Hamster pode comer maçã? Descubra!

Compartilhar:


hamster pode comer maçã

Fruta bastante consumida em qualquer época do ano, a maçã é uma queridinha do brasileiro. Mas será que esse alimento poderia ser indicado para um roedor consumir também? Existem algumas frutas que são benéficas a essas espécies, embora algumas sejam proibidas. Então, um hamster pode comer maçã?

Continue a leitura e venha descobrir a resposta com a gente! 

​Afinal, o hamster pode comer maçã?

Se você imagina que o hamster pode comer maçã, saiba que estava certo. Sim, o animal pode consumir a fruta tão adorada pelos brasileiros

No entanto, o alimento não chega a substituir nem a ração, nem o feno, fundamentais para uma boa alimentação do roedor. Por isso, a maçã, bem como qualquer outra fruta ou legume, deve ser usada somente como um petisco no cotidiano do hamster. Portanto, a maçã seria um acréscimo na alimentação habitual do pet. 

Mesmo assim, a fruta não pode ser oferecida livremente ao animal. Vamos entender como hamster pode comer maçã de modo correto. 

Como dar maçã para hamster?

Já que o hamster pode comer maçã, o tutor precisa redobrar a atenção na quantidade da fruta disponibilizada ao animal. Por quê? Pois estamos falando de um animal pequeno e com organismo sensível. Deste modo, o mais recomendado seria cortar a maçã em pedaços pequenos, com menos de ⅛ da fruta para o consumo do roedor

Com relação a frequência, a maçã para hamster deve ser oferecida esporadicamente. Como se trata de um petisco, apesar de ser seguro e saudável, a fruta deve ser consumida entre uma a duas vezes por semana, suficiente para deixar o animal satisfeito. 

Ao separar a maçã para hamster, tenha o cuidado com outros dois detalhes: retirar tanto as cascas quanto as sementes. Ambas são ásperas e duras, o que pode complicar a mastigação e fazer o seu roedor engasgar. Faça a remoção das cascas e sementes e ajude o hamster a comer com maior facilidade, de forma que consiga exercitar a mandíbula. 

​Quais os cuidados que se deve ter com a fruta?

Se o hamster come maçã em grande quantidade, ligue o sinal de alerta. Essa fruta tem um alto nível de açúcar e de água, criando um risco de fazer mal ao organismo do pet, podendo levá-lo a ter uma diarreia

Lembre-se de moderar na quantidade, ok? Não caia na tentação de oferecer além do recomendado por vê-lo feliz ao saborear a fruta. 

Outro cuidado se refere às perigosas sementes da maçã. Elas têm uma substância conhecida como cianeto, componente muito tóxico ao hamster. Em hipótese alguma deixe ele ingerir alguma semente. Se ele vier a consumir algumas, aumenta a chance de algum problema de saúde, incluindo risco de vida. 

Fora que o roedor costuma ser um animal conhecido por ser acumulador de alimentos em sua própria gaiola. Como tutor, fique de olho diariamente para notar se sobrou algum resto de comida, evitando que fiquem estragados e inadequados para o consumo. Caso o hamster não comer a fruta em até 12 horas, retire o alimento da gaiola.  

​Benefícios da maçã para hamster

Muito vantajosa ao hamster, a maçã tem vários nutrientes que contribuem para a saúde e bem-estar do pet. Confira algumas de suas propriedades: 

  • Vitamina do complexo B: ajuda na manutenção do sistema nervoso e na liberação de energia; 
  • Fósforo: essencial para os músculos, sistema nervoso e ossos; 
  • Fibras: exerce um papel importante para o funcionamento do sistema digestivo;
  • Ferro: muito importante para o organismo, atuando no transporte de oxigênio do sangue e dos músculos. 

Conheça mais dicas e informações sobre hamsters em nosso blog: 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário