O que são animais ovovivíparos: saiba mais!

Compartilhar:


Não tem como negar que, no planeta Terra, existem vários fatores que condicionam a evolução dos seres vivos. Dentro dessa evolução, estão os animais. As formas de obtenção de alimento de séculos atrás já não são as mesmas de agora, além de inúmeros mecanismos de camuflagem, produção de potentes venenos, entre outros. Mas você já ouviu falar sobre o que são animais ovovivíparos?

Já parou para pensar na forma de reprodução desses seres vivos? Os anos passam, porém a maneira de se reproduzir não muda. Eles podem até desenvolver técnicas diferentes, criadas de acordo com o ambiente em que vivem, mas continuam sendo o maior mecanismo de evolução já feito.

Com relação à reprodução, é importante classificar os animais como vivíparos, ovíparos e animais ovovivíparos. E você saberá mais deste último grupo neste artigo. Afinal, o que eles são e quais animais se enquadram nessa categoria? Acompanhe a leitura!

Animais ovovivíparos

Os animais ovovivíparos são aqueles que se desenvolvem dentro de um ovo, no corpo da mãe. É muito semelhante à reprodução humana: o embrião cresce no interior do ovo, assim, sua nutrição é na mesma região, construindo uma independência da mãe em relação à nutrição do filho.

Após ocorrer o desenvolvimento, as mães chocam seus ovos, saindo deles adultos idênticos. É desse modo que se reproduzem alguns peixes, répteis e invertebrados, por exemplo.

Conheça as características dos ovovivíparos

Agora que você já sabe o que são animais ovovivíparos, conheça as principais características deles: 

  • Carregar os ovos traz para a fêmea um custo energético mais alto que em outros animais;
  • Não há nenhuma responsabilidade em nutrir o embrião;
  • Produzem menos ovos que os animais ovíparos. Isso acontece devido ao transporte de ovos ser dentro da mãe, causando uma dificuldade de espaço físico, além, é claro, da energia que se gasta carregando esses embriões.

Exemplos de animais ovovivíparos

Tubarões e raias

Os animais mais conhecidos do grupo de ovovivíparos são os tubarões e as raias. Eles apresentam fecundação interna, cujos ovos, resultado dessa fecundação, permanecem no corpo da mãe.

Serpentes

Vale destacar que as serpentes são animais bem diferenciados, pois sua reprodução pode variar bastante de espécie para espécie. Há serpentes ovíparas, mas ao contrário das aves, em que o ovo é chocado, nas serpentes ovíparas não há essa necessidade. Assim, o próprio calor do ambiente que faz esse processo.

Agora que você já sabe o que são animais ovovivíparos, que tal conferir outros artigos que falam sobre outros tipos de animais. Ficou interessado em ver outros assuntos? Acesse os links abaixo!

Animais domésticos: conheça 5 raças e suas características

A amizade entre animais existe? Conheça amizades improváveis

Animais mais raros do mundo: descubra quais são

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário