Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster preto: conheça tudo desse animal fofinho

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster preto sentado
Um hamster preto pode pertencer a diversas raças de roedores

Você sabia que o hamster preto não é uma raça específica de roedor? É isso mesmo! Há uma grande variedade de tipos de hamsters que podem apresentar a pelagem preta. Conheça quais são elas e os cuidados necessários para cuidar deste animal de estimação fofinho em casa. Fique com a gente!

4 raças de hamster preto

Há na natureza quatro raças de hamster que podem apresentar a pelagem preta. São eles: hamster-sírio, angorá, sírio panda e anão russo black. Confira as características que tornam cada um desses animais únicos.

1. Hamster-sírio preto

hamster sírio preto na gaiola
O hamster-sírio preto é um pouco menor que o seu parente hamster-angorá

O hamster-sírio ou hamster-dourado é um dos mais populares, aqui no Brasil. Eles têm 15cm de pura fofura, com uma pelagem curta, macia, brilhante e, normalmente, na cor dourada. Porém, há algumas variações que apresentam cores diferentes como preto, cinza, branco, marrom ou a combinação dessas tonalidades.

2. Hamster-angorá preto

O hamster-angorá faz parte da mesma família do hamster-sírio. Assim como seu parente mais popular, esse roedor pode medir até 15cm de altura e apresentar a pelagem na cor preta. A principal diferença entre eles é a extensão dos pelos, que no caso do angorá é maior.

3. Hamster-sírio panda

hamster-sírio-panda
Apesar da cabeça com pelagem preta, o hamster-panda o corpo combinado pelagem branca e preta

Como o próprio nome sugere, essa raça de hamster tem a pelagem com aspecto semelhante a um dos mamíferos mais conhecidos do mundo. O hamster-sírio panda possui os pelos da região da cabeça totalmente pretos, que combinam pelos curtos em tons de preto e branco na região do dorso.

4. Hamster-anão russo black

hamster anão russo na gaiola
O hamster-anão russo preto é famoso por seu tamanho, que não passa de 11cm

O hamster-anão russo é um roedor com pelagem preta que tem o tamanho mais singelo, que varia de 7 a 11cm. Sua pelagem é curta, macia e apresenta a coloração cinza, com uma faixa mais escura no meio. Contudo, é possível encontrar alguns exemplares de hamster-anão russo com a pelagem preta.

Saiba como cuidar de hamster preto

Os cuidados necessários para criar um hamster preto em cativeiro são os mesmos dos roedores tradicionais. Quem deseja ser tutor do pet, precisa se atentar a questões como alimentação, escolha correta da gaiola e acessórios que incentivem a prática de atividades físicas.

Qual é a dieta de um hamster preto?

Uma dieta balanceada de um hamster preto deve ser composta, essencialmente, por ração para roedores. Feno, vegetais e frutas frescas podem ser oferecidos como petiscos para complementar a nutrição do pet. Entretanto, os seguintes alimentos devem ser evitados:

  • frutas cítricas;
  • ultraprocessados;
  • alimentos fritos;
  • frutas com alta concentração de açúcar;
  • leites e derivados.

Escolha a gaiola certa para o animal

Para conseguir se desenvolver de uma maneira saudável, o hamster preto precisa de bastante espaço para correr, brincar e se alimentar. Por isso, na hora de escolher a gaiola para o seu roedor, é preciso levar em conta o tamanho do pet, espaço para comedouro, bebedouro e brinquedos.

Cuidado com a higiene da gaiola do pet

Assim como os demais animais de estimação que vivem em gaiolas, o hamster precisa de um cuidado todo especial quando o assunto é higiene. O recomendado por veterinários é fazer a limpeza a cada duas semanas, incluindo os acessórios para alimentação e brinquedos. Não se esqueça de manter o pet em um local seguro durante a faxina.

Além da higienização completa da gaiola, pequenos hábitos diários ajudam a preservar a saúde e o bem-estar do animal. Troque a água do bebedouro uma vez por dia e não se esqueça de remover restos de alimentos e o excesso de sujeira sempre que possível. Quem não gosta de um local limpo para morar, não é mesmo?

Agora que você sabe tudo sobre as raças de hamster preto que existem e as melhores práticas para cuidar desse animal de estimação, conte para gente: qual desses hamsters pretos vai ter um lugar na sua casa?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário