Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster pode comer couve? Saiba se a verdura seria adequada ao animal

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster pode comer couve

Já assistiu algum hamster comendo um legume ou verdura? Pois é, é uma cena muito fofa e incentiva o tutor a oferecer esses petiscos como uma demonstração de carinho ao seu animal de estimação. Mas há muitas verduras que o roedor não deve consumir. Você sabe se o hamster pode comer couve? 

Esse é o tema do nosso artigo, venha descobrir com a gente! 

Então, hamster pode comer couve?

Sim, o hamster pode comer couve. A verdura, na verdade, deve ser vista pelo tutor como um petisco para ser incluído na dieta balanceada do animal. Desta maneira, a couve seria uma opção à parte, uma espécie de guloseima que serve de complemento à alimentação rotineira do roedor, como a ração e feno

A couve é saborosa e costuma agradar o paladar do animal. Cheia de nutrientes, é um alimento seguro, saudável e apropriado para ser dado ao hamster, desde que seja oferecido de maneira correta. Como falamos de uma verdura, o tutor precisa saber que deve existir certos cuidados para não afetar a saúde do roedor. 

Vamos entender exatamente como o hamster pode comer couve a seguir. 

Como oferecer a couve para hamster?

Como o hamster pode comer couve, não esqueça que, embora ele adore estar sempre comendo ou petiscando, a moderação é essencial. Nada de exagerar na dosagem da verdura, certo? Faça um controle da frequência de quando for oferecer a couve ao animal. Por exemplo, uma ou duas vezes na semana seria suficiente para saciar o roedor. 

Fora que o tutor pode intercalar com outros petiscos, como frutas e legumes indicados para o consumo do hamster. Para isso, vale a pena seguir uma dieta regrada que garanta o espaço de outros alimentos, sem que atrapalhe a alimentação e bem-estar de seu pet. 

Com relação à quantidade de couve a ser servida ao hamster, saiba que ele não pode comer uma grande proporção. Prefira porções pequenas, como dar um pedaço de até 5 cm de couve, o que seria uma quantidade segura e suficiente ao animal.  

Se puder, prefira comprar alimentos orgânicos que são livres de agrotóxicos, este um produto químico com risco de prejudicar o organismo do roedor. 

hamster pode comer couve

Quais cuidados ao dar o legume para o animal?

Como dito anteriormente, a couve não deve ser oferecida de forma exagerada ao hamster. O motivo? A possibilidade de causar problemas renais, estomacais e diarreia ao animal, por conta de ser um alimento muito calórico. 

A falta de limpeza ao alimento, seja verdura, legume ou fruta, é outro risco. Não esqueça de higienizar bem a verdura antes de disponibilizar ao hamster. Assim, é possível conseguir retirar impurezas e evitar que surjam contaminações originadas do alimento.  

Benefícios da couve para hamster

Você sabe o que a couve oferece de nutrientes? Fizemos uma lista com os principais benefícios que a verdura proporciona ao roedor, confira: 

  • Vitamina A: essencial para o desenvolvimento dos órgãos; 
  • Vitamina K: componente fundamental para a saúde do coração e dos ossos; 
  • Vitamina B6: nutriente que ajuda o desenvolvimento correto do animal em sua fase de crescimento;  
  • Ferro: muito importante para o organismo, atuando no transporte de oxigênio do sangue, nos músculos, além do metabolismo que libera energia. 

Conheça mais dicas e informações sobre hamsters em nosso blog: 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário