?

Antes de adicionar qualquer alimento a rotina alimentar do hamster, todo tutor precisa conhecer como deve ser a dieta desse pequeno roedor.

Na natureza, por exemplo, a sua dieta apresenta flutuações naturais, seja pela busca por alimento, épocas do ano e fase de vida do animal.

Mas, quando vivem em ambiente doméstico, a dieta do hamster precisa ser diferente, baseada em rações próprias. Frutas e outros alimentos naturais podem ser adicionados como complemento, sendo oferecidos como petiscos.

Portanto, além de ração e feno, a dieta do hamster pode ser enriquecida com:

  • grãos (chia, aveia, girassol, painço e quinoa);
  • verduras (couve, almeirão, chicória e acelga);
  • legumes (abóboras, brócolis, batata-baroa-doce, cenoura, couve-flor e pepino);
  • frutas (banana, melão e morango).

Contudo, a oferta de qualquer alimento para hamster, natural ou não, deve ser antes consultado com o veterinário. O profissional irá definir precisamente sobre a indicação, quantidade e quantas vezes.

​Afinal, hamster pode comer maçã?

hamster pode comer maçã com casca
De modo geral, as frutas podem ser adicionadas a rotina alimentar dos hamster, porém de forma controlada.

Sim, hamster pode comer maçã. A fruta está na lista de alimentos que podem ser oferecidos para esses roedores. 

A fruta pode ser adicionada à rotina alimentar do hamster como um petisco. E mesmo assim, o alimento não pode ser oferecido livremente ao animal.

A seguir, saiba como oferecer maçã para o hamster do modo correto? Continue a leitura. 

Como oferecer maçã para hamster?

Já que pode dar maçã para hamster, o tutor precisa saber como fazer. Nesse caso, o ponto de atenção é com a quantidade disponibilizada ao animal. Mas, por quê? 

Estamos falando de um animal pequeno e com organismo sensível. Deste modo, como o hamster gosta de maçã, é preciso atenção para não exagerar. Esses são alguns cuidados a seguir:

  • cortar a maçã em pedaços pequenos, com menos de ⅛ da fruta para o consumo do roedor;
  • a maçã para hamster deve ser oferecida de uma a duas vezes por semana. Lembre-se: são petiscos.

Pode dar maçã com casca para o hamster?

Não pode! Hamster come maçã, mas ao separar a fruta, tenha o cuidado com dois detalhes: retirar as cascas e as sementes. 

Ambas são ásperas e duras, o que pode complicar a mastigação e fazer o seu roedor engasgar.

Faça a remoção das cascas e sementes e ajude o hamster a comer com maior facilidade, de forma que consiga exercitar a mandíbula.

​Benefícios da maçã para hamster

A maçã tem vários nutrientes que contribuem para a saúde e bem-estar do pet. Confira algumas de suas propriedades: 

  • vitamina do complexo B: ajuda na manutenção do sistema nervoso e na liberação de energia;
  • fósforo: essencial para os músculos, sistema nervoso e ossos;
  • fibras: exerce um papel importante para o funcionamento do sistema digestivo;
  • ferro: muito importante para o organismo. Atua no transporte de oxigênio do sangue e dos músculos. 

Hamster pode comer maçã: quais cuidados se deve ter ao oferecer a fruta?

Maçã faz mal para hamster em grande quantidade. A fruta tem um alto nível de açúcar e de água, o que pode fazer mal ao organismo do pet, podendo levá-lo a ter uma diarreia. 

Lembre-se de moderar na quantidade, ok? Não caia na tentação de oferecer além do recomendado por vê-lo feliz ao saborear a fruta. 

hamster comer maçã

Outro cuidado se refere às perigosas sementes da maçã. Elas têm uma substância tóxica ao hamster, conhecida como cianeto.

Em hipótese alguma deixe-o ingerir alguma semente. Se ele vier a consumir algumas, aumenta a chance de algum problema de saúde, incluindo risco de vida. 

Fora que o roedor costuma ser um animal conhecido por ser acumulador de alimentos em sua própria gaiola. Fique de olho diariamente, caso o hamster não comer a fruta em até 12 horas, retire o alimento da gaiola. 

Agora você sabe que os hamsters podem comer maçã, desde que seja oferecida com moderação e seguindo as dicas de segurança. Lembre-se sempre de consultar um veterinário especializado em animais de pequeno porte.

Na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para roedores: rações, feno, gaiola, acessórios e muito mais. Use com o cupom BLOG10 e ganhe 10% OFF* na primeira compra.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário