Passeio com cachorro: benefícios e principais cuidados

Compartilhar:


passeio com cachorro

O passeio com cachorro tem uma importância muito grande na saúde física e mental dele. Pode parecer pouco, mas inserir uma rotina de atividades para o seu pet pode ser determinante na qualidade de vida dele. Principalmente para os cachorros que vivem em áreas com espaço muito limitado.

Alguns cães, principalmente os que não são habituados a sair, podem, num primeiro momento, ser resistentes aos passeios. Mas a rotina é fundamental para que o animal tenha acesso a cheiros, barulhos e sensações que vão dar o estímulo que ele necessita para não se entediar ou entristecer.

 Ali, no passeio, também é a hora que o seu cachorro vai ter contato com outros da mesma espécie, podendo interagir, brincar e se tornar um animal sociável. As praças, parques e áreas abertas são ótimas opções para quem quer ter um encontro garantido com outros cachorros.

Benefícios do passeio com cachorro

Os passeios com seu cachorro ajudam muito na qualidade do sono, na diminuição do estresse e da ansiedade do animal. Além disso,  a rotina  também auxilia o cão a gastar energia. Sem sedentarismo, a chance de adquirir doenças diminui consideravelmente.

Além da rotina auxiliar no controle do peso do animal, também ajuda muito no sistema digestivo do animal, diminuindo, por exemplo, os riscos de prisão de ventre e outras doenças intestinais.

Quanto tempo por dia devo passear com meu cachorro?

Para a maioria dos cachorros, o ideal é ter, pelo menos, um passeio por dia. Mas, a quantidade de vezes pode variar de um animal para o outro. Por isso, para não restarem dúvidas, peça ajuda ao veterinário do seu pet.

O tempo ideal de passeio com seu pet pode variar de acordo com fatores como porte do animal, peso, estado de saúde, idade e raça.  Se os passeios virarem rotina na vida de vocês, é possível que seu cachorro ganhe mais resistência. Pode começar aos poucos. O importante é começar.

Não tenho tempo para passear com meu pet, e agora?

Não se preocupe! Para tutores que lidam com a correria do dia a dia, o dog walker é a solução perfeita.

O dog walker nada mais é do que um profissional treinado para passear com seu bichinho de estimação. Assim, seu pet gasta energia e fica sempre feliz.

O melhor é que a Pet Anjo, com Assinatura Cobasi, possui um serviço exclusivo de dog walker. Ele vai além de um passeio educativo. Após o passeio, os Anjos (profissionais da Pet Anjo) fazem um treinamento básico para passeio e passam para o tutor. Assim, o pet aprende a andar na rua com seus tutores, tornando cada saída ainda mais agradável.

Vantagens do passeio com o dog walker Pet Anjo

Os passeios educativos com Assinatura Cobasi duram uma hora. Nesse meio tempo, os profissionais ensinam o pet a sentar, não puxar a guia, se acalmarem e tudo o que o tutor indicar.

Todos os Anjos que fazem parte do serviço de dog walker são selecionados, avaliados, treinados e certificados, para garantir a melhor experiência para tutores e seus melhores amigos. E não para por aí:

  • Melhora no comportamento: quando cães passeiam com frequência, gastam toda a sua energia e, assim, melhoram seus hábitos dentro de casa. Seu sofá agradece!
  • Segurança: ao deixar seu bichinho com um profissional treinado e não um amador, você garante que seu pet está seguro, num passeio que realmente o estimula. O melhor é que os passeios têm cobertura do Seguro Veterinário VIP da Pet Anjo, para qualquer imprevisto.
  • Melhora na socialização: cães que têm dificuldade para socializar com outros aprendem a se relacionar de maneira saudável e tranquila.
  • Ameniza a ansiedade por separação: chega de ver seu pet triste e ansioso! Os passeios também estimulam a saúde mental dos cachorros, para eles se sentirem tranquilos no cotidiano.

Passear com cachorro nunca foi tão agradável e saudável!

Quanto custa o serviço de dog walker da Pet Anjo?

O serviço da Pet Anjo, com Assinatura Cobasi, custa a partir de R$15 por passeio. Ele pode ser individual ou com, no máximo, três cães.

Cuidados durante o passeio com cachorro

passeio com cachorro

Para que a diversão não se torne um perigo, é importante ficar atento a alguns detalhes durante a caminhada com o seu pet.

  • Escolha uma guia ou coleira segura para o seu cachorro. Os acidentes e atropelamentos, principalmente nos grandes centros, são muito comuns envolvendo animais.
  • Em dias muito quentes, escolha horários alternativos, com menos sol, para levar seu animal para passear. Dobre a oferta de água, sobretudo durante os passeios. Já nos dias de chuva, proteja o seu animal durante os passeios. Não deixe o cachorro beber água da chuva e redobre a atenção com possíveis alergias na pele. 
  • Coloque uma plaquinha de identificação com um contato de telefone gravado. Ou ainda identifique seu cão com um microchip implantado sob a pele.  Caso ele se perca, há maiores chances de ser devolvido com segurança.

Gatos precisam passear?

Ao contrário dos cães, os gatos não precisam passear na rua. Inclusive, deixar o seu gatinho sair é até desaconselhável. Isso porque ficam expostos a diversas doenças, fora a chance de atropelamento e maus-tratos. Mantenha o seu gatinho em casa, seguro e proporcione momentos de lazer e interação no espaço.

Confira mais informações sobre a saúde e o bem-estar do seu pet no blog da Cobasi!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário