Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Menor pássaro do mundo: saiba qual é

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
menor pássaro do mundo

O menor pássaro do mundo é, também, um dos mais bonitos! Chamado de beija-flor-abelha, mas conhecido também como colibri-abelha-cubano, zunzuncito e beija-flor-zumbidor, esse diminuto passarinho tem em média 5 centímetros de comprimento e pesa apenas 2 gramas. Muito impressionante, não é mesmo?

Ele é endêmico de Cuba, ou seja, só é encontrado lá. A alimentação do beija-flor-abelha são insetinhos, aranhas e, claro, o néctar das flores. O bichinho é muito veloz e quase não fica parado. Segundo os especialistas, o Mellisuga helenae, nome científico do beija-flor-abelha, é a ave que passa mais tempo de vida voando.

Onde vive o menor pássaro do mundo

Como dissemos, o beija-flor-abelha é originário de Cuba, uma ilha localizada no Caribe. Lá, seu habitat natural são as florestas, os jardins, os vales e alguns pântanos. Nesses ambientes, o menor pássaro do mundo precisa usar de todas as suas incríveis habilidades de voo para despistar e escapar dos seus predadores, que podem tanto ser outras aves, como falcões e águias, quanto algumas espécies de sapo.

Para isso, o beija-flor-abelha usa toda sua potência para bater as miúdas asinhas impressionantes 80 vezes por segundo, chegando a uma velocidade de 40 km/h durante o voo. Como se essas já não fossem características de deixar qualquer um de boca aberta, ele também é capaz de realizar paradas bruscas e de voar para trás, ou seja, dando “marcha à ré”.

A reprodução do menor pássaro do mundo

Imagine só o tamanho do ninho e dos ovos deste animal! Com macho e fêmea tão pequeninos, o resultado não poderia ser diferente: os ninhos, feitos de fibras vegetais secas, medem cerca de 3 centímetros de diâmetro. Já os ovinhos são como ervilhas, de tão pequenos. Impressionante como a natureza pode ser tão forte e delicada ao mesmo tempo, não é?

Os ovos são postos de dois em dois e ficam incubados por cerca de 22 dias. Depois que chocam, os filhotinhos do menor pássaro do mundo são cuidados pela mãe ao longo de 18 dias e, então, deixam o ninho para viver como adultos.

Espécies pequenas além dele

Além do beija-flor-abelha, existem algumas outras espécies de aves bem pequenas ao redor do mundo. Dentre elas, podemos citar o weebill, um passarinho australiano. Ainda que seja pequeno, ele tem quase o dobro do tamanho do menor pássaro do mundo.

A estrelinha de poupa é o menor pássaro da Europa: com no máximo 14 centímetros de comprimento, incluindo suas asas abertas, esse pequeno pássaro chama atenção pelo topete amarelo e preto que se destacam em contraste com as penas de cor cinza do restante do corpo.

Para finalizar nossa lista, o pintassilgo americano, também conhecido como canário selvagem, atinge cerca de 13 centímetros de comprimento e 20 gramas de peso. Sua alimentação é constituída basicamente de pequenas sementes, e esse pássaro pode ser encontrado próximo a pequenas cidades. Ainda que seu tamanho seja, sem dúvida, bem pequeno, o pintassilgo americano tem quase o triplo do tamanho e dez vezes o peso do menor pássaro do mundo! Incrível!

Fique com a gente e confira outros artigos selecionados para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário