Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ovo Indez: O que é e para que serve?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
ovo indez

A época de reprodução é uma das principais fases da vida de uma ave, mas para fazer a reprodução da ave em casa, o ideal é usar um ovo indez. Mas afinal, você sabe o que isso significa?

Durante os períodos de reprodução, é importante que as aves se preparem para fazer os ninhos, defender os territórios, se alimentar e alimentar os filhotes. 

Pensando nisso, separamos alguns cuidados e curiosidades durante a época de reprodução dos pássaros. Continue lendo para saber mais!

Alimentação na época de reprodução

Durante as épocas reprodutivas, é comum que as fêmeas gastam muitas energias, pois a ave demanda um grande esforço para construir ninhos, se alimentar, chocar os ovos e depois cuidar dos filhotes. 

Mas para repor esses nutrientes, é fundamental que as fêmeas sejam alimentadas adequadamente por seus tutores, afinal, elas não conseguem sair do cativeiro. Para isso, existem rações de qualidade, boas misturas de sementes, que devem ser mantidas continuamente. 

Muita gente acredita que na hora da reprodução as fêmeas devem tomar medicamentos e suplementos, no entanto, isso não é obrigatório. Caso a ave esteja bem alimentada, dificilmente ela terá problemas durante o período reprodutivo. 

No entanto, reforçar a alimentação das aves antes e depois do nascimento, é fundamental para manter a ave saudável. 

Contudo, há quem indique a suplementação da ave, para isso o ideal é fornecer à ave um vermífugo, cerca de um mês antes da reprodução. Outra dica é oferecer a ave vitamina E e suplemento de cálcio.

Para complementar a dieta, também existe a papa de ovo, que é rica em proteínas e vitaminas

Acessórios para o período reprodutivo das aves

Alguns acessórios são fundamentais para a reprodução de aves em cativeiro, seja para comportar os ovos, ajudar no aquecimento ou para o preparo do ninho. 

Palha ou fibra

Estes materiais são essenciais para a criação de ninhos, eles podem ser encontrados em forma de materiais sintéticos ou naturais, como a fibra têxtil de ráfia ou a fibra de coco

O ideal é que sejam oferecidos a ave, presa entre as malhas da gaiola, para que o pássaro construa o ninho. Outra dica é colocar dentro do ninho que já está pronto, para a ave finalizar e dar acabamento.

A principal vantagem deste utensílio é que ele é macio, fácil de manusear e pode ser facilmente desfiado.  

Criadeira

Também conhecidas como “gaiola de reprodução”, esses acessórios são utilizados para que as aves se reproduzam. 

Esses acessórios são encontrados no mercado, principalmente para as aves passeriformes, ou que normalmente não convivem em casal. 

Além disso, existem criadeiras para diversos tipos de aves, como canários, curió, azulão, bicudo e coleiro, ou seja, espécies que são extremamente territorialistas, e podem acabar causando brigas caso vivam em bandos ou grupos da mesma espécie ou de espécies diferentes. 

Essas gaiolas costumam ser confeccionadas em madeira e metal, mas podem ser encontradas plástico. 

Elas possuem uma divisão interna, que serve delimitando o espaço entre o macho e a fêmea. Isso funciona de forma que as aves se acostumem com a aproximação, se adaptando a vida em conjunto. 

Na maioria dos casos, o macho fica com o lado menor,  enquanto a fêmea fica com a parte maior na gaiola. Lá, a fêmea geralmente confecciona o ninho, e quando estão prontos,  as aves são colocadas juntas para realizar a cópula (ato sexual para fertilizar a fêmea). 

Para evitar brigas, após a copulação, o macho é retirado do local. O mesmo serve caso ocorra rejeição por parte de uma das aves. 

O que é ovo indez e quando ele é utilizado?

O ovo indez nada mais é do que um ovo que um ovo que pode ser deixado dentro do ninho do pássaro, para que a mesma ave volte a botar naquele local.  

Este ovo pode ser tanto natural, como um ovo de galinha ou codorna, ou um ovo artificial. 

ovo de aves

Mas afinal, por que ele recebe esse nome? 

Simples, a palavra indez se origina da palavra “index”, que remete ao ato de fazer uma indicação, indicar. Ou seja, ele age como um indicativo de que aquele é o local onde a ave poderá botar seus ovos novamente.

Os ovos artificiais, são facilmente encontrados nos pet shops, eles costumam ser feitos a base de plástico, podem ser maciços ou ocos. 

Esses ovos são utilizados com o propósito de serem chocados pelas fêmeas, incubar e eclodir, ao mesmo tempo que os ovos naturais da fêmea matriz, ou seja, a responsável pela reprodução.

Os ovos indez servem para ajudar a fêmea a chocar a ninhada, evitando que os os ovos sejam chocados em tempos diferentes

Mas porque isso é tão importante? Simples, existem aves que botam um ovo por dia, sendo assim, haveria filhotes que nasceram com diferenças de “tempo de nascimento”, gerando uma desigualdade no desenvolvimento da ninhada. 

Isso ocorre porque as aves que nasceram antes, se desenvolvem mais rápido do que as outras, obtendo vantagens em oposição aos mais jovens, como por exemplo no momento da alimentação pelos pais. 

Neste momento, os mais maduros se alimentam mais rápido e em maior quantidade do que os menores, invariavelmente ocasionando restrição alimentar às aves mais jovens.

Para utilizar os ovos indez, é bem simples. Quando a ave botar o primeiro ovo, você substitui pelo ovo indez no ninho, e guarda o ovo fértil em um local apropriado. 

Existem várias técnicas para manutenção dos ovos fora do ninho, uma das mais populares, se faz através do uso de um pequeno recipiente preenchido com materiais como algodão ou pequenas sementes, para protegê-los e facilitar no reposicionamento constante e necessário, a fim de evitar a aderência do embrião com a casca do ovo.

Após o nascimento do segundo ovo, você também substitui o ovo fértil pelo segundo ovo indez, e assim sucessivamente. Quando acabar a postura, você deve retirar todos os ovos indez do ninho, e colocar todos os ovos férteis no local. 

Dessa maneira todos os ovos serão chocados simultaneamente, culminando com o nascimento dos filhotes na mesma data.

Interessante, não é? Aproveite para acessar nosso blog e ler mais dicas sobre aves:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Os comentários estão fechados.