Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Mastim inglês: saiba mais sobre a raça

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Mastim inglês: saiba mais sobre a raça

O mastim inglês, também chamado de mastiff, é uma das maiores raças de cachorro do mundo. Muito apegado a família, gentil e atencioso, é também um excelente cão de guarda e proteção.

O mastim inglês não tem uma origem tão bem definida, provavelmente por ser uma raça muito antiga. Existem monumentos egípcios que apontam a presença do mastim inglês por volta de 3.000 antes de Cristo. Já quando o imperador César invadiu a Grã-Bretanha, no ano 55 antes de Cristo, também encontrou o mastim inglês por lá.

Características gerais do mastim inglês

A primeira característica do mastim inglês, que é, também, uma das mais impressionantes, é sem dúvida o seu tamanho. Esse é um cachorro realmente grande, que pode tranquilamente atingir a mesma altura média dos homens adultos quando se coloca de pé nas patas de trás.

Além de gigante, o peso de um mastim inglês adulto também é de se admirar: são cerca de 80 quilos, que em alguns casos podem passar de 100, e que precisam de aproximadamente 1 quilo de ração por dia para se manter bem alimentado. É ou não é incrível?

Mas não se deixe intimidar pelos grandes números do mastim inglês: por trás desse cachorro gigante, há um cão dócil, muito carinhoso e até mesmo bobo – contanto que não mexam com a sua família.

Temperamento e comportamento do mastim inglês

Temperamento e comportamento do mastim inglês

O mastim inglês é mais uma prova de que as características físicas de um cachorro não o tornam, necessariamente, agressivo. Pelo contrário! O mastim é um cachorro calmo, que chega até a ser um pouco preguiçoso. Gosta muito de ficar deitado, mas os passeios e as brincadeiras são fundamentais para mantê-lo em forma.

As crianças vão se apaixonar pela doçura do mastim inglês, e ele vai corresponder com muita paciência e afeto por elas. O único cuidado a se tomar é com o seu peso e tamanho, pois pode ser que as crianças se machuquem ao dar um “encontrão” com esse gigante, ou que ele as derrube sem querer ao apoiar sua enorme cabeça pedindo carinho.

Fique atento ao instinto protetor do mastim inglês: esse não é um cachorro agressivo, mas se perceber alguma animosidade em relação à sua família, ou se presenciar algum gesto brusco em direção aos seus humanos, pode se prontificar a defendê-los mesmo que não haja uma ameaça real.

Cuidados de saúde com o mastim inglês

O mastim inglês não requer muitos cuidados específicos com a sua saúde. Banhos regulares, escovações periódicas, proteção contra parasitas, prática de exercícios e alimentos de qualidade são o pacote básico de cuidados que essa raça de cachorro requer.

O único ponto de atenção com a saúde de um mastim inglês é com a preservação dos seus joelhos, articulações, músculos, tendões e coluna vertebral até que ele complete, pelo menos, dois anos de idade. Por ser um cachorro muito grande, até os dois anos ele ainda estará em fase de crescimento, e qualquer impacto mais forte poderá causar danos a sua estrutura óssea ainda em formação.

Faça sempre acompanhamento regular com um médico veterinário para garantir que o mastim inglês esteja com sua saúde em ótimo estado.

Continue sua leitura com outros artigos selecionados:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário