Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ipomoea aquática: conheça tudo sobre essa planta exótica

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flores de ipomoea aquatica no jardim
A ipomoea aquática é conhecida por sua beleza e valor nutricional

A Ipomoea aquática, também conhecida como espinafre d’água ou agrião-do-paraíso, é uma planta exótica cada vez mais fácil de encontrar no Brasil. 

Além da delicadeza de suas folhas, ela é famosa por seu alto valor nutricional. O que contribui para uma refeição saudável para toda a família. Fique com a gente e conheça tudo sobre ela.

Ipomoea aquática: características

A Ipomoea aquática é uma espécie que tem como principais características a cor verde vibrante de sua folhagem e o crescimento rápido. O que a torna uma ótima opção para quem deseja começar um jardim. 

A origem da Ipomoea aquática

A planta tem origem no Sudeste Asiático e hoje está presente em diversas partes do mundo, devido à sua fácil adaptação. 

Por se tratar de uma planta não nativa do Brasil, a espinafre d’água é considerada uma espécie invasora. 

Isso acontece porque ela tem a capacidade de se propagar por regiões distantes onde foi cultivada inicialmente.

O grande problema dessa proliferação é que ao entrar em contato com a vegetação nativa, ela altera toda a composição da flora. E, a longo prazo, isso pode colocar em risco a preservação da fauna e da flora brasileira.  

Ipomoea aquática: Ficha técnica

Nome científicoIpomoea aquática
Nome PopularEspinafre chinês, espinafre d’água, batata-doce-folha
FamíliaConvolvulaceae
DivisãoMagnoliophyta
Ciclo de vidaPerene

Os benefícios da Ipomoea aquática

Você sabia que a Ipomoea aquática é uma PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais)? É isso mesmo! Além do seu sabor único, a planta é rica em fósforo, cálcio, vitaminas A e C. Seu consumo é indicado para o fortalecimento do sistema imunológico.

Como cultivar a Ipomea?  

vaso com ipomoea aquatica
A vaso ipomoea aquática é uma planta simples e cuidar em casa

C ultivar a Ipomoea aquática em casa é bastante simples! De maneira geral, você precisará de alguns cuidados no preparo das sementes antes de semear o solo.

O primeiro passo é deixar as sementes de Ipomoea de molho de 6 a 12 horas. Após esse período, você pode fazer o plantio das sementes diretamente no solo ou em um vaso para plantas.

Uma boa prática é cavar covinhas entre 2 e 3 cm de profundidade, colocar as sementes dentro, cobrir e regar. Com o solo devidamente úmido, a sua planta germina em pouco mais de uma semana.

Melhor iluminação para a Ipomoea aquática?

Como se trata de uma planta de clima tropical, nada melhor para garantir o florescimento da Ipomea, do que a exposição direta do sol. Se possível, opte por cultivá-las nas estações mais quentes do ano.

Qual o melhor solo para espinafre d’água?

O solo para cultivo do espinafre d´água é um item que merece uma atenção especial por parte do apaixonado por jardinagem. Já que ela é uma espécie bastante sensível.

Atenção à adubação

O ideal para ela é um substrato que seja rico em matéria-orgânica, drenável e levemente ácido, com pH entre 6 e 6,8.  

Oferecer um substrato rico em nutrientes orgânicos é essencial para que a planta possa florescer em sua plenitude. O recomendado é investir em fertilizantes orgânicos e seguir a recomendação do fabricante.

Cuidado com a rega

A Ipomoea aquática é uma planta de clima tropical. Por isso, precisa que o solo esteja sempre úmido para que possa absorver os nutrientes necessários.

O recomendado é fazer a rega do solo de uma a duas vezes por semana. Sempre com cuidado para não deixar o solo encharcado.

Quando realizar a colheita da Ipomoea aquática

A floração da espinafre d’água é rápida. Geralmente com 60 dias após o plantio, suas folhas estão prontas para colheita. 

Assim que perceber que as folhas estão com coloração verde vibrante e um bom tamanho, já é possível fazer a poda. Remova folhas e parte das hastes com cuidado para que ela possa crescer novamente.   

Ipomoea aquática é pet friendly?

Não, a Ipomoea aquática não é uma espécie pet friendly. Por isso, se você tem animais de estimação ou crianças pequenas em casa, opte por plantas não tóxicas

Gostou de conhecer mais sobre a Ipomoea aquática? Então, conte para gente: você teria um lugar reservado para essa plantinha exótica na sua casa?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário