Hidratação canina: saiba como manter o bichinho saudável

Compartilhar:


hidratação canina

A hidratação canina é um dos pontos que mais exige a atenção dos tutores. A desidratação pode causar problemas sérios para a saúde de seu pet, tanto os mais imediatos quanto outros que aparecem em longo prazo. Por isso, é extremamente importante que você, como guardião do animal, garanta que ele tenha acesso à água sempre.

Também é importante saber como fazer a hidratação canina de forma adequada. Isso porque não há diferença entre a quantidade de água que os filhotes e os cachorros adultos podem tomar diariamente.

Existem outros pontos que precisam ser abordados para você assegurar a hidratação do seu amigo de quatro patas. Saiba tudo no artigo do Blog da Cobasi!

Hidratação canina: qual é a quantidade certa de água para meu cachorro?

Em primeiro lugar, é muito importante saber que a hidratação canina mais adequada deve se iniciar na terceira semana do filhote, no momento em que ele está começando o desmame.

Antes disso, o bichinho deve se hidratar apenas com o leite materno, que é a maior fonte de proteínas e vitaminas para ele crescer com saúde.

A quantidade ideal para fazer a hidratação canina nessa faixa de idade é de meio copo de água a cada duas horas, em média. Mas a quantidade varia segundo o tamanho do pet, viu? Por isso, é importante levá-lo a uma consulta ao veterinário.

Já para os cães adultos, a situação muda. A hidratação canina deve ser feita conforme o peso, a idade e o tipo de alimentação do animalzinho. O melhor a se fazer é deixar a vasilha de água disponível sempre para que o bichinho possa se servir de água quando quiser.

Existem situações em que a hidratação canina é mais necessária. Quando os pets estão doentes, por exemplo, eles sentem mais vontade de beber água. Alguns medicamentos também podem fazer com que o animal de estimação sinta mais sede, além do clima, um fator incontornável.

Riscos da falta de hidratação

Caso você perceba que seu cachorro não está bebendo água como deveria, você pode usar ‘truques’ para induzi-lo a ingerir líquidos. Um deles é o mais simples: levar uma garrafa durante os passeios. Como o bichinho pode sentir sede por conta do exercício, ele deve se hidratar. Essa é a melhor hora para oferecer água ao pet.

Também é crucial que o tutor deixe o bebedouro em lugar bem visível e de fácil acesso. Assim, sempre que seu amiguinho precisar se hidratar, ele poderá fazê-lo sem problemas. E não se esqueça de se oferecer água limpa e fresca, tá?

A hidratação do seu cachorro é importante para evitar que o animal de estimação sofra com a temida pedra nos rins. Certas raças têm pré-disposição ao problema, mas todas podem desenvolver cálculos caso não bebam água com regularidade. Garanta que seu amigo tenha acesso ao líquido e também a uma alimentação balanceada e saudável.

Gostou do artigo do Blog da Cobasi? Confira abaixo outros temas que podem ser relevantes para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário