Hamster pode comer uva? Descubra se a fruta é indicada ao consumo do roedor

Compartilhar:


hamster pode comer uva

Está pensando em dar um agrado ao seu hamster? A escolha de uma fruta pode ser uma boa ideia, desde que o tutor saiba como oferecer adequadamente o petisco, embora nem todas frutas são recomendadas ao pet. E você sabe se o hamster pode comer uva? Tire essa dúvida e saiba tudo sobre o assunto! 

​Então, hamster pode comer uva?

Sim, a boa notícia é que o hamster pode comer uva. Como se trata de uma fruta, o tutor deve servir a uva como se fosse um petisco ao animal de estimação. Portanto, ela pode ser usada como um complemento na dieta equilibrada do roedor. Isso significa que a uva não vai substituir os alimentos principais do hamster, como a ração e feno.

Saudável, a uva não é um alimento tóxico ao hamster, diferente do que ocorre com os cachorros. A fruta precisa ser oferecida com moderação e com alguns cuidados, visto que falamos de um animal pequeno com organismo delicado. Ainda que ele seja um comilão, o tutor deve respeitar a dieta estabelecida para o roedor. 

Vamos entender melhor como o hamster pode comer uva corretamente. 

Como dar uva para hamster?

Como o hamster pode comer uva, existe uma maneira apropriada para oferecer o alimento ao animal, seguindo uma frequência disciplinada. O que isso significa? O roedor deve consumir a fruta somente uma ou duas vezes por semana, uma vez que falamos de um petisco que serve como um acréscimo em sua alimentação. 

Quando for servir a uva, prefira cortar pedaços pequenos ao hamster, como na medida de ¼ da fruta. É uma forma mais segura e ajuda o animal a ingerir mais facilmente. Ou seja, não ofereça uma uva inteira, apesar de ser uma fruta pequena, ela não é indicada para o consumo do roedor se for disponibilizada integralmente. 

Além disso, tenha o cuidado de servir a uva sem semente ao roedor. Se puder, já compre a uva sem caroço, o que tira a necessidade de abrir a fruta e retirar a semente. 

A casca seria outro detalhe importante para o hamster. Vale remover a pele pensando em deixar a fruta cada vez mais palatável e livre de riscos ao pet. Se não conseguir, não deixe de fazer uma boa higienização na uva para evitar que haja alguma intoxicação. 

hamster pode comer uva

Quais são os cuidados se hamster come uva?

A começar, com a uva com semente. Notou que ele ingeriu com caroço? A semente pode ser muito perigosa e ficar presa no intestino do animal ou causar asfixia. Fique atento para impedir que isso venha acontecer e colocar o hamster em risco. 

Não costume dar uva para hamster de forma desenfreada, sem algum controle. O excesso dessa fruta pode causar diarreia e, a longo prazo, a obesidade no peludo, devido ao alto nível de açúcar presente no alimento. 

Embora hamster pode comer uva, o mesmo não seria válido para a uva passa. A fruta seca contém um teor de açúcar muito concentrado, impossibilitando o consumo seguro do roedor. Neste caso, prefira somente dar a fruta normal. 

Benefícios da uva para hamster

E quais são as propriedades que a uva oferece? Fizemos uma lista com as principais vantagens da fruta que garantem o bom funcionamento do organismo do hamster. Confira: 

  • Vitamina K: fundamental para a coagulação do sangue; 
  • Vitamina A: importante para o crescimento do animal, fora que ajuda a visão; 
  • Cálcio: componente essencial para a formação dos ossos; 
  • Ferro: muito importante para o organismo, atuando no transporte de oxigênio do sangue e dos músculos. 

Quer saber mais informações e dicas sobre hamsters? Acesse o nosso blog: 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário