
Está pensando em dar um agrado ao seu hamster? A escolha de uma fruta pode ser uma boa ideia, desde que o tutor saiba como oferecer adequadamente o petisco, embora nem todas frutas são recomendadas ao pet. E você sabe se o hamster pode comer uva? Tire essa dúvida e saiba tudo sobre o assunto!
Sim, a boa notícia é que o hamster pode comer uva. Como se trata de uma fruta, o tutor deve servir a uva como se fosse um petisco ao animal de estimação. Portanto, ela pode ser usada como um complemento na dieta equilibrada do roedor. Isso significa que a uva não vai substituir os alimentos principais do hamster, como a ração e feno.
Saudável, a uva não é um alimento tóxico ao hamster, diferente do que ocorre com os cachorros. A fruta precisa ser oferecida com moderação e com alguns cuidados, visto que falamos de um animal pequeno com organismo delicado. Ainda que ele seja um comilão, o tutor deve respeitar a dieta estabelecida para o roedor.
Vamos entender melhor como o hamster pode comer uva corretamente.
Como o hamster pode comer uva, existe uma maneira apropriada para oferecer o alimento ao animal, seguindo uma frequência disciplinada. O que isso significa? O roedor deve consumir a fruta somente uma ou duas vezes por semana, uma vez que falamos de um petisco que serve como um acréscimo em sua alimentação.
Quando for servir a uva, prefira cortar pedaços pequenos ao hamster, como na medida de ¼ da fruta. É uma forma mais segura e ajuda o animal a ingerir mais facilmente. Ou seja, não ofereça uma uva inteira, apesar de ser uma fruta pequena, ela não é indicada para o consumo do roedor se for disponibilizada integralmente.
Além disso, tenha o cuidado de servir a uva sem semente ao roedor. Se puder, já compre a uva sem caroço, o que tira a necessidade de abrir a fruta e retirar a semente.
A casca seria outro detalhe importante para o hamster. Vale remover a pele pensando em deixar a fruta cada vez mais palatável e livre de riscos ao pet. Se não conseguir, não deixe de fazer uma boa higienização na uva para evitar que haja alguma intoxicação.
A começar, com a uva com semente. Notou que ele ingeriu com caroço? A semente pode ser muito perigosa e ficar presa no intestino do animal ou causar asfixia. Fique atento para impedir que isso venha acontecer e colocar o hamster em risco.
Não costume dar uva para hamster de forma desenfreada, sem algum controle. O excesso dessa fruta pode causar diarreia e, a longo prazo, a obesidade no peludo, devido ao alto nível de açúcar presente no alimento.
Embora hamster pode comer uva, o mesmo não seria válido para a uva passa. A fruta seca contém um teor de açúcar muito concentrado, impossibilitando o consumo seguro do roedor. Neste caso, prefira somente dar a fruta normal.
E quais são as propriedades que a uva oferece? Fizemos uma lista com as principais vantagens da fruta que garantem o bom funcionamento do organismo do hamster. Confira:
Quer saber mais informações e dicas sobre hamsters? Acesse o nosso blog: