Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Mãe de planta: saiba o significado e os benefícios de se tornar uma

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mãe de planta no jardim
Ser mãe de planta é um hábito que tem se tornado comum

O termo mãe de planta é bastante recente e vem se tornando comum desde que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa desde o começo da pandemia. Por isso, venha com a gente e descubra qual o significado desse termo e os benefícios que a prática pode oferecer à saúde.

Mãe de planta: o que é?

Mãe de planta é uma palavra que serve para definir pessoas, homens e mulheres, que descobriram no hobby da jardinagem um novo prazer. Seja cultivando flores e plantas dentro de casa ou cuidando de um belo jardim.

Além disso, ser mãe de planta é um jeito carinhoso de referir-se a quem cuida com amor e carinho de um ser vivo como se fosse um filho biológico. Exemplos similares são: mãe de pet, mãe de cachorro e mãe de gato, que já fazem parte do vocabulário e do cotidiano de muitos brasileiros. Você já deve ter ouvido, não é mesmo?

Mãe de planta: o bem-estar dentro de casa

Um dos principais motivos que levam as pessoas a se tornarem mãe de plantas é que o cultivo de flores proporciona, como criar uma sensação de bem-estar dentro de casa. Com alguns poucos vasos, é possível criar um ambiente aconchegante, fresco e repleto de energias positivas para relaxar no dia a dia.

O efeito terapêutico das plantas

Outro fator que contribui para o aumento do número de pais e mães de plantas, é o efeito terapêutico que os cuidados que o jardim proporciona. Cultivar desde pequenas flores, hortaliças e plantas em casa ajuda a:

  • controlar a ansiedade;
  • alivia o estresse;
  • ajuda a lidar com a depressão;
  • promove o relaxamento do corpo e da mente;
  • contribui para evitar doenças como Alzheimer;
  • melhora a concentração;
  • entre outros.

O que uma mãe de planta precisa ter?

mulher cultivando planta
Ferramentas e adubo adequados são essenciais criar um jardim

Gostou de conhecer os benefícios que a dedicação à jardinagem oferece e quer se tornar pai ou mãe de planta? Então, confira a seguir o que não pode faltar na hora de cultivar flores em vaso ou criar um jardim belo e perfumado.

Tudo começa pela escolha da planta

O primeiro passo para se tornar uma mãe de planta de verdade é fazer a escolha correta da flor ou planta que vai cuidar. É preciso levar em conta em qual ambiente ela ficará, pois há espécies que precisam de maior exposição ao sol e outras que se dão melhor à meia-sombra.

O vaso não pode faltar

Com a plantinha ou flor escolhida, partimos para a seleção do vaso que vai servir de abrigo para ela. Nesse caso é preciso ter muita atenção, pois um vaso muito pequeno pode atrapalhar o desenvolvimento das raízes e acabar machucando ou até matando a sua planta.

Adubos e fertilizantes

Adubos e fertilizantes são essenciais para manter a sua planta bem nutrida e garantir o seu desenvolvimento saudável. O recomendado é optar sempre por soluções com material orgânico, pois são mais econômicas e oferecem os nutrientes que ela precisa por muito mais tempo.

Ferramentas de jardinagem

Toda a pessoa que deseja se dedicar à prática da jardinagem não pode deixar de ter em casa ferramentas para cultivo e manutenção. Mangueiras, tesouras para corte e poda, pás e medidores precisam fazer parte da lista de acessórios de uma mãe de planta.

Seguindo as dicas acima, ficará muito fácil se tornar mãe de planta e deixar o melhor lugar da casa muito mais bonito, perfumado e aconchegante. Se você ainda não sabe qual planta ou flor escolher, confira nossos especiais sobre jardinagem. E assim que escolher, conte para gente qual planta fará parte da sua família.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário