Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster pode comer tomate? Descubra se o alimento é recomendado ao roedor

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster pode comer tomate

Conhecido por ser um acumulador de comida, o hamster come alguns legumes e frutas que fazem bem à saúde dele. Mas não é todo petisco que ele pode comer tranquilamente. Você sabe se o hamster pode comer tomate? Muito saudável para nós, humanos, o alimento pode agradar ao roedor, mas será que é recomendado? Saiba a resposta em nosso post!

​Afinal, hamster pode comer tomate?

Caso tenha pensado que o hamster pode comer tomate, saiba que a resposta é não, a fruta não é indicada para o roedor. Mesmo sendo uma fruta que desperta interesse ao hamster, afinal, o animal gosta do sabor proporcionado pelo tomate, o tutor não deve oferecer o alimento como um complemento à sua dieta habitual. 

Ainda que seja repleto de nutrientes que são benéficos ao nosso organismo, como vitaminas, fibras e minerais, o tomate pode ser um alimento perigoso ao hamster

O motivo? Devido ter uma substância em sua composição conhecida como tomatina. Esse composto atua como um pesticida e, embora não tenha efeito para os humanos, é arriscado para o hamster em função de seu porte físico e organismo. 

Portanto, não caia na tentação de disponibilizar uma fruta somente ao ver o seu animal de estimação ficar feliz com ela. Há outras frutas permitidas que o roedor pode consumir sem maiores preocupações. 

Agora que você já sabe se hamster pode comer tomate, vamos entender a seguir os riscos que essa fruta provoca no animal. 

Se hamster come tomate, quais são os riscos?

No caso do hamster ser atrevido e comer um tomate sem querer, descubra a quantidade que ele conseguiu ingerir. Se for uma porção pequena, mantenha a calma, isso geralmente não costuma causar algum risco sério à saúde dele. 

Porém, acenda o sinal de alerta e comece a monitorar o estado que o seu animal de estimação se encontra. Percebeu alguma diferença? Se ele chegar a ter diarreia, apatia, vômitos ou certa dificuldade na respiração, leve ele a um veterinário o mais rápido possível.

Existe, sim, o risco de intoxicação alimentar ao consumir o tomate. Por isso, à procura de um veterinário para realizar um diagnóstico rápido se faz necessário, se houver sintomas aparentes. E nada de recorrer a métodos caseiros, certo? Isto pode agravar a situação de seu roedor, afetando a sua saúde ainda mais. 

hamster pode comer tomate

Conheça frutas que hamster pode comer

Como o tomate para hamster não seria um alimento adequado, fizemos uma lista com algumas frutas que o animal pode comer. Confira: 

  • Banana; 
  • Maçã;
  • Morango;
  • Pêra; 
  • Uva. 

Vale explicar que, embora sejam permitidas ao consumo do roedor, as frutas não devem ser oferecidas livremente e sem moderação pelo tutor. Na verdade, elas precisam estar dentro de uma dieta equilibrada pois são apenas petiscos. Ou seja, são alimentos complementares à alimentação padrão do peludo, como a ração e feno

Em geral, as frutas e legumes devem representar até 10% de sua alimentação total. 

Quer conhecer mais dicas e informações sobre hamsters? Acesse o nosso blog: 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário